A motivação de adolescentes em relação com a perspectiva de tempo futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Locatelli,Adriana Cristine Dias
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Bzuneck,José Aloyseo, Guimarães,Sueli Édi Rufini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200013
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi verificar se adolescentes (N=206) percebem os estudos atuais como meios para atingirem metas profissionais futuras. Os dados foram levantados por meio de um questionário em escala Likert. Inicialmente, identificaram-se dois grupos, dos já definidos e daqueles que ainda não se definiram quanto à profissão futura, e que foram comparados em relação à motivação, ao uso de estratégias de estudos (gerenciamento de tempo) e à percepção de instrumentalidade dos estudos atuais. Os resultados revelaram diferenças significativas entre os dois grupos. E, entre os já definidos, a perspectiva de tempo futuro apareceu mais associada à motivação e ao uso de estratégias e com valor preditivo da percepção de instrumentalidade. Os resultados foram discutidos à luz de teorias motivacionais, com implicações para o trabalho dos professores em relação à motivação de adolescentes.
id UFRGS-5_44f293c0e6ce62ebe9a8b6f08bf2064c
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722007000200013
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling A motivação de adolescentes em relação com a perspectiva de tempo futuroMotivação de adolescentesperspectiva de tempo futurodefinição vocacional na adolescênciaO objetivo do presente trabalho foi verificar se adolescentes (N=206) percebem os estudos atuais como meios para atingirem metas profissionais futuras. Os dados foram levantados por meio de um questionário em escala Likert. Inicialmente, identificaram-se dois grupos, dos já definidos e daqueles que ainda não se definiram quanto à profissão futura, e que foram comparados em relação à motivação, ao uso de estratégias de estudos (gerenciamento de tempo) e à percepção de instrumentalidade dos estudos atuais. Os resultados revelaram diferenças significativas entre os dois grupos. E, entre os já definidos, a perspectiva de tempo futuro apareceu mais associada à motivação e ao uso de estratégias e com valor preditivo da percepção de instrumentalidade. Os resultados foram discutidos à luz de teorias motivacionais, com implicações para o trabalho dos professores em relação à motivação de adolescentes.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200013Psicologia: Reflexão e Crítica v.20 n.2 2007reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722007000200013info:eu-repo/semantics/openAccessLocatelli,Adriana Cristine DiasBzuneck,José AloyseoGuimarães,Sueli Édi Rufinipor2007-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722007000200013Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2007-12-14T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A motivação de adolescentes em relação com a perspectiva de tempo futuro
title A motivação de adolescentes em relação com a perspectiva de tempo futuro
spellingShingle A motivação de adolescentes em relação com a perspectiva de tempo futuro
Locatelli,Adriana Cristine Dias
Motivação de adolescentes
perspectiva de tempo futuro
definição vocacional na adolescência
title_short A motivação de adolescentes em relação com a perspectiva de tempo futuro
title_full A motivação de adolescentes em relação com a perspectiva de tempo futuro
title_fullStr A motivação de adolescentes em relação com a perspectiva de tempo futuro
title_full_unstemmed A motivação de adolescentes em relação com a perspectiva de tempo futuro
title_sort A motivação de adolescentes em relação com a perspectiva de tempo futuro
author Locatelli,Adriana Cristine Dias
author_facet Locatelli,Adriana Cristine Dias
Bzuneck,José Aloyseo
Guimarães,Sueli Édi Rufini
author_role author
author2 Bzuneck,José Aloyseo
Guimarães,Sueli Édi Rufini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Locatelli,Adriana Cristine Dias
Bzuneck,José Aloyseo
Guimarães,Sueli Édi Rufini
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação de adolescentes
perspectiva de tempo futuro
definição vocacional na adolescência
topic Motivação de adolescentes
perspectiva de tempo futuro
definição vocacional na adolescência
description O objetivo do presente trabalho foi verificar se adolescentes (N=206) percebem os estudos atuais como meios para atingirem metas profissionais futuras. Os dados foram levantados por meio de um questionário em escala Likert. Inicialmente, identificaram-se dois grupos, dos já definidos e daqueles que ainda não se definiram quanto à profissão futura, e que foram comparados em relação à motivação, ao uso de estratégias de estudos (gerenciamento de tempo) e à percepção de instrumentalidade dos estudos atuais. Os resultados revelaram diferenças significativas entre os dois grupos. E, entre os já definidos, a perspectiva de tempo futuro apareceu mais associada à motivação e ao uso de estratégias e com valor preditivo da percepção de instrumentalidade. Os resultados foram discutidos à luz de teorias motivacionais, com implicações para o trabalho dos professores em relação à motivação de adolescentes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722007000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.20 n.2 2007
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134863442214912