ENVELHECER, EU? PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ENVELHECER COMO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Lucélia Justino
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pimentel, Joamara de Oliveira, Coutinho, Silvano da Silva, Loch, Mathias Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/109396
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar as perspectivas de estudantes do curso de bacharelado em Educação Física, de três universidades públicas paranaenses, em relação ao envelhecer comoprofissional de Educação Física. Participaram 330 estudantes (204 ingressantes e 126 concluintes), que responderam um questionário testado previamente. Análise descritiva e teste qui-quadrado foi utilizado, adotando nível de significância de 5%. Os resultados indicam que o campo esportivo (39,7%) e o fitness (18,4%) foram os mais pretendidos, com diferenças significativas em relação ao gênero (p<0,05). Enquanto a maioria dos homens (50%) referiu intenção de trabalhar no campo esportivo, a proporção de mulheres foi maior na saúde pública e no lazer (16,3% e 14,3% respectivamente). De forma geral, os estudantes apresentaram perspectivas positivas sobreo envelhecer na profissão. Contudo, foram observadas algumas contradições na visão dos estudantes que pretendem atuar com o fitness, uma vez que 97,9% consideraram que ter boas condições físicas é importante, mas 63,5% não se imaginam exercendo essa atividade quando estiverem com 60 anos ou mais e 54,3% referiram não conhecer nenhum profissional de Educação Física idoso que atua no campo fitness. As perspectivas dos estudantes sobre o envelhecer como profissional da área mostraram-se positivas, porém demonstram diferenças em relação ao gênero, às atividades profissionais pretendidas e à situação no curso (ingressantes e concluintes).
id UFRGS-4_da4fcee48323b4310dcfe04c02402128
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/109396
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling ENVELHECER, EU? PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ENVELHECER COMO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICAEducação FísicaEnvelhecimentoFormação ProfissionalÁrea de Atuação Profissional.Envelhecimento e formação em saúdeO objetivo do presente estudo foi verificar as perspectivas de estudantes do curso de bacharelado em Educação Física, de três universidades públicas paranaenses, em relação ao envelhecer comoprofissional de Educação Física. Participaram 330 estudantes (204 ingressantes e 126 concluintes), que responderam um questionário testado previamente. Análise descritiva e teste qui-quadrado foi utilizado, adotando nível de significância de 5%. Os resultados indicam que o campo esportivo (39,7%) e o fitness (18,4%) foram os mais pretendidos, com diferenças significativas em relação ao gênero (p<0,05). Enquanto a maioria dos homens (50%) referiu intenção de trabalhar no campo esportivo, a proporção de mulheres foi maior na saúde pública e no lazer (16,3% e 14,3% respectivamente). De forma geral, os estudantes apresentaram perspectivas positivas sobreo envelhecer na profissão. Contudo, foram observadas algumas contradições na visão dos estudantes que pretendem atuar com o fitness, uma vez que 97,9% consideraram que ter boas condições físicas é importante, mas 63,5% não se imaginam exercendo essa atividade quando estiverem com 60 anos ou mais e 54,3% referiram não conhecer nenhum profissional de Educação Física idoso que atua no campo fitness. As perspectivas dos estudantes sobre o envelhecer como profissional da área mostraram-se positivas, porém demonstram diferenças em relação ao gênero, às atividades profissionais pretendidas e à situação no curso (ingressantes e concluintes).Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresArtigo originalapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/10939610.22456/2316-2171.109396Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 27 n. 2 (2022)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/109396/88430Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Lucélia JustinoPimentel, Joamara de OliveiraCoutinho, Silvano da SilvaLoch, Mathias Roberto2023-04-24T12:25:33Zoai:seer.ufrgs.br:article/109396Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2023-04-24T12:25:33Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv ENVELHECER, EU? PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ENVELHECER COMO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title ENVELHECER, EU? PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ENVELHECER COMO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle ENVELHECER, EU? PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ENVELHECER COMO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Borges, Lucélia Justino
Educação Física
Envelhecimento
Formação Profissional
Área de Atuação Profissional.
Envelhecimento e formação em saúde
title_short ENVELHECER, EU? PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ENVELHECER COMO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full ENVELHECER, EU? PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ENVELHECER COMO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr ENVELHECER, EU? PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ENVELHECER COMO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed ENVELHECER, EU? PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ENVELHECER COMO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort ENVELHECER, EU? PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO AO ENVELHECER COMO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author Borges, Lucélia Justino
author_facet Borges, Lucélia Justino
Pimentel, Joamara de Oliveira
Coutinho, Silvano da Silva
Loch, Mathias Roberto
author_role author
author2 Pimentel, Joamara de Oliveira
Coutinho, Silvano da Silva
Loch, Mathias Roberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Lucélia Justino
Pimentel, Joamara de Oliveira
Coutinho, Silvano da Silva
Loch, Mathias Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Envelhecimento
Formação Profissional
Área de Atuação Profissional.
Envelhecimento e formação em saúde
topic Educação Física
Envelhecimento
Formação Profissional
Área de Atuação Profissional.
Envelhecimento e formação em saúde
description O objetivo do presente estudo foi verificar as perspectivas de estudantes do curso de bacharelado em Educação Física, de três universidades públicas paranaenses, em relação ao envelhecer comoprofissional de Educação Física. Participaram 330 estudantes (204 ingressantes e 126 concluintes), que responderam um questionário testado previamente. Análise descritiva e teste qui-quadrado foi utilizado, adotando nível de significância de 5%. Os resultados indicam que o campo esportivo (39,7%) e o fitness (18,4%) foram os mais pretendidos, com diferenças significativas em relação ao gênero (p<0,05). Enquanto a maioria dos homens (50%) referiu intenção de trabalhar no campo esportivo, a proporção de mulheres foi maior na saúde pública e no lazer (16,3% e 14,3% respectivamente). De forma geral, os estudantes apresentaram perspectivas positivas sobreo envelhecer na profissão. Contudo, foram observadas algumas contradições na visão dos estudantes que pretendem atuar com o fitness, uma vez que 97,9% consideraram que ter boas condições físicas é importante, mas 63,5% não se imaginam exercendo essa atividade quando estiverem com 60 anos ou mais e 54,3% referiram não conhecer nenhum profissional de Educação Física idoso que atua no campo fitness. As perspectivas dos estudantes sobre o envelhecer como profissional da área mostraram-se positivas, porém demonstram diferenças em relação ao gênero, às atividades profissionais pretendidas e à situação no curso (ingressantes e concluintes).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Artigo original
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/109396
10.22456/2316-2171.109396
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/109396
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.109396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/109396/88430
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 27 n. 2 (2022)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766096045146112