CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulino, Danielly Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Akazaki, Jacqueline Mayumi, Machado, Leticia Sophia Rocha, Behar, Patricia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/139985
Resumo: Este estudo teve como objetivo mapear os Cenários Socioafetivos, usando Learning Analytics, recorrentes de pessoas idosas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os Cenários Socioafetivos são o cruzamento dos indicadores sociais (Ausência, Colaboração, Distanciamento pela turma, Grupos informais, Evasão e Popularidade) e os estados de ânimo (Animado, Desanimado, Satisfeito e Insatisfeito). A Learning Analytics (LA) foi usada para coletar, analisar e interpretar os dados das pessoas idosas no AVA. A metodologia desta pesquisa foi de abordagem qualitativa e quantitativa. O público-alvo foram 220 pessoas idosas que participaram de cursos de extensão na modalidade de Educação a Distância. Os indicadores sociais foram coletados a partir da funcionalidade Mapa Social. Por outro lado, os estados de ânimo por meio do Mapa Afetivo. A união deles foi realizada por intermédio da aplicação de LA. Como resultados, foram encontrados dois novos indicadores, o Indefinido social e o Indefinido afetivo. Além disso, foram mapeados 55 Cenários Socioafetivos utilizando LA. Portanto, os Cenários são relevantes ao docente, pois permitem compreender como as pessoas idosas se relacionam no AVA, bem como as interações e os estados de ânimo influenciam no seu processo de aprendizagem e no dos outros. Assim, o professor pode analisar de maneira aprofundada o perfil da sua turma e elaborar estratégias mais assertivas as necessidades individuais de cada estudante.
id UFRGS-4_f5740b95b85323f4e634a258859b1a99
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/139985
network_acronym_str UFRGS-4
network_name_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository_id_str
spelling CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICSEste estudo teve como objetivo mapear os Cenários Socioafetivos, usando Learning Analytics, recorrentes de pessoas idosas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os Cenários Socioafetivos são o cruzamento dos indicadores sociais (Ausência, Colaboração, Distanciamento pela turma, Grupos informais, Evasão e Popularidade) e os estados de ânimo (Animado, Desanimado, Satisfeito e Insatisfeito). A Learning Analytics (LA) foi usada para coletar, analisar e interpretar os dados das pessoas idosas no AVA. A metodologia desta pesquisa foi de abordagem qualitativa e quantitativa. O público-alvo foram 220 pessoas idosas que participaram de cursos de extensão na modalidade de Educação a Distância. Os indicadores sociais foram coletados a partir da funcionalidade Mapa Social. Por outro lado, os estados de ânimo por meio do Mapa Afetivo. A união deles foi realizada por intermédio da aplicação de LA. Como resultados, foram encontrados dois novos indicadores, o Indefinido social e o Indefinido afetivo. Além disso, foram mapeados 55 Cenários Socioafetivos utilizando LA. Portanto, os Cenários são relevantes ao docente, pois permitem compreender como as pessoas idosas se relacionam no AVA, bem como as interações e os estados de ânimo influenciam no seu processo de aprendizagem e no dos outros. Assim, o professor pode analisar de maneira aprofundada o perfil da sua turma e elaborar estratégias mais assertivas as necessidades individuais de cada estudante.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2024-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/13998510.22456/2316-2171.139985Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 29 (2024)2316-21711517-2473reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/139985/92074Copyright (c) 2024 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulino, Danielly SilvaAkazaki, Jacqueline MayumiMachado, Leticia Sophia RochaBehar, Patricia Alejandra2024-05-20T16:03:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/139985Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecerONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/oai3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com2316-21711517-2473opendoar:2024-05-20T16:03:29Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS
title CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS
spellingShingle CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS
Paulino, Danielly Silva
title_short CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS
title_full CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS
title_fullStr CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS
title_full_unstemmed CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS
title_sort CENÁRIOS SOCIOAFETIVOS DE PESSOAS IDOSAS EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O USO DE LEARNING ANALYTICS
author Paulino, Danielly Silva
author_facet Paulino, Danielly Silva
Akazaki, Jacqueline Mayumi
Machado, Leticia Sophia Rocha
Behar, Patricia Alejandra
author_role author
author2 Akazaki, Jacqueline Mayumi
Machado, Leticia Sophia Rocha
Behar, Patricia Alejandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulino, Danielly Silva
Akazaki, Jacqueline Mayumi
Machado, Leticia Sophia Rocha
Behar, Patricia Alejandra
description Este estudo teve como objetivo mapear os Cenários Socioafetivos, usando Learning Analytics, recorrentes de pessoas idosas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os Cenários Socioafetivos são o cruzamento dos indicadores sociais (Ausência, Colaboração, Distanciamento pela turma, Grupos informais, Evasão e Popularidade) e os estados de ânimo (Animado, Desanimado, Satisfeito e Insatisfeito). A Learning Analytics (LA) foi usada para coletar, analisar e interpretar os dados das pessoas idosas no AVA. A metodologia desta pesquisa foi de abordagem qualitativa e quantitativa. O público-alvo foram 220 pessoas idosas que participaram de cursos de extensão na modalidade de Educação a Distância. Os indicadores sociais foram coletados a partir da funcionalidade Mapa Social. Por outro lado, os estados de ânimo por meio do Mapa Afetivo. A união deles foi realizada por intermédio da aplicação de LA. Como resultados, foram encontrados dois novos indicadores, o Indefinido social e o Indefinido afetivo. Além disso, foram mapeados 55 Cenários Socioafetivos utilizando LA. Portanto, os Cenários são relevantes ao docente, pois permitem compreender como as pessoas idosas se relacionam no AVA, bem como as interações e os estados de ânimo influenciam no seu processo de aprendizagem e no dos outros. Assim, o professor pode analisar de maneira aprofundada o perfil da sua turma e elaborar estratégias mais assertivas as necessidades individuais de cada estudante.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/139985
10.22456/2316-2171.139985
url https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/139985
identifier_str_mv 10.22456/2316-2171.139985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/139985/92074
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 29 (2024)
2316-2171
1517-2473
reponame:Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
collection Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
repository.name.fl_str_mv Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv 3idade@ufrgs.br||sacarlos@ufrgs.br|| adriane.teixeira@gmail.com
_version_ 1799766091234279424