CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/139985 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo mapear os Cenários Socioafetivos, usando Learning Analytics, recorrentes de pessoas idosas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os Cenários Socioafetivos são o cruzamento dos indicadores sociais (Ausência, Colaboração, Distanciamento pela turma, Grupos informais, Evasão e Popularidade) e os estados de ânimo (Animado, Desanimado, Satisfeito e Insatisfeito). A Learning Analytics (LA) foi usada para coletar, analisar e interpretar os dados das pessoas idosas no AVA. A metodologia desta pesquisa foi de abordagem qualitativa e quantitativa. O público-alvo foram 220 pessoas idosas que participaram de cursos de extensão na modalidade de Educação a Distância. Os indicadores sociais foram coletados a partir da funcionalidade Mapa Social. Por outro lado, os estados de ânimo por meio do Mapa Afetivo. A união deles foi realizada por intermédio da aplicação de LA. Como resultados, foram encontrados dois novos indicadores, o Indefinido social e o Indefinido afetivo. Além disso, foram mapeados 55 Cenários Socioafetivos utilizando LA. Portanto, os Cenários são relevantes ao docente, pois permitem compreender como as pessoas idosas se relacionam no AVA, bem como as interações e os estados de ânimo influenciam no seu processo de aprendizagem e no dos outros. Assim, o professor pode analisar de maneira aprofundada o perfil da sua turma e elaborar estratégias mais assertivas as necessidades individuais de cada estudante. |
id |
UFRGS-4_f5740b95b85323f4e634a258859b1a99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/139985 |
network_acronym_str |
UFRGS-4 |
network_name_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository_id_str |
|
spelling |
CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICSEste estudo teve como objetivo mapear os Cenários Socioafetivos, usando Learning Analytics, recorrentes de pessoas idosas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os Cenários Socioafetivos são o cruzamento dos indicadores sociais (Ausência, Colaboração, Distanciamento pela turma, Grupos informais, Evasão e Popularidade) e os estados de ânimo (Animado, Desanimado, Satisfeito e Insatisfeito). A Learning Analytics (LA) foi usada para coletar, analisar e interpretar os dados das pessoas idosas no AVA. A metodologia desta pesquisa foi de abordagem qualitativa e quantitativa. O público-alvo foram 220 pessoas idosas que participaram de cursos de extensão na modalidade de Educação a Distância. Os indicadores sociais foram coletados a partir da funcionalidade Mapa Social. Por outro lado, os estados de ânimo por meio do Mapa Afetivo. A união deles foi realizada por intermédio da aplicação de LA. Como resultados, foram encontrados dois novos indicadores, o Indefinido social e o Indefinido afetivo. Além disso, foram mapeados 55 Cenários Socioafetivos utilizando LA. Portanto, os Cenários são relevantes ao docente, pois permitem compreender como as pessoas idosas se relacionam no AVA, bem como as interações e os estados de ânimo influenciam no seu processo de aprendizagem e no dos outros. Assim, o professor pode analisar de maneira aprofundada o perfil da sua turma e elaborar estratégias mais assertivas as necessidades individuais de cada estudante.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2024-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/13998510.22456/2316-2171.139985Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 29 (2024)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/139985/92074Copyright (c) 2024 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulino, Danielly SilvaAkazaki, Jacqueline MayumiMachado, Leticia Sophia RochaBehar, Patricia Alejandra2024-05-20T16:03:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/139985Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2024-05-20T16:03:29Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS |
title |
CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS |
spellingShingle |
CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS Paulino, Danielly Silva |
title_short |
CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS |
title_full |
CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS |
title_fullStr |
CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS |
title_full_unstemmed |
CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS |
title_sort |
CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS |
author |
Paulino, Danielly Silva |
author_facet |
Paulino, Danielly Silva Akazaki, Jacqueline Mayumi Machado, Leticia Sophia Rocha Behar, Patricia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Akazaki, Jacqueline Mayumi Machado, Leticia Sophia Rocha Behar, Patricia Alejandra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulino, Danielly Silva Akazaki, Jacqueline Mayumi Machado, Leticia Sophia Rocha Behar, Patricia Alejandra |
description |
Este estudo teve como objetivo mapear os Cenários Socioafetivos, usando Learning Analytics, recorrentes de pessoas idosas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os Cenários Socioafetivos são o cruzamento dos indicadores sociais (Ausência, Colaboração, Distanciamento pela turma, Grupos informais, Evasão e Popularidade) e os estados de ânimo (Animado, Desanimado, Satisfeito e Insatisfeito). A Learning Analytics (LA) foi usada para coletar, analisar e interpretar os dados das pessoas idosas no AVA. A metodologia desta pesquisa foi de abordagem qualitativa e quantitativa. O público-alvo foram 220 pessoas idosas que participaram de cursos de extensão na modalidade de Educação a Distância. Os indicadores sociais foram coletados a partir da funcionalidade Mapa Social. Por outro lado, os estados de ânimo por meio do Mapa Afetivo. A união deles foi realizada por intermédio da aplicação de LA. Como resultados, foram encontrados dois novos indicadores, o Indefinido social e o Indefinido afetivo. Além disso, foram mapeados 55 Cenários Socioafetivos utilizando LA. Portanto, os Cenários são relevantes ao docente, pois permitem compreender como as pessoas idosas se relacionam no AVA, bem como as interações e os estados de ânimo influenciam no seu processo de aprendizagem e no dos outros. Assim, o professor pode analisar de maneira aprofundada o perfil da sua turma e elaborar estratégias mais assertivas as necessidades individuais de cada estudante. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/139985 10.22456/2316-2171.139985 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/139985 |
identifier_str_mv |
10.22456/2316-2171.139985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/139985/92074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 29 (2024) 2316-2171 1517-2473 reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
collection |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com |
_version_ |
1799766091234279424 |