Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000400019 |
Resumo: | ResumoOs processos atentivos são fundamentais para o controle do comportamento e para o planejamento da ação. Este estudo investigou uma possível relação no desempenho de participantes (n=20) sem queixas clínicas na resolução de labirintos e na execução de um teste computadorizado de desempenho contínuo (Agir/Não Agir). O desempenho dos participantes foi analisado em termos de possíveis relações significativas entre o tempo médio de resolução dos labirintos e o tempo médio na execução da tarefa Agir/Não Agir, bem como uma possível relação entre os tipos de erros cometidos nas duas tarefas. Os resultados sugerem uma relação significativa entre o tempo de execução das duas tarefas e uma correlação entre a frequência de toques nos limites dos labirintos e a quantidade de erros de comissão cometidos em uma tarefa Agir/Não Agir. Esses resultados são discutidos em termos de possíveis marcadores comportamentais de ações impulsivas. |
id |
UFRGS-5_b42a8b6dc663cef61565573f1e61595f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722015000400019 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação AtentivaLabirintostarefa agir/não agiratençãoimpulsividadeResumoOs processos atentivos são fundamentais para o controle do comportamento e para o planejamento da ação. Este estudo investigou uma possível relação no desempenho de participantes (n=20) sem queixas clínicas na resolução de labirintos e na execução de um teste computadorizado de desempenho contínuo (Agir/Não Agir). O desempenho dos participantes foi analisado em termos de possíveis relações significativas entre o tempo médio de resolução dos labirintos e o tempo médio na execução da tarefa Agir/Não Agir, bem como uma possível relação entre os tipos de erros cometidos nas duas tarefas. Os resultados sugerem uma relação significativa entre o tempo de execução das duas tarefas e uma correlação entre a frequência de toques nos limites dos labirintos e a quantidade de erros de comissão cometidos em uma tarefa Agir/Não Agir. Esses resultados são discutidos em termos de possíveis marcadores comportamentais de ações impulsivas.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000400019Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.4 2015reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201528418info:eu-repo/semantics/openAccessRossini,Joaquim CarlosMacedo,Lorena Barbosa CunhaTeobaldo,Fabiana Pirespor2015-11-13T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722015000400019Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-11-13T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva |
title |
Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva |
spellingShingle |
Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva Rossini,Joaquim Carlos Labirintos tarefa agir/não agir atenção impulsividade |
title_short |
Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva |
title_full |
Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva |
title_fullStr |
Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva |
title_full_unstemmed |
Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva |
title_sort |
Resolução de Labirintos e Tarefa Agir/Não Agir na Avaliação Atentiva |
author |
Rossini,Joaquim Carlos |
author_facet |
Rossini,Joaquim Carlos Macedo,Lorena Barbosa Cunha Teobaldo,Fabiana Pires |
author_role |
author |
author2 |
Macedo,Lorena Barbosa Cunha Teobaldo,Fabiana Pires |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossini,Joaquim Carlos Macedo,Lorena Barbosa Cunha Teobaldo,Fabiana Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Labirintos tarefa agir/não agir atenção impulsividade |
topic |
Labirintos tarefa agir/não agir atenção impulsividade |
description |
ResumoOs processos atentivos são fundamentais para o controle do comportamento e para o planejamento da ação. Este estudo investigou uma possível relação no desempenho de participantes (n=20) sem queixas clínicas na resolução de labirintos e na execução de um teste computadorizado de desempenho contínuo (Agir/Não Agir). O desempenho dos participantes foi analisado em termos de possíveis relações significativas entre o tempo médio de resolução dos labirintos e o tempo médio na execução da tarefa Agir/Não Agir, bem como uma possível relação entre os tipos de erros cometidos nas duas tarefas. Os resultados sugerem uma relação significativa entre o tempo de execução das duas tarefas e uma correlação entre a frequência de toques nos limites dos labirintos e a quantidade de erros de comissão cometidos em uma tarefa Agir/Não Agir. Esses resultados são discutidos em termos de possíveis marcadores comportamentais de ações impulsivas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000400019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000400019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1678-7153.201528418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.4 2015 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134866207309824 |