Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bellé,Andressa Henke
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Andreazza,Ana Cristina, Ruschel,Jan, Bosa,Cleonice Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300001
Resumo: O presente estudo investigou o estresse parental em mães de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) (n=30), de crianças com TDAH e comorbidade com o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) (n=30), e com desenvolvimento típico (n=30). Além disso, foram investigadas possíveis correlações do estresse parental, com as estratégias de coping, apoio social e severidade do TDAH. As mães foram avaliadas a partir dos seguintes instrumentos: Questionário de Suporte Social (SSQ); Inventário de Coping Parental - Área da Saúde - CHIP; Questionário de Estresse Parental para Pais de Criança com Transtorno de Desenvolvimento; MTA SNAP-IV Escala de pontuação para pais e professores. Dentre outros fatores, os resultados indicaram que as mães das crianças com TDAH combinado e TDAH + TOD apresentaram mais estresse parental do que mães de crianças com desenvolvimento típico e que o apoio social, o coping auto-estima e médico atuaram como moderadores do estresse parental.
id UFRGS-5_5a08f5ba6001bf9f27127ee72645f05f
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722009000300001
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividadeTranstorno de déficit de atenção/hiperatividadeEstresseApoio socialEstratégias de copingAdaptação familiarO presente estudo investigou o estresse parental em mães de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) (n=30), de crianças com TDAH e comorbidade com o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) (n=30), e com desenvolvimento típico (n=30). Além disso, foram investigadas possíveis correlações do estresse parental, com as estratégias de coping, apoio social e severidade do TDAH. As mães foram avaliadas a partir dos seguintes instrumentos: Questionário de Suporte Social (SSQ); Inventário de Coping Parental - Área da Saúde - CHIP; Questionário de Estresse Parental para Pais de Criança com Transtorno de Desenvolvimento; MTA SNAP-IV Escala de pontuação para pais e professores. Dentre outros fatores, os resultados indicaram que as mães das crianças com TDAH combinado e TDAH + TOD apresentaram mais estresse parental do que mães de crianças com desenvolvimento típico e que o apoio social, o coping auto-estima e médico atuaram como moderadores do estresse parental.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300001Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.3 2009reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722009000300001info:eu-repo/semantics/openAccessBellé,Andressa HenkeAndreazza,Ana CristinaRuschel,JanBosa,Cleonice Alvespor2010-02-09T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722009000300001Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2010-02-09T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
spellingShingle Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Bellé,Andressa Henke
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Estresse
Apoio social
Estratégias de coping
Adaptação familiar
title_short Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title_full Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title_fullStr Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title_full_unstemmed Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
title_sort Estresse e adaptação psicossocial em mães de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
author Bellé,Andressa Henke
author_facet Bellé,Andressa Henke
Andreazza,Ana Cristina
Ruschel,Jan
Bosa,Cleonice Alves
author_role author
author2 Andreazza,Ana Cristina
Ruschel,Jan
Bosa,Cleonice Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bellé,Andressa Henke
Andreazza,Ana Cristina
Ruschel,Jan
Bosa,Cleonice Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Estresse
Apoio social
Estratégias de coping
Adaptação familiar
topic Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
Estresse
Apoio social
Estratégias de coping
Adaptação familiar
description O presente estudo investigou o estresse parental em mães de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) (n=30), de crianças com TDAH e comorbidade com o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) (n=30), e com desenvolvimento típico (n=30). Além disso, foram investigadas possíveis correlações do estresse parental, com as estratégias de coping, apoio social e severidade do TDAH. As mães foram avaliadas a partir dos seguintes instrumentos: Questionário de Suporte Social (SSQ); Inventário de Coping Parental - Área da Saúde - CHIP; Questionário de Estresse Parental para Pais de Criança com Transtorno de Desenvolvimento; MTA SNAP-IV Escala de pontuação para pais e professores. Dentre outros fatores, os resultados indicaram que as mães das crianças com TDAH combinado e TDAH + TOD apresentaram mais estresse parental do que mães de crianças com desenvolvimento típico e que o apoio social, o coping auto-estima e médico atuaram como moderadores do estresse parental.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722009000300001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.22 n.3 2009
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134863892054016