Preditores de comportamentos e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares, monoparentais e recasadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme,Vanessa Barbosa Romera
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marturano,Edna Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000100017
Resumo: Este estudo investigou preditores de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças, em um momento sensível do desenvolvimento, isto é, a transição para o primeiro ano do ensino fundamental. Participaram 160 mães de diferentes configurações familiares, cujos filhos estavam matriculados no primeiro ano do ensino fundamental, e 22 professoras das crianças como informantes. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Práticas Parentais; Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais; Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. Os resultados indicaram que as práticas parentais negativas e a qualidade da relação da criança com o pai biológico foram os melhores preditores dos comportamentos e da competência acadêmica das crianças. A configuração familiar não foi associada aos indicadores de ajustamento infantil focalizados no estudo.
id UFRGS-5_20b5c5679aa61bf2b38e9c0ae3db28e6
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722014000100017
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Preditores de comportamentos e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares, monoparentais e recasadasRelações pais-criançacomportamento infantilcompetência acadêmicaEste estudo investigou preditores de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças, em um momento sensível do desenvolvimento, isto é, a transição para o primeiro ano do ensino fundamental. Participaram 160 mães de diferentes configurações familiares, cujos filhos estavam matriculados no primeiro ano do ensino fundamental, e 22 professoras das crianças como informantes. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Práticas Parentais; Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais; Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. Os resultados indicaram que as práticas parentais negativas e a qualidade da relação da criança com o pai biológico foram os melhores preditores dos comportamentos e da competência acadêmica das crianças. A configuração familiar não foi associada aos indicadores de ajustamento infantil focalizados no estudo.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000100017Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.1 2014reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722014000100017info:eu-repo/semantics/openAccessLeme,Vanessa Barbosa RomeraMarturano,Edna Mariapor2014-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722014000100017Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2014-05-27T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Preditores de comportamentos e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares, monoparentais e recasadas
title Preditores de comportamentos e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares, monoparentais e recasadas
spellingShingle Preditores de comportamentos e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares, monoparentais e recasadas
Leme,Vanessa Barbosa Romera
Relações pais-criança
comportamento infantil
competência acadêmica
title_short Preditores de comportamentos e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares, monoparentais e recasadas
title_full Preditores de comportamentos e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares, monoparentais e recasadas
title_fullStr Preditores de comportamentos e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares, monoparentais e recasadas
title_full_unstemmed Preditores de comportamentos e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares, monoparentais e recasadas
title_sort Preditores de comportamentos e competência acadêmica de crianças de famílias nucleares, monoparentais e recasadas
author Leme,Vanessa Barbosa Romera
author_facet Leme,Vanessa Barbosa Romera
Marturano,Edna Maria
author_role author
author2 Marturano,Edna Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme,Vanessa Barbosa Romera
Marturano,Edna Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Relações pais-criança
comportamento infantil
competência acadêmica
topic Relações pais-criança
comportamento infantil
competência acadêmica
description Este estudo investigou preditores de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica de crianças, em um momento sensível do desenvolvimento, isto é, a transição para o primeiro ano do ensino fundamental. Participaram 160 mães de diferentes configurações familiares, cujos filhos estavam matriculados no primeiro ano do ensino fundamental, e 22 professoras das crianças como informantes. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Práticas Parentais; Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais; Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. Os resultados indicaram que as práticas parentais negativas e a qualidade da relação da criança com o pai biológico foram os melhores preditores dos comportamentos e da competência acadêmica das crianças. A configuração familiar não foi associada aos indicadores de ajustamento infantil focalizados no estudo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722014000100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.1 2014
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865652613120