Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes,Deise Matos do Amparo
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Brasil,Kátia Cristina T.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200011
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um diagnóstico dinâmico da criança e do adolescente em situação de rua nas área do Plano Piloto - Distrito Federal, levando em consideração as dimensões psíquicas e sociais desta população. O estudo foi realizado nos moldes da pesquisa-ação, com observações participantes nas quais o pesquisador interagia com a criança através de atividades lúdicas e educativas - jogos e desenhos. As observações foram registradas em fichas de campo e, posteriormente, analisadas e agrupadas em categorias relacionadas às dimensões psíquicas e sociais como: focos de transgressão, formação de grupos, estratégias de sobrevivência, vinculação, relação com o próprio corpo e com o do outro. A hipótese delineada foi que tais fatores se relacionam à construção da identidade e subjetividade da criança em situação de rua. Os desenhos das crianças e adolescentes apontaram aspectos regressivos e as observações etnográficas demonstraram que o espaço da rua funciona como fonte de referência paradoxal. Lidando com os paradoxos, os meninos e meninas em situação de rua constróem redes de alianças e sustentação subjetiva e organizam sua identidade. A dinâmica da criança de rua, marcada pelo paradoxo, reflete-se no trabalho de intervenção realizado pelo educador social e de rua, e este deve estar atento para não submergir no paradoxo da criança, paralisando sua capacidade de pensar e elaborar as dificuldades de sua atuação.
id UFRGS-5_2a9f93b79bb9cb2d2910b82088549290
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79721998000200011
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de ruaExclusão socialCrianças e adolescentes em situação de ruaEducador social e de ruaEsta pesquisa teve como objetivo desenvolver um diagnóstico dinâmico da criança e do adolescente em situação de rua nas área do Plano Piloto - Distrito Federal, levando em consideração as dimensões psíquicas e sociais desta população. O estudo foi realizado nos moldes da pesquisa-ação, com observações participantes nas quais o pesquisador interagia com a criança através de atividades lúdicas e educativas - jogos e desenhos. As observações foram registradas em fichas de campo e, posteriormente, analisadas e agrupadas em categorias relacionadas às dimensões psíquicas e sociais como: focos de transgressão, formação de grupos, estratégias de sobrevivência, vinculação, relação com o próprio corpo e com o do outro. A hipótese delineada foi que tais fatores se relacionam à construção da identidade e subjetividade da criança em situação de rua. Os desenhos das crianças e adolescentes apontaram aspectos regressivos e as observações etnográficas demonstraram que o espaço da rua funciona como fonte de referência paradoxal. Lidando com os paradoxos, os meninos e meninas em situação de rua constróem redes de alianças e sustentação subjetiva e organizam sua identidade. A dinâmica da criança de rua, marcada pelo paradoxo, reflete-se no trabalho de intervenção realizado pelo educador social e de rua, e este deve estar atento para não submergir no paradoxo da criança, paralisando sua capacidade de pensar e elaborar as dificuldades de sua atuação.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul1998-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200011Psicologia: Reflexão e Crítica v.11 n.2 1998reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79721998000200011info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes,Deise Matos do AmparoBrasil,Kátia Cristina T.por1999-08-02T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79721998000200011Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:1999-08-02T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua
title Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua
spellingShingle Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua
Menezes,Deise Matos do Amparo
Exclusão social
Crianças e adolescentes em situação de rua
Educador social e de rua
title_short Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua
title_full Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua
title_fullStr Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua
title_full_unstemmed Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua
title_sort Dimensões psíquicas e sociais da criança e do adolescente em situação de rua
author Menezes,Deise Matos do Amparo
author_facet Menezes,Deise Matos do Amparo
Brasil,Kátia Cristina T.
author_role author
author2 Brasil,Kátia Cristina T.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes,Deise Matos do Amparo
Brasil,Kátia Cristina T.
dc.subject.por.fl_str_mv Exclusão social
Crianças e adolescentes em situação de rua
Educador social e de rua
topic Exclusão social
Crianças e adolescentes em situação de rua
Educador social e de rua
description Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um diagnóstico dinâmico da criança e do adolescente em situação de rua nas área do Plano Piloto - Distrito Federal, levando em consideração as dimensões psíquicas e sociais desta população. O estudo foi realizado nos moldes da pesquisa-ação, com observações participantes nas quais o pesquisador interagia com a criança através de atividades lúdicas e educativas - jogos e desenhos. As observações foram registradas em fichas de campo e, posteriormente, analisadas e agrupadas em categorias relacionadas às dimensões psíquicas e sociais como: focos de transgressão, formação de grupos, estratégias de sobrevivência, vinculação, relação com o próprio corpo e com o do outro. A hipótese delineada foi que tais fatores se relacionam à construção da identidade e subjetividade da criança em situação de rua. Os desenhos das crianças e adolescentes apontaram aspectos regressivos e as observações etnográficas demonstraram que o espaço da rua funciona como fonte de referência paradoxal. Lidando com os paradoxos, os meninos e meninas em situação de rua constróem redes de alianças e sustentação subjetiva e organizam sua identidade. A dinâmica da criança de rua, marcada pelo paradoxo, reflete-se no trabalho de intervenção realizado pelo educador social e de rua, e este deve estar atento para não submergir no paradoxo da criança, paralisando sua capacidade de pensar e elaborar as dificuldades de sua atuação.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721998000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79721998000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.11 n.2 1998
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134861474037760