O modelo EEA: definições, unidade de análise e possíveis aplicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lyra,Maria C. D. P.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100012
Resumo: Apresentamos as características empíricas do modelo EEA para o estudo do desenvolvimento do processo de comunicação mãe-bebê e da emergência do self. Introduzimos as definições, a unidade de análise e sugerimos algumas aplicações. Este modelo integra uma seqüência de três padrões de organização, denominados estabelecimento, extensão e abreviação (EEA). Expomos os conceitos básicos para a compreensão deste modelo (processo, tempo irreversível, historicidade, sistema de relações, indivíduo e "realidade virtual") e as perspectivas teórico-metodológicas que o fundamentam, Sistemas Dinâmicos e Dialogismo, sobretudo na perspectiva de Bakhtin.
id UFRGS-5_8f4d85cde6c84077a3fcc916839685f4
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722007000100012
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling O modelo EEA: definições, unidade de análise e possíveis aplicaçõesProcesso de desenvolvimentocomunicação mãe-bebêsistemas dinâmicosdialogismoselfApresentamos as características empíricas do modelo EEA para o estudo do desenvolvimento do processo de comunicação mãe-bebê e da emergência do self. Introduzimos as definições, a unidade de análise e sugerimos algumas aplicações. Este modelo integra uma seqüência de três padrões de organização, denominados estabelecimento, extensão e abreviação (EEA). Expomos os conceitos básicos para a compreensão deste modelo (processo, tempo irreversível, historicidade, sistema de relações, indivíduo e "realidade virtual") e as perspectivas teórico-metodológicas que o fundamentam, Sistemas Dinâmicos e Dialogismo, sobretudo na perspectiva de Bakhtin.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100012Psicologia: Reflexão e Crítica v.20 n.1 2007reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722007000100012info:eu-repo/semantics/openAccessLyra,Maria C. D. P.por2007-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722007000100012Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2007-09-25T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O modelo EEA: definições, unidade de análise e possíveis aplicações
title O modelo EEA: definições, unidade de análise e possíveis aplicações
spellingShingle O modelo EEA: definições, unidade de análise e possíveis aplicações
Lyra,Maria C. D. P.
Processo de desenvolvimento
comunicação mãe-bebê
sistemas dinâmicos
dialogismo
self
title_short O modelo EEA: definições, unidade de análise e possíveis aplicações
title_full O modelo EEA: definições, unidade de análise e possíveis aplicações
title_fullStr O modelo EEA: definições, unidade de análise e possíveis aplicações
title_full_unstemmed O modelo EEA: definições, unidade de análise e possíveis aplicações
title_sort O modelo EEA: definições, unidade de análise e possíveis aplicações
author Lyra,Maria C. D. P.
author_facet Lyra,Maria C. D. P.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lyra,Maria C. D. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de desenvolvimento
comunicação mãe-bebê
sistemas dinâmicos
dialogismo
self
topic Processo de desenvolvimento
comunicação mãe-bebê
sistemas dinâmicos
dialogismo
self
description Apresentamos as características empíricas do modelo EEA para o estudo do desenvolvimento do processo de comunicação mãe-bebê e da emergência do self. Introduzimos as definições, a unidade de análise e sugerimos algumas aplicações. Este modelo integra uma seqüência de três padrões de organização, denominados estabelecimento, extensão e abreviação (EEA). Expomos os conceitos básicos para a compreensão deste modelo (processo, tempo irreversível, historicidade, sistema de relações, indivíduo e "realidade virtual") e as perspectivas teórico-metodológicas que o fundamentam, Sistemas Dinâmicos e Dialogismo, sobretudo na perspectiva de Bakhtin.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722007000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722007000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.20 n.1 2007
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134863138127872