Efeito de Regras Inacuradas e Monitoramento sobre Desempenhos em Programas de Reforços
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
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Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
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Resumo: | ResumoO objetivo deste estudo foi investigar o efeito do monitoramento sobre a taxa de respostas na presença de regras inacuradas. Seis universitários foram expostos a um programa de reforço múltiplo Intervalo Fixo (FI) FI e, depois, a um programa de reforço múltiplo Extinção (EXT) EXT. O experimentador estava presente (i.e., monitoramento) em um dos componentes do múltiplo e não estava presente no outro. Antes das sessões, todos os participantes receberam, por escrito, a regra inacurada "pressione o botão rapidamente". Cada sessão teve a duração de 10 minutos. Os participantes emitiram taxas de respostas altas e não diferenciadas entre os componentes com ou sem monitoramento durante todo o experimento. Uma discussão dos resultados em termos de uma abordagem selecionista é realizada. |
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Efeito de Regras Inacuradas e Monitoramento sobre Desempenhos em Programas de ReforçosMonitoramentoinstruçãoesquemas de reforçamentocomportamento governado por regrasinsensibilidadeResumoO objetivo deste estudo foi investigar o efeito do monitoramento sobre a taxa de respostas na presença de regras inacuradas. Seis universitários foram expostos a um programa de reforço múltiplo Intervalo Fixo (FI) FI e, depois, a um programa de reforço múltiplo Extinção (EXT) EXT. O experimentador estava presente (i.e., monitoramento) em um dos componentes do múltiplo e não estava presente no outro. Antes das sessões, todos os participantes receberam, por escrito, a regra inacurada "pressione o botão rapidamente". Cada sessão teve a duração de 10 minutos. Os participantes emitiram taxas de respostas altas e não diferenciadas entre os componentes com ou sem monitoramento durante todo o experimento. Uma discussão dos resultados em termos de uma abordagem selecionista é realizada.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000400021Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.4 2015reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201528420info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Murilo NogueiraCosta,Carlos EduardoBenvenuti,Marcelo FrotaAndrade,Camila Carvalho Fariapor2015-11-13T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722015000400021Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-11-13T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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