Adaptação e avaliação de uma intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de violência sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hohendorff,Jean Von
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Salvador-Silva,Roberta, Andrade,Rosiane de, Habigzang,Luísa Fernanda, Koller,Silvia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300424
Resumo: Objetivou-se adaptar, aplicar e avaliar um modelo de intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de Violência Sexual (VS). Participaram três meninos com idades entre oito e 16 anos, vítimas de VS, que foram avaliados antes e após a intervenção com instrumentos psicológicos acerca de transtornos disruptivos, de humor e de ansiedade. A aplicação do modelo foi avaliada por juízes que analisaram os relatos das sessões terapêuticas por meio de seis indicadores. Os resultados indicaram variabilidade no número de sintomas de cada participante. A avaliação da aplicação revelou a adequação do modelo quanto a dois indicadores (Aliança Terapêutica e Autorrevelação), bem como reajustes necessários no modelo adaptado. Esses resultados se constituem como evidências iniciais sobre a ação psicoterapêutica do modelo adaptado.
id UFRGS-5_2571c77ca4698d318f82c53b8198f6e6
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722014000300424
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Adaptação e avaliação de uma intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de violência sexualViolência sexualmeninosterapia cognitivo-comportamentalObjetivou-se adaptar, aplicar e avaliar um modelo de intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de Violência Sexual (VS). Participaram três meninos com idades entre oito e 16 anos, vítimas de VS, que foram avaliados antes e após a intervenção com instrumentos psicológicos acerca de transtornos disruptivos, de humor e de ansiedade. A aplicação do modelo foi avaliada por juízes que analisaram os relatos das sessões terapêuticas por meio de seis indicadores. Os resultados indicaram variabilidade no número de sintomas de cada participante. A avaliação da aplicação revelou a adequação do modelo quanto a dois indicadores (Aliança Terapêutica e Autorrevelação), bem como reajustes necessários no modelo adaptado. Esses resultados se constituem como evidências iniciais sobre a ação psicoterapêutica do modelo adaptado.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300424Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.3 2014reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201427302info:eu-repo/semantics/openAccessHohendorff,Jean VonSalvador-Silva,RobertaAndrade,Rosiane deHabigzang,Luísa FernandaKoller,Silvia Helenapor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722014000300424Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação e avaliação de uma intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de violência sexual
title Adaptação e avaliação de uma intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de violência sexual
spellingShingle Adaptação e avaliação de uma intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de violência sexual
Hohendorff,Jean Von
Violência sexual
meninos
terapia cognitivo-comportamental
title_short Adaptação e avaliação de uma intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de violência sexual
title_full Adaptação e avaliação de uma intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de violência sexual
title_fullStr Adaptação e avaliação de uma intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de violência sexual
title_full_unstemmed Adaptação e avaliação de uma intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de violência sexual
title_sort Adaptação e avaliação de uma intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de violência sexual
author Hohendorff,Jean Von
author_facet Hohendorff,Jean Von
Salvador-Silva,Roberta
Andrade,Rosiane de
Habigzang,Luísa Fernanda
Koller,Silvia Helena
author_role author
author2 Salvador-Silva,Roberta
Andrade,Rosiane de
Habigzang,Luísa Fernanda
Koller,Silvia Helena
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hohendorff,Jean Von
Salvador-Silva,Roberta
Andrade,Rosiane de
Habigzang,Luísa Fernanda
Koller,Silvia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Violência sexual
meninos
terapia cognitivo-comportamental
topic Violência sexual
meninos
terapia cognitivo-comportamental
description Objetivou-se adaptar, aplicar e avaliar um modelo de intervenção cognitivo-comportamental para meninos vítimas de Violência Sexual (VS). Participaram três meninos com idades entre oito e 16 anos, vítimas de VS, que foram avaliados antes e após a intervenção com instrumentos psicológicos acerca de transtornos disruptivos, de humor e de ansiedade. A aplicação do modelo foi avaliada por juízes que analisaram os relatos das sessões terapêuticas por meio de seis indicadores. Os resultados indicaram variabilidade no número de sintomas de cada participante. A avaliação da aplicação revelou a adequação do modelo quanto a dois indicadores (Aliança Terapêutica e Autorrevelação), bem como reajustes necessários no modelo adaptado. Esses resultados se constituem como evidências iniciais sobre a ação psicoterapêutica do modelo adaptado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300424
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-7153.201427302
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.3 2014
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865696653312