Estratégias comunicativas de pessoas com doença de Alzheimer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão,Lenisa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Parente,Maria Alice de Mattos Pimenta, Peña-Casanova,Jordi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200013
Resumo: O objetivo deste estudo foi o de investigar estratégias compensatórias que ocorrem na comunicação de pessoas com doença de Alzheimer (DA). Na comparação entre os casos evidenciaram-se diferenças qualitativas. Predominaram estratégias de manejo do tema para o caso com declínio cognitivo moderado e estratégias de manejo do turno para o caso com declínio cognitivo moderado-grave. Concluiu-se que as habilidades de trocas de turnos em conversações mantiveram-se preservadas no caso que se encontrava no estágio moderado-grave, ainda que seus déficits discursivos fossem consideráveis. O paciente no estágio de declínio moderado pareceu permanecer consciente de suas habilidades discursivas e apresentou hiperativação de estratégias de manejo do tema.
id UFRGS-5_347c1b8e9942b64a6f7d065b2c7ea1a7
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722010000200013
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Estratégias comunicativas de pessoas com doença de AlzheimerDoença de AlzheimerComunicaçãoEstratégias compensatóriasTurnoTemaO objetivo deste estudo foi o de investigar estratégias compensatórias que ocorrem na comunicação de pessoas com doença de Alzheimer (DA). Na comparação entre os casos evidenciaram-se diferenças qualitativas. Predominaram estratégias de manejo do tema para o caso com declínio cognitivo moderado e estratégias de manejo do turno para o caso com declínio cognitivo moderado-grave. Concluiu-se que as habilidades de trocas de turnos em conversações mantiveram-se preservadas no caso que se encontrava no estágio moderado-grave, ainda que seus déficits discursivos fossem consideráveis. O paciente no estágio de declínio moderado pareceu permanecer consciente de suas habilidades discursivas e apresentou hiperativação de estratégias de manejo do tema.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200013Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.2 2010reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722010000200013info:eu-repo/semantics/openAccessBrandão,LenisaParente,Maria Alice de Mattos PimentaPeña-Casanova,Jordipor2010-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722010000200013Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2010-09-15T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias comunicativas de pessoas com doença de Alzheimer
title Estratégias comunicativas de pessoas com doença de Alzheimer
spellingShingle Estratégias comunicativas de pessoas com doença de Alzheimer
Brandão,Lenisa
Doença de Alzheimer
Comunicação
Estratégias compensatórias
Turno
Tema
title_short Estratégias comunicativas de pessoas com doença de Alzheimer
title_full Estratégias comunicativas de pessoas com doença de Alzheimer
title_fullStr Estratégias comunicativas de pessoas com doença de Alzheimer
title_full_unstemmed Estratégias comunicativas de pessoas com doença de Alzheimer
title_sort Estratégias comunicativas de pessoas com doença de Alzheimer
author Brandão,Lenisa
author_facet Brandão,Lenisa
Parente,Maria Alice de Mattos Pimenta
Peña-Casanova,Jordi
author_role author
author2 Parente,Maria Alice de Mattos Pimenta
Peña-Casanova,Jordi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão,Lenisa
Parente,Maria Alice de Mattos Pimenta
Peña-Casanova,Jordi
dc.subject.por.fl_str_mv Doença de Alzheimer
Comunicação
Estratégias compensatórias
Turno
Tema
topic Doença de Alzheimer
Comunicação
Estratégias compensatórias
Turno
Tema
description O objetivo deste estudo foi o de investigar estratégias compensatórias que ocorrem na comunicação de pessoas com doença de Alzheimer (DA). Na comparação entre os casos evidenciaram-se diferenças qualitativas. Predominaram estratégias de manejo do tema para o caso com declínio cognitivo moderado e estratégias de manejo do turno para o caso com declínio cognitivo moderado-grave. Concluiu-se que as habilidades de trocas de turnos em conversações mantiveram-se preservadas no caso que se encontrava no estágio moderado-grave, ainda que seus déficits discursivos fossem consideráveis. O paciente no estágio de declínio moderado pareceu permanecer consciente de suas habilidades discursivas e apresentou hiperativação de estratégias de manejo do tema.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722010000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.2 2010
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134864339795968