Socialização parental: adaptação ao Brasil da escala ESPA29

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martínez,Isabel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: García,José Fernando, Camino,Leoncio, Camino,Cleonice Pereira dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400003
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as propriedades psicométricas da versão em português brasileiro da escala de socialização parental ESPA29 (Musitu & García, 2001). Esta escala permite medir os estilos de socialização parental - autoritativo, autoritário, indulgente e negligente - através de duas dimensões independentes da conduta parental, extraídas do uso que os pais fazem das distintas práticas de socialização. Utilizando uma amostra de 2105 adolescentes brasileiros, com idades entre os 10 e os 18 anos, replicou-se a estrutura de dois fatores - Aceitação/Implicação e Severidade/Imposição - que compõem a escala, mediante a análise fatorial exploratória. Para completar o estudo de replicabilidade, levou-se a cabo a análise da estrutura ortogonal de Procusto, comprovando-se que a estrutura era invariante para o pai e para a mãe.
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