Experiências de perda e de luto em escolares de 13 a 18 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos,Basílio
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Maluf,Maria Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300016
Resumo: O estudo examina experiências de perda e luto de 25 escolares de 13 a 18 anos sobreviventes de perdas de entes queridos por morte. Como método foi utilizada a entrevista semi-estruturada. Através da análise de conteúdo foram construídas cinco grandes categorias: circunstâncias das perdas, reações às perdas, o adolescente enlutado e a família, o adolescente enlutado e a escola, o adolescente enlutado e expressão emocional. As perdas resultantes de homicídio, suicídio e AIDS, foram as mais difíceis de serem expressas e compartilhadas, pois além de se constituírem em situações problemáticas e mobilizadoras de fortes conteúdos emocionais, são crivadas de juízos de valor e objeto de estigmas socialmente construídos. Para muitos pesquisados, a família e a escola foram percebidos como ineficazes em termos de fonte de suporte para suas necessidades resultantes do luto.
id UFRGS-5_40fdcb370329a80f1b888112d49ff239
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722003000300016
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Experiências de perda e de luto em escolares de 13 a 18 anosMorte e lutoadolescente e lutoluto na famílialuto na escolaexpressão emocionalO estudo examina experiências de perda e luto de 25 escolares de 13 a 18 anos sobreviventes de perdas de entes queridos por morte. Como método foi utilizada a entrevista semi-estruturada. Através da análise de conteúdo foram construídas cinco grandes categorias: circunstâncias das perdas, reações às perdas, o adolescente enlutado e a família, o adolescente enlutado e a escola, o adolescente enlutado e expressão emocional. As perdas resultantes de homicídio, suicídio e AIDS, foram as mais difíceis de serem expressas e compartilhadas, pois além de se constituírem em situações problemáticas e mobilizadoras de fortes conteúdos emocionais, são crivadas de juízos de valor e objeto de estigmas socialmente construídos. Para muitos pesquisados, a família e a escola foram percebidos como ineficazes em termos de fonte de suporte para suas necessidades resultantes do luto.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300016Psicologia: Reflexão e Crítica v.16 n.3 2003reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722003000300016info:eu-repo/semantics/openAccessDomingos,BasílioMaluf,Maria Reginapor2004-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722003000300016Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2004-05-31T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de perda e de luto em escolares de 13 a 18 anos
title Experiências de perda e de luto em escolares de 13 a 18 anos
spellingShingle Experiências de perda e de luto em escolares de 13 a 18 anos
Domingos,Basílio
Morte e luto
adolescente e luto
luto na família
luto na escola
expressão emocional
title_short Experiências de perda e de luto em escolares de 13 a 18 anos
title_full Experiências de perda e de luto em escolares de 13 a 18 anos
title_fullStr Experiências de perda e de luto em escolares de 13 a 18 anos
title_full_unstemmed Experiências de perda e de luto em escolares de 13 a 18 anos
title_sort Experiências de perda e de luto em escolares de 13 a 18 anos
author Domingos,Basílio
author_facet Domingos,Basílio
Maluf,Maria Regina
author_role author
author2 Maluf,Maria Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos,Basílio
Maluf,Maria Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Morte e luto
adolescente e luto
luto na família
luto na escola
expressão emocional
topic Morte e luto
adolescente e luto
luto na família
luto na escola
expressão emocional
description O estudo examina experiências de perda e luto de 25 escolares de 13 a 18 anos sobreviventes de perdas de entes queridos por morte. Como método foi utilizada a entrevista semi-estruturada. Através da análise de conteúdo foram construídas cinco grandes categorias: circunstâncias das perdas, reações às perdas, o adolescente enlutado e a família, o adolescente enlutado e a escola, o adolescente enlutado e expressão emocional. As perdas resultantes de homicídio, suicídio e AIDS, foram as mais difíceis de serem expressas e compartilhadas, pois além de se constituírem em situações problemáticas e mobilizadoras de fortes conteúdos emocionais, são crivadas de juízos de valor e objeto de estigmas socialmente construídos. Para muitos pesquisados, a família e a escola foram percebidos como ineficazes em termos de fonte de suporte para suas necessidades resultantes do luto.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000300016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722003000300016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.16 n.3 2003
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134862648442880