O SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DO CUIDADO: ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/75875 |
Resumo: | Este estudo trata do sistema de informação (SI) como recurso que visa garantir a disponibilidade e a distribuição de informações imprescindíveis para orientar os profissionais na continuidade dos diferentes cuidados prestados por uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do interior de São Paulo. A partir de entrevistas realizadas foi possível analisar as percepções dos profissionais responsáveis pelo cuidado sobre o processo de comunicação vigente. Objetivou-se compreender como se estabelece o auxílio proveniente do SI mantido na instituição quanto a comunicação entre os serviços e identificar fatores que possam promover uma melhor qualidade do processo comunicacional entre os membros da equipe gestora do cuidado do ponto de vista da disponibilidade, acessibilidade e confiabilidade. Os resultados demonstraram que a ausência de um SI fundamentado em recursos tecnológicos não impediu que a gestão da ILPI sistematizasse as informações inerentes aos cuidados prestados como previsto na legislação. As conclusões indicam que o auxílio do sistema de informação se estabelece por processos de comunicação que perpassam a estrutura hierárquica vertical e horizontalmente. Tais processos procuram gerenciar e suportar as ações individuais e coletivas de trabalho da gestão do cuidado por meio de relatórios, diários de bordo, prontuários e recursos informais como lembretes e cadernetas. Os fatores identificados que podem fomentar melhorias no processo comunicacional são: padronização dos meios de comunicação, rotinização dos registros, avaliação periódica que subsidiem intervenções, conscientização dos riscos de um processo deficiente e a inteligibilidade das informações transmitidas de modo a coibir mal-entendidos que possam afetar a segurança dos residentes. |
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O SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA GESTÃO DO CUIDADO: ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOSSistema de InformaçãoInstituição de Longa Permanência para IdososComunicaçãoGestão da InformaçãoProfissional da SaúdeEste estudo trata do sistema de informação (SI) como recurso que visa garantir a disponibilidade e a distribuição de informações imprescindíveis para orientar os profissionais na continuidade dos diferentes cuidados prestados por uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do interior de São Paulo. A partir de entrevistas realizadas foi possível analisar as percepções dos profissionais responsáveis pelo cuidado sobre o processo de comunicação vigente. Objetivou-se compreender como se estabelece o auxílio proveniente do SI mantido na instituição quanto a comunicação entre os serviços e identificar fatores que possam promover uma melhor qualidade do processo comunicacional entre os membros da equipe gestora do cuidado do ponto de vista da disponibilidade, acessibilidade e confiabilidade. Os resultados demonstraram que a ausência de um SI fundamentado em recursos tecnológicos não impediu que a gestão da ILPI sistematizasse as informações inerentes aos cuidados prestados como previsto na legislação. As conclusões indicam que o auxílio do sistema de informação se estabelece por processos de comunicação que perpassam a estrutura hierárquica vertical e horizontalmente. Tais processos procuram gerenciar e suportar as ações individuais e coletivas de trabalho da gestão do cuidado por meio de relatórios, diários de bordo, prontuários e recursos informais como lembretes e cadernetas. Os fatores identificados que podem fomentar melhorias no processo comunicacional são: padronização dos meios de comunicação, rotinização dos registros, avaliação periódica que subsidiem intervenções, conscientização dos riscos de um processo deficiente e a inteligibilidade das informações transmitidas de modo a coibir mal-entendidos que possam afetar a segurança dos residentes.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresGerontologiaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/7587510.22456/2316-2171.75875Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 24 n. 1 (2019)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/75875/54443Copyright (c) 2019 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaptistini, Amanda Priscila da FonsecaZanon, Celeste José2021-01-06T17:57:50Zoai:seer.ufrgs.br:article/75875Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2021-01-06T17:57:50Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este estudo trata do sistema de informação (SI) como recurso que visa garantir a disponibilidade e a distribuição de informações imprescindíveis para orientar os profissionais na continuidade dos diferentes cuidados prestados por uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do interior de São Paulo. A partir de entrevistas realizadas foi possível analisar as percepções dos profissionais responsáveis pelo cuidado sobre o processo de comunicação vigente. Objetivou-se compreender como se estabelece o auxílio proveniente do SI mantido na instituição quanto a comunicação entre os serviços e identificar fatores que possam promover uma melhor qualidade do processo comunicacional entre os membros da equipe gestora do cuidado do ponto de vista da disponibilidade, acessibilidade e confiabilidade. Os resultados demonstraram que a ausência de um SI fundamentado em recursos tecnológicos não impediu que a gestão da ILPI sistematizasse as informações inerentes aos cuidados prestados como previsto na legislação. As conclusões indicam que o auxílio do sistema de informação se estabelece por processos de comunicação que perpassam a estrutura hierárquica vertical e horizontalmente. Tais processos procuram gerenciar e suportar as ações individuais e coletivas de trabalho da gestão do cuidado por meio de relatórios, diários de bordo, prontuários e recursos informais como lembretes e cadernetas. Os fatores identificados que podem fomentar melhorias no processo comunicacional são: padronização dos meios de comunicação, rotinização dos registros, avaliação periódica que subsidiem intervenções, conscientização dos riscos de um processo deficiente e a inteligibilidade das informações transmitidas de modo a coibir mal-entendidos que possam afetar a segurança dos residentes. |
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