Avaliação assistida de habilidades cognitivas em crianças com deficiência visual e com dificuldades de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300011 |
Resumo: | O presente estudo visa a discutir uma proposta de avaliação do "nível de desenvolvimento potencial", conforme a concepção de Vygotsky, em crianças com deficiência visual (baixa visão ou cegueira) e dificuldades de aprendizagem. São relatados 2 estudos, em que a avaliação constou de aplicação do teste WISC verbal, avaliação do desempenho escolar em grupo e avaliação assistida individual, sendo selecionadas para análise as crianças com baixos valores de QI. No segundo estudo, o procedimento foi acrescido da observação de "espertezas", ou seja, de atuações que indicam capacidades cognitivas, fora da situação formal de avaliação. Os resultados indicaram evidências de aquisições na situação de avaliação assistida e de competências cognitivas variadas na análise das "espertezas". A discussão sobre modalidades de avaliação indicou possíveis fontes de dificuldade na obtenção de resultados indicadores do correto "nível de desenvolvimento potencial" em crianças com dificuldades de aprendizagem. |
id |
UFRGS-5_97daea22f5fbb22001816ac902b9f3a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722004000300011 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação assistida de habilidades cognitivas em crianças com deficiência visual e com dificuldades de aprendizagemAvaliação assistidacrianças com dificuldades de aprendizagemdesenvolvimento e deficiência visualdesenvolvimento e dificuldades de aprendizagemO presente estudo visa a discutir uma proposta de avaliação do "nível de desenvolvimento potencial", conforme a concepção de Vygotsky, em crianças com deficiência visual (baixa visão ou cegueira) e dificuldades de aprendizagem. São relatados 2 estudos, em que a avaliação constou de aplicação do teste WISC verbal, avaliação do desempenho escolar em grupo e avaliação assistida individual, sendo selecionadas para análise as crianças com baixos valores de QI. No segundo estudo, o procedimento foi acrescido da observação de "espertezas", ou seja, de atuações que indicam capacidades cognitivas, fora da situação formal de avaliação. Os resultados indicaram evidências de aquisições na situação de avaliação assistida e de competências cognitivas variadas na análise das "espertezas". A discussão sobre modalidades de avaliação indicou possíveis fontes de dificuldade na obtenção de resultados indicadores do correto "nível de desenvolvimento potencial" em crianças com dificuldades de aprendizagem.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300011Psicologia: Reflexão e Crítica v.17 n.3 2004reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722004000300011info:eu-repo/semantics/openAccessBatista,Cecilia GuarnieriNunes,Sylvia da SilveiraHorino,Letícia Enyapor2005-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722004000300011Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2005-01-31T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação assistida de habilidades cognitivas em crianças com deficiência visual e com dificuldades de aprendizagem |
title |
Avaliação assistida de habilidades cognitivas em crianças com deficiência visual e com dificuldades de aprendizagem |
spellingShingle |
Avaliação assistida de habilidades cognitivas em crianças com deficiência visual e com dificuldades de aprendizagem Batista,Cecilia Guarnieri Avaliação assistida crianças com dificuldades de aprendizagem desenvolvimento e deficiência visual desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem |
title_short |
Avaliação assistida de habilidades cognitivas em crianças com deficiência visual e com dificuldades de aprendizagem |
title_full |
Avaliação assistida de habilidades cognitivas em crianças com deficiência visual e com dificuldades de aprendizagem |
title_fullStr |
Avaliação assistida de habilidades cognitivas em crianças com deficiência visual e com dificuldades de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação assistida de habilidades cognitivas em crianças com deficiência visual e com dificuldades de aprendizagem |
title_sort |
Avaliação assistida de habilidades cognitivas em crianças com deficiência visual e com dificuldades de aprendizagem |
author |
Batista,Cecilia Guarnieri |
author_facet |
Batista,Cecilia Guarnieri Nunes,Sylvia da Silveira Horino,Letícia Enya |
author_role |
author |
author2 |
Nunes,Sylvia da Silveira Horino,Letícia Enya |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista,Cecilia Guarnieri Nunes,Sylvia da Silveira Horino,Letícia Enya |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação assistida crianças com dificuldades de aprendizagem desenvolvimento e deficiência visual desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem |
topic |
Avaliação assistida crianças com dificuldades de aprendizagem desenvolvimento e deficiência visual desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem |
description |
O presente estudo visa a discutir uma proposta de avaliação do "nível de desenvolvimento potencial", conforme a concepção de Vygotsky, em crianças com deficiência visual (baixa visão ou cegueira) e dificuldades de aprendizagem. São relatados 2 estudos, em que a avaliação constou de aplicação do teste WISC verbal, avaliação do desempenho escolar em grupo e avaliação assistida individual, sendo selecionadas para análise as crianças com baixos valores de QI. No segundo estudo, o procedimento foi acrescido da observação de "espertezas", ou seja, de atuações que indicam capacidades cognitivas, fora da situação formal de avaliação. Os resultados indicaram evidências de aquisições na situação de avaliação assistida e de competências cognitivas variadas na análise das "espertezas". A discussão sobre modalidades de avaliação indicou possíveis fontes de dificuldade na obtenção de resultados indicadores do correto "nível de desenvolvimento potencial" em crianças com dificuldades de aprendizagem. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000300011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722004000300011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.17 n.3 2004 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134862705065984 |