Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto,Joana Carneiro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Taveira,Maria do Céu, Candeias,Adelinda, Araújo,Alexandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300006
Resumo: A competência social diz respeito à forma como as pessoas percebem e atuam face a uma variedade de situações sociais. Este estudo avalia as características métricas da Prova de Avaliação de Competência Social face à Carreira (PACS-Car). Participaram 572 adolescentes (M=13,28 anos; DP=0,59), do 8º ano de escolaridade¹ de escolas portuguesas. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória apontam para uma solução fatorial constituída por oito fatores. Os índices globais de adequação registados para o modelo são bastante robustos, comprovando a sua qualidade no ajustamento aos dados empíricos (X²/gl=4,097, CFI=0,895, GFI=0,851, RMSEA=0,079). Estes resultados estimulam ao desenvolvimento de pesquisa e intervenções que abordem as competências sociais para a promoção de comportamentos socialmente inteligentes de adaptação, progresso, e sucesso de carreira dos jovens.
id UFRGS-5_baeed4537571c628aae56f9a7a39b8d8
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722013000300006
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreiraHabilidades sociaisorientação vocacionaladolescentesanálise fatorial confirmatóriaA competência social diz respeito à forma como as pessoas percebem e atuam face a uma variedade de situações sociais. Este estudo avalia as características métricas da Prova de Avaliação de Competência Social face à Carreira (PACS-Car). Participaram 572 adolescentes (M=13,28 anos; DP=0,59), do 8º ano de escolaridade¹ de escolas portuguesas. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória apontam para uma solução fatorial constituída por oito fatores. Os índices globais de adequação registados para o modelo são bastante robustos, comprovando a sua qualidade no ajustamento aos dados empíricos (X²/gl=4,097, CFI=0,895, GFI=0,851, RMSEA=0,079). Estes resultados estimulam ao desenvolvimento de pesquisa e intervenções que abordem as competências sociais para a promoção de comportamentos socialmente inteligentes de adaptação, progresso, e sucesso de carreira dos jovens.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300006Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.3 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000300006info:eu-repo/semantics/openAccessPinto,Joana CarneiroTaveira,Maria do CéuCandeias,AdelindaAraújo,Alexandrapor2014-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000300006Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2014-05-26T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreira
title Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreira
spellingShingle Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreira
Pinto,Joana Carneiro
Habilidades sociais
orientação vocacional
adolescentes
análise fatorial confirmatória
title_short Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreira
title_full Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreira
title_fullStr Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreira
title_full_unstemmed Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreira
title_sort Análise fatorial confirmatória da prova de avaliação de competência social face à carreira
author Pinto,Joana Carneiro
author_facet Pinto,Joana Carneiro
Taveira,Maria do Céu
Candeias,Adelinda
Araújo,Alexandra
author_role author
author2 Taveira,Maria do Céu
Candeias,Adelinda
Araújo,Alexandra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto,Joana Carneiro
Taveira,Maria do Céu
Candeias,Adelinda
Araújo,Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
orientação vocacional
adolescentes
análise fatorial confirmatória
topic Habilidades sociais
orientação vocacional
adolescentes
análise fatorial confirmatória
description A competência social diz respeito à forma como as pessoas percebem e atuam face a uma variedade de situações sociais. Este estudo avalia as características métricas da Prova de Avaliação de Competência Social face à Carreira (PACS-Car). Participaram 572 adolescentes (M=13,28 anos; DP=0,59), do 8º ano de escolaridade¹ de escolas portuguesas. Os resultados da Análise Fatorial Confirmatória apontam para uma solução fatorial constituída por oito fatores. Os índices globais de adequação registados para o modelo são bastante robustos, comprovando a sua qualidade no ajustamento aos dados empíricos (X²/gl=4,097, CFI=0,895, GFI=0,851, RMSEA=0,079). Estes resultados estimulam ao desenvolvimento de pesquisa e intervenções que abordem as competências sociais para a promoção de comportamentos socialmente inteligentes de adaptação, progresso, e sucesso de carreira dos jovens.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722013000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.3 2013
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865291902976