Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300001 |
Resumo: | O presente estudo investigou o estresse parental em mães de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) (n=30), de crianças com TDAH e comorbidade com o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) (n=30), e com desenvolvimento típico (n=30). Além disso, foram investigadas possíveis correlações do estresse parental, com as estratégias de coping, apoio social e severidade do TDAH. As mães foram avaliadas a partir dos seguintes instrumentos: Questionário de Suporte Social (SSQ); Inventário de Coping Parental - Área da Saúde - CHIP; Questionário de Estresse Parental para Pais de Criança com Transtorno de Desenvolvimento; MTA SNAP-IV Escala de pontuação para pais e professores. Dentre outros fatores, os resultados indicaram que as mães das crianças com TDAH combinado e TDAH + TOD apresentaram mais estresse parental do que mães de crianças com desenvolvimento típico e que o apoio social, o coping auto-estima e médico atuaram como moderadores do estresse parental. |
id |
UFRGS-5_5a08f5ba6001bf9f27127ee72645f05f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722009000300001 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividadeTranstorno de déficit de atenção/hiperatividadeEstresseApoio socialEstratégias de copingAdaptação familiarO presente estudo investigou o estresse parental em mães de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) (n=30), de crianças com TDAH e comorbidade com o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) (n=30), e com desenvolvimento típico (n=30). Além disso, foram investigadas possíveis correlações do estresse parental, com as estratégias de coping, apoio social e severidade do TDAH. As mães foram avaliadas a partir dos seguintes instrumentos: Questionário de Suporte Social (SSQ); Inventário de Coping Parental - Área da Saúde - CHIP; Questionário de Estresse Parental para Pais de Criança com Transtorno de Desenvolvimento; MTA SNAP-IV Escala de pontuação para pais e professores. Dentre outros fatores, os resultados indicaram que as mães das crianças com TDAH combinado e TDAH + TOD apresentaram mais estresse parental do que mães de crianças com desenvolvimento típico e que o apoio social, o coping auto-estima e médico atuaram como moderadores do estresse parental.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300001Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.3 2009reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722009000300001info:eu-repo/semantics/openAccessBellé,Andressa HenkeAndreazza,Ana CristinaRuschel,JanBosa,Cleonice Alvespor2010-02-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722009000300001Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2010-02-09T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
title |
Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
spellingShingle |
Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade Bellé,Andressa Henke Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade Estresse Apoio social Estratégias de coping Adaptação familiar |
title_short |
Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
title_full |
Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
title_fullStr |
Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
title_full_unstemmed |
Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
title_sort |
Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade |
author |
Bellé,Andressa Henke |
author_facet |
Bellé,Andressa Henke Andreazza,Ana Cristina Ruschel,Jan Bosa,Cleonice Alves |
author_role |
author |
author2 |
Andreazza,Ana Cristina Ruschel,Jan Bosa,Cleonice Alves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bellé,Andressa Henke Andreazza,Ana Cristina Ruschel,Jan Bosa,Cleonice Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade Estresse Apoio social Estratégias de coping Adaptação familiar |
topic |
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade Estresse Apoio social Estratégias de coping Adaptação familiar |
description |
O presente estudo investigou o estresse parental em mães de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) (n=30), de crianças com TDAH e comorbidade com o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) (n=30), e com desenvolvimento típico (n=30). Além disso, foram investigadas possíveis correlações do estresse parental, com as estratégias de coping, apoio social e severidade do TDAH. As mães foram avaliadas a partir dos seguintes instrumentos: Questionário de Suporte Social (SSQ); Inventário de Coping Parental - Área da Saúde - CHIP; Questionário de Estresse Parental para Pais de Criança com Transtorno de Desenvolvimento; MTA SNAP-IV Escala de pontuação para pais e professores. Dentre outros fatores, os resultados indicaram que as mães das crianças com TDAH combinado e TDAH + TOD apresentaram mais estresse parental do que mães de crianças com desenvolvimento típico e que o apoio social, o coping auto-estima e médico atuaram como moderadores do estresse parental. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300001 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722009000300001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.3 2009 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134863892054016 |