Cognição social em crianças: descobrindo a influência de crenças falsas e emoções no comportamento humano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000100002 |
Resumo: | O estudo investigou a compreensão das crianças sobre a influência de crenças e emoções no comportamento. Participaram 100 crianças de 4-5 anos, diferentes níveis socioeconômicos, ambos sexos, distribuídas em 04 grupos conforme a idade. Apresentou-se uma transferência inesperada de objeto, seguida de duas questões em condições distintas. Observou-se a teoria da mente em 56% delas, a partir dos 4 anos. A análise loglinear mostrou que fatores como idade e nível socioeconômico são preditores significativos de melhor desempenho. Comparando-se os resultados nas questões de crença falsa e emoção, foi observada melhora crescente conforme a idade, tendo a questão de emoção apresentado padrão mais elevado. Discutiu-se: 1) a capacidade em predizer e justificar emoções desenvolve-se mais cedo que a habilidade para inferir ações baseadas em crença falsa; 2) o modo de apresentação da questão não favorece o desempenho; e 3) a interferência do nível socioeconômico ocorre entre os 54-65 meses de idade. |
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O estudo investigou a compreensão das crianças sobre a influência de crenças e emoções no comportamento. Participaram 100 crianças de 4-5 anos, diferentes níveis socioeconômicos, ambos sexos, distribuídas em 04 grupos conforme a idade. Apresentou-se uma transferência inesperada de objeto, seguida de duas questões em condições distintas. Observou-se a teoria da mente em 56% delas, a partir dos 4 anos. A análise loglinear mostrou que fatores como idade e nível socioeconômico são preditores significativos de melhor desempenho. Comparando-se os resultados nas questões de crença falsa e emoção, foi observada melhora crescente conforme a idade, tendo a questão de emoção apresentado padrão mais elevado. Discutiu-se: 1) a capacidade em predizer e justificar emoções desenvolve-se mais cedo que a habilidade para inferir ações baseadas em crença falsa; 2) o modo de apresentação da questão não favorece o desempenho; e 3) a interferência do nível socioeconômico ocorre entre os 54-65 meses de idade. |
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