Desempenho de idosos na bateria cognitiva CERAD: relações com variáveis sociodemográficas e saúde percebida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000100013 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi avaliar o desempenho de idosos em testes cognitivos da bateria CERAD e sua relação com variáveis sociodemográficas e saúde percebida. Foram estudados 158 idosos integrantes do estudo PENSA (Processo do Envelhecimento Saudável). A média de idade foi de 70,2 anos ( DP=8,2) e a média de escolaridade de 7 anos ( DP =4). O melhor desempenho cognitivo, na maior parte dos testes, esteve associado a mais anos de escolaridade, menor idade e viver com companheiro. No teste de nomeação, observou-se melhor desempenho entre os homens, e melhor desempenho nos testes de memória esteve associado com melhor saúde percebida. Concluiu-se que escolaridade, idade, gênero, estado civil e saúde geral percebida implicaram diferenças significativas no desempenho cognitivo dos idosos. |
id |
UFRGS-5_a880e023336420f564205906982ffdb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722010000100013 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desempenho de idosos na bateria cognitiva CERAD: relações com variáveis sociodemográficas e saúde percebidaIdosoCogniçãoNeuropsicologiaO objetivo do estudo foi avaliar o desempenho de idosos em testes cognitivos da bateria CERAD e sua relação com variáveis sociodemográficas e saúde percebida. Foram estudados 158 idosos integrantes do estudo PENSA (Processo do Envelhecimento Saudável). A média de idade foi de 70,2 anos ( DP=8,2) e a média de escolaridade de 7 anos ( DP =4). O melhor desempenho cognitivo, na maior parte dos testes, esteve associado a mais anos de escolaridade, menor idade e viver com companheiro. No teste de nomeação, observou-se melhor desempenho entre os homens, e melhor desempenho nos testes de memória esteve associado com melhor saúde percebida. Concluiu-se que escolaridade, idade, gênero, estado civil e saúde geral percebida implicaram diferenças significativas no desempenho cognitivo dos idosos.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000100013Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.1 2010reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722010000100013info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Pricila Cristina CorreaOliveira,Beatriz Helena DomingosCupertino,Ana Paula Fabrino BretasNeri,Anita LiberalessoYassuda,Mônica Sanchespor2010-06-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722010000100013Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2010-06-17T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho de idosos na bateria cognitiva CERAD: relações com variáveis sociodemográficas e saúde percebida |
title |
Desempenho de idosos na bateria cognitiva CERAD: relações com variáveis sociodemográficas e saúde percebida |
spellingShingle |
Desempenho de idosos na bateria cognitiva CERAD: relações com variáveis sociodemográficas e saúde percebida Ribeiro,Pricila Cristina Correa Idoso Cognição Neuropsicologia |
title_short |
Desempenho de idosos na bateria cognitiva CERAD: relações com variáveis sociodemográficas e saúde percebida |
title_full |
Desempenho de idosos na bateria cognitiva CERAD: relações com variáveis sociodemográficas e saúde percebida |
title_fullStr |
Desempenho de idosos na bateria cognitiva CERAD: relações com variáveis sociodemográficas e saúde percebida |
title_full_unstemmed |
Desempenho de idosos na bateria cognitiva CERAD: relações com variáveis sociodemográficas e saúde percebida |
title_sort |
Desempenho de idosos na bateria cognitiva CERAD: relações com variáveis sociodemográficas e saúde percebida |
author |
Ribeiro,Pricila Cristina Correa |
author_facet |
Ribeiro,Pricila Cristina Correa Oliveira,Beatriz Helena Domingos Cupertino,Ana Paula Fabrino Bretas Neri,Anita Liberalesso Yassuda,Mônica Sanches |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Beatriz Helena Domingos Cupertino,Ana Paula Fabrino Bretas Neri,Anita Liberalesso Yassuda,Mônica Sanches |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro,Pricila Cristina Correa Oliveira,Beatriz Helena Domingos Cupertino,Ana Paula Fabrino Bretas Neri,Anita Liberalesso Yassuda,Mônica Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Idoso Cognição Neuropsicologia |
topic |
Idoso Cognição Neuropsicologia |
description |
O objetivo do estudo foi avaliar o desempenho de idosos em testes cognitivos da bateria CERAD e sua relação com variáveis sociodemográficas e saúde percebida. Foram estudados 158 idosos integrantes do estudo PENSA (Processo do Envelhecimento Saudável). A média de idade foi de 70,2 anos ( DP=8,2) e a média de escolaridade de 7 anos ( DP =4). O melhor desempenho cognitivo, na maior parte dos testes, esteve associado a mais anos de escolaridade, menor idade e viver com companheiro. No teste de nomeação, observou-se melhor desempenho entre os homens, e melhor desempenho nos testes de memória esteve associado com melhor saúde percebida. Concluiu-se que escolaridade, idade, gênero, estado civil e saúde geral percebida implicaram diferenças significativas no desempenho cognitivo dos idosos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000100013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722010000100013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722010000100013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.23 n.1 2010 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134864038854656 |