Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200011 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um diagnóstico dinâmico da criança e do adolescente em situação de rua nas área do Plano Piloto - Distrito Federal, levando em consideração as dimensões psíquicas e sociais desta população. O estudo foi realizado nos moldes da pesquisa-ação, com observações participantes nas quais o pesquisador interagia com a criança através de atividades lúdicas e educativas - jogos e desenhos. As observações foram registradas em fichas de campo e, posteriormente, analisadas e agrupadas em categorias relacionadas às dimensões psíquicas e sociais como: focos de transgressão, formação de grupos, estratégias de sobrevivência, vinculação, relação com o próprio corpo e com o do outro. A hipótese delineada foi que tais fatores se relacionam à construção da identidade e subjetividade da criança em situação de rua. Os desenhos das crianças e adolescentes apontaram aspectos regressivos e as observações etnográficas demonstraram que o espaço da rua funciona como fonte de referência paradoxal. Lidando com os paradoxos, os meninos e meninas em situação de rua constróem redes de alianças e sustentação subjetiva e organizam sua identidade. A dinâmica da criança de rua, marcada pelo paradoxo, reflete-se no trabalho de intervenção realizado pelo educador social e de rua, e este deve estar atento para não submergir no paradoxo da criança, paralisando sua capacidade de pensar e elaborar as dificuldades de sua atuação. |
id |
UFRGS-5_2a9f93b79bb9cb2d2910b82088549290 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79721998000200011 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de ruaExclusão socialCrianças e adolescentes em situação de ruaEducador social e de ruaEsta pesquisa teve como objetivo desenvolver um diagnóstico dinâmico da criança e do adolescente em situação de rua nas área do Plano Piloto - Distrito Federal, levando em consideração as dimensões psíquicas e sociais desta população. O estudo foi realizado nos moldes da pesquisa-ação, com observações participantes nas quais o pesquisador interagia com a criança através de atividades lúdicas e educativas - jogos e desenhos. As observações foram registradas em fichas de campo e, posteriormente, analisadas e agrupadas em categorias relacionadas às dimensões psíquicas e sociais como: focos de transgressão, formação de grupos, estratégias de sobrevivência, vinculação, relação com o próprio corpo e com o do outro. A hipótese delineada foi que tais fatores se relacionam à construção da identidade e subjetividade da criança em situação de rua. Os desenhos das crianças e adolescentes apontaram aspectos regressivos e as observações etnográficas demonstraram que o espaço da rua funciona como fonte de referência paradoxal. Lidando com os paradoxos, os meninos e meninas em situação de rua constróem redes de alianças e sustentação subjetiva e organizam sua identidade. A dinâmica da criança de rua, marcada pelo paradoxo, reflete-se no trabalho de intervenção realizado pelo educador social e de rua, e este deve estar atento para não submergir no paradoxo da criança, paralisando sua capacidade de pensar e elaborar as dificuldades de sua atuação.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200011Psicologia: Reflexão e Crítica v.11 n.2 1998reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79721998000200011info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes,Deise Matos do AmparoBrasil,Kátia Cristina T.por1999-08-02T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79721998000200011Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:1999-08-02T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua |
title |
Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua |
spellingShingle |
Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua Menezes,Deise Matos do Amparo Exclusão social Crianças e adolescentes em situação de rua Educador social e de rua |
title_short |
Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua |
title_full |
Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua |
title_fullStr |
Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua |
title_full_unstemmed |
Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua |
title_sort |
Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua |
author |
Menezes,Deise Matos do Amparo |
author_facet |
Menezes,Deise Matos do Amparo Brasil,Kátia Cristina T. |
author_role |
author |
author2 |
Brasil,Kátia Cristina T. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes,Deise Matos do Amparo Brasil,Kátia Cristina T. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exclusão social Crianças e adolescentes em situação de rua Educador social e de rua |
topic |
Exclusão social Crianças e adolescentes em situação de rua Educador social e de rua |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um diagnóstico dinâmico da criança e do adolescente em situação de rua nas área do Plano Piloto - Distrito Federal, levando em consideração as dimensões psíquicas e sociais desta população. O estudo foi realizado nos moldes da pesquisa-ação, com observações participantes nas quais o pesquisador interagia com a criança através de atividades lúdicas e educativas - jogos e desenhos. As observações foram registradas em fichas de campo e, posteriormente, analisadas e agrupadas em categorias relacionadas às dimensões psíquicas e sociais como: focos de transgressão, formação de grupos, estratégias de sobrevivência, vinculação, relação com o próprio corpo e com o do outro. A hipótese delineada foi que tais fatores se relacionam à construção da identidade e subjetividade da criança em situação de rua. Os desenhos das crianças e adolescentes apontaram aspectos regressivos e as observações etnográficas demonstraram que o espaço da rua funciona como fonte de referência paradoxal. Lidando com os paradoxos, os meninos e meninas em situação de rua constróem redes de alianças e sustentação subjetiva e organizam sua identidade. A dinâmica da criança de rua, marcada pelo paradoxo, reflete-se no trabalho de intervenção realizado pelo educador social e de rua, e este deve estar atento para não submergir no paradoxo da criança, paralisando sua capacidade de pensar e elaborar as dificuldades de sua atuação. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79721998000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.11 n.2 1998 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134861474037760 |