Leitura compartilhada em um hospital pediátrico: análise do comportamento verbal dos contadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores,Eileen Pfeiffer
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos,Gabriela Fiúza de Almeida, Amadeu,Luíza Ferreira da Motta, Dias,Adriana de Rezende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400011
Resumo: Este estudo analisou as ações verbais de doze voluntários leitores de histórias (contadores) em um hospital pediátrico. A observação e análise funcional de 72 episódios de leitura compartilhada resultaram em 30 categorias. O índice de concordância na categorização de três avaliadores foi de 84,2%. As categorias que descrevem o comportamento verbal específico ao momento da leitura compartilhada foram agrupadas em quatro eixos: (a) Tatos, textuais e/ou intraverbais acerca do texto e/ou das ilustrações; (b) Prompts para comportamento verbal; (c) Consequências para tatos, textuais ou intraverbais; (d) Consequências ou prompts para comportamento não verbal. Os resultados foram discutidos à luz das contingências específicas ao trabalho do contador no contexto hospitalar e do potencial de suas intervenções para a aprendizagem verbal do ouvinte.
id UFRGS-5_610e8c0defb9ff2d22cc5c42b47656c0
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722013000400011
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Leitura compartilhada em um hospital pediátrico: análise do comportamento verbal dos contadoresComportamento verbalcontadores de histórialeitura compartilhadacrianças hospitalizadasEste estudo analisou as ações verbais de doze voluntários leitores de histórias (contadores) em um hospital pediátrico. A observação e análise funcional de 72 episódios de leitura compartilhada resultaram em 30 categorias. O índice de concordância na categorização de três avaliadores foi de 84,2%. As categorias que descrevem o comportamento verbal específico ao momento da leitura compartilhada foram agrupadas em quatro eixos: (a) Tatos, textuais e/ou intraverbais acerca do texto e/ou das ilustrações; (b) Prompts para comportamento verbal; (c) Consequências para tatos, textuais ou intraverbais; (d) Consequências ou prompts para comportamento não verbal. Os resultados foram discutidos à luz das contingências específicas ao trabalho do contador no contexto hospitalar e do potencial de suas intervenções para a aprendizagem verbal do ouvinte.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400011Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.4 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000400011info:eu-repo/semantics/openAccessFlores,Eileen PfeifferSantos,Gabriela Fiúza de AlmeidaAmadeu,Luíza Ferreira da MottaDias,Adriana de Rezendepor2014-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000400011Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2014-04-10T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura compartilhada em um hospital pediátrico: análise do comportamento verbal dos contadores
title Leitura compartilhada em um hospital pediátrico: análise do comportamento verbal dos contadores
spellingShingle Leitura compartilhada em um hospital pediátrico: análise do comportamento verbal dos contadores
Flores,Eileen Pfeiffer
Comportamento verbal
contadores de história
leitura compartilhada
crianças hospitalizadas
title_short Leitura compartilhada em um hospital pediátrico: análise do comportamento verbal dos contadores
title_full Leitura compartilhada em um hospital pediátrico: análise do comportamento verbal dos contadores
title_fullStr Leitura compartilhada em um hospital pediátrico: análise do comportamento verbal dos contadores
title_full_unstemmed Leitura compartilhada em um hospital pediátrico: análise do comportamento verbal dos contadores
title_sort Leitura compartilhada em um hospital pediátrico: análise do comportamento verbal dos contadores
author Flores,Eileen Pfeiffer
author_facet Flores,Eileen Pfeiffer
Santos,Gabriela Fiúza de Almeida
Amadeu,Luíza Ferreira da Motta
Dias,Adriana de Rezende
author_role author
author2 Santos,Gabriela Fiúza de Almeida
Amadeu,Luíza Ferreira da Motta
Dias,Adriana de Rezende
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores,Eileen Pfeiffer
Santos,Gabriela Fiúza de Almeida
Amadeu,Luíza Ferreira da Motta
Dias,Adriana de Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento verbal
contadores de história
leitura compartilhada
crianças hospitalizadas
topic Comportamento verbal
contadores de história
leitura compartilhada
crianças hospitalizadas
description Este estudo analisou as ações verbais de doze voluntários leitores de histórias (contadores) em um hospital pediátrico. A observação e análise funcional de 72 episódios de leitura compartilhada resultaram em 30 categorias. O índice de concordância na categorização de três avaliadores foi de 84,2%. As categorias que descrevem o comportamento verbal específico ao momento da leitura compartilhada foram agrupadas em quatro eixos: (a) Tatos, textuais e/ou intraverbais acerca do texto e/ou das ilustrações; (b) Prompts para comportamento verbal; (c) Consequências para tatos, textuais ou intraverbais; (d) Consequências ou prompts para comportamento não verbal. Os resultados foram discutidos à luz das contingências específicas ao trabalho do contador no contexto hospitalar e do potencial de suas intervenções para a aprendizagem verbal do ouvinte.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722013000400011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.4 2013
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865327554560