Programa de expressividade facial de emoções e habilidades sociais de crianças deficientes visuais e videntes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000200013 |
Resumo: | A expressividade facial de emoções (EFE), tanto em termos topográficos como funcionais, é componente indispensável no desempenho de habilidades sociais (HS). O presente estudo teve como objetivo avaliar um programa de intervenção sobre a EFE e o repertório de habilidades sociais de três crianças cegas, três com baixa visão e três videntes, conforme autoavaliação e avaliação de juiz, pais e professores. Com um delineamento pré e pós-teste com sujeito único, com múltiplas sondagens e replicações intra e entre sujeitos com diferentes graus de comprometimento visual, a intervenção foi realizada ao longo de 21 sessões. Os resultados mostraram mudanças relevantes em termos de melhoria da EFE, bem como seu impacto sobre as classes de habilidades sociais. |
id |
UFRGS-5_00311b5937a9968b89cb7dbe2b565cd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722013000200013 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de expressividade facial de emoções e habilidades sociais de crianças deficientes visuais e videntesExpressão facial de emoçõeshabilidades sociaisintervençãodeficiência visualA expressividade facial de emoções (EFE), tanto em termos topográficos como funcionais, é componente indispensável no desempenho de habilidades sociais (HS). O presente estudo teve como objetivo avaliar um programa de intervenção sobre a EFE e o repertório de habilidades sociais de três crianças cegas, três com baixa visão e três videntes, conforme autoavaliação e avaliação de juiz, pais e professores. Com um delineamento pré e pós-teste com sujeito único, com múltiplas sondagens e replicações intra e entre sujeitos com diferentes graus de comprometimento visual, a intervenção foi realizada ao longo de 21 sessões. Os resultados mostraram mudanças relevantes em termos de melhoria da EFE, bem como seu impacto sobre as classes de habilidades sociais.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000200013Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.2 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000200013info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Bárbara CarvalhoDel Prette,Zilda Aparecida Pereirapor2013-07-22T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000200013Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2013-07-22T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de expressividade facial de emoções e habilidades sociais de crianças deficientes visuais e videntes |
title |
Programa de expressividade facial de emoções e habilidades sociais de crianças deficientes visuais e videntes |
spellingShingle |
Programa de expressividade facial de emoções e habilidades sociais de crianças deficientes visuais e videntes Ferreira,Bárbara Carvalho Expressão facial de emoções habilidades sociais intervenção deficiência visual |
title_short |
Programa de expressividade facial de emoções e habilidades sociais de crianças deficientes visuais e videntes |
title_full |
Programa de expressividade facial de emoções e habilidades sociais de crianças deficientes visuais e videntes |
title_fullStr |
Programa de expressividade facial de emoções e habilidades sociais de crianças deficientes visuais e videntes |
title_full_unstemmed |
Programa de expressividade facial de emoções e habilidades sociais de crianças deficientes visuais e videntes |
title_sort |
Programa de expressividade facial de emoções e habilidades sociais de crianças deficientes visuais e videntes |
author |
Ferreira,Bárbara Carvalho |
author_facet |
Ferreira,Bárbara Carvalho Del Prette,Zilda Aparecida Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Bárbara Carvalho Del Prette,Zilda Aparecida Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressão facial de emoções habilidades sociais intervenção deficiência visual |
topic |
Expressão facial de emoções habilidades sociais intervenção deficiência visual |
description |
A expressividade facial de emoções (EFE), tanto em termos topográficos como funcionais, é componente indispensável no desempenho de habilidades sociais (HS). O presente estudo teve como objetivo avaliar um programa de intervenção sobre a EFE e o repertório de habilidades sociais de três crianças cegas, três com baixa visão e três videntes, conforme autoavaliação e avaliação de juiz, pais e professores. Com um delineamento pré e pós-teste com sujeito único, com múltiplas sondagens e replicações intra e entre sujeitos com diferentes graus de comprometimento visual, a intervenção foi realizada ao longo de 21 sessões. Os resultados mostraram mudanças relevantes em termos de melhoria da EFE, bem como seu impacto sobre as classes de habilidades sociais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000200013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000200013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722013000200013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.2 2013 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134865273028608 |