Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossini,Joaquim Carlos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Macedo,Lorena Barbosa Cunha, Teobaldo,Fabiana Pires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000400019
Resumo: ResumoOs processos atentivos são fundamentais para o controle do comportamento e para o planejamento da ação. Este estudo investigou uma possível relação no desempenho de participantes (n=20) sem queixas clínicas na resolução de labirintos e na execução de um teste computadorizado de desempenho contínuo (Agir/Não Agir). O desempenho dos participantes foi analisado em termos de possíveis relações significativas entre o tempo médio de resolução dos labirintos e o tempo médio na execução da tarefa Agir/Não Agir, bem como uma possível relação entre os tipos de erros cometidos nas duas tarefas. Os resultados sugerem uma relação significativa entre o tempo de execução das duas tarefas e uma correlação entre a frequência de toques nos limites dos labirintos e a quantidade de erros de comissão cometidos em uma tarefa Agir/Não Agir. Esses resultados são discutidos em termos de possíveis marcadores comportamentais de ações impulsivas.
id UFRGS-5_b42a8b6dc663cef61565573f1e61595f
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722015000400019
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação AtentivaLabirintostarefa agir/não agiratençãoimpulsividadeResumoOs processos atentivos são fundamentais para o controle do comportamento e para o planejamento da ação. Este estudo investigou uma possível relação no desempenho de participantes (n=20) sem queixas clínicas na resolução de labirintos e na execução de um teste computadorizado de desempenho contínuo (Agir/Não Agir). O desempenho dos participantes foi analisado em termos de possíveis relações significativas entre o tempo médio de resolução dos labirintos e o tempo médio na execução da tarefa Agir/Não Agir, bem como uma possível relação entre os tipos de erros cometidos nas duas tarefas. Os resultados sugerem uma relação significativa entre o tempo de execução das duas tarefas e uma correlação entre a frequência de toques nos limites dos labirintos e a quantidade de erros de comissão cometidos em uma tarefa Agir/Não Agir. Esses resultados são discutidos em termos de possíveis marcadores comportamentais de ações impulsivas.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000400019Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.4 2015reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201528418info:eu-repo/semantics/openAccessRossini,Joaquim CarlosMacedo,Lorena Barbosa CunhaTeobaldo,Fabiana Pirespor2015-11-13T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722015000400019Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-11-13T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva
title Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva
spellingShingle Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva
Rossini,Joaquim Carlos
Labirintos
tarefa agir/não agir
atenção
impulsividade
title_short Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva
title_full Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva
title_fullStr Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva
title_full_unstemmed Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva
title_sort Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva
author Rossini,Joaquim Carlos
author_facet Rossini,Joaquim Carlos
Macedo,Lorena Barbosa Cunha
Teobaldo,Fabiana Pires
author_role author
author2 Macedo,Lorena Barbosa Cunha
Teobaldo,Fabiana Pires
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossini,Joaquim Carlos
Macedo,Lorena Barbosa Cunha
Teobaldo,Fabiana Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Labirintos
tarefa agir/não agir
atenção
impulsividade
topic Labirintos
tarefa agir/não agir
atenção
impulsividade
description ResumoOs processos atentivos são fundamentais para o controle do comportamento e para o planejamento da ação. Este estudo investigou uma possível relação no desempenho de participantes (n=20) sem queixas clínicas na resolução de labirintos e na execução de um teste computadorizado de desempenho contínuo (Agir/Não Agir). O desempenho dos participantes foi analisado em termos de possíveis relações significativas entre o tempo médio de resolução dos labirintos e o tempo médio na execução da tarefa Agir/Não Agir, bem como uma possível relação entre os tipos de erros cometidos nas duas tarefas. Os resultados sugerem uma relação significativa entre o tempo de execução das duas tarefas e uma correlação entre a frequência de toques nos limites dos labirintos e a quantidade de erros de comissão cometidos em uma tarefa Agir/Não Agir. Esses resultados são discutidos em termos de possíveis marcadores comportamentais de ações impulsivas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000400019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000400019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-7153.201528418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.4 2015
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134866207309824