Questionários dos valores básicos - Diagnóstico (QVB-D): evidências de validade de construto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200292 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo construir o Questionário dos Valores Básicos, versão diagnóstico (QVB-D), reunindo evidências de sua validade de construto (validades fatorial e convergente e consistência interna). No caso, teve-se em conta a teoria funcionalista dos valores humanos, identificando suas subfunções e três valores para representar cada uma. Participaram 210 estudantes do ensino médio e universitários de João Pessoa (PB), com idade média de 18,3 anos (DP = 2,94), a maioria do sexo feminino (61,4%). Estes responderam o QVB-D e perguntas demográficas. Para conhecer evidências de validade fatorial do instrumento, foram realizadas análises fatoriais confirmatórias, ademais para avaliar a consistência interna três indicadores foram utilizados. Os resultados apoiaram a adequação de sua versão com 54 itens, mostrando evidências de validade de construto. Conclui-se que este é um instrumento psicometricamente adequado, podendo ser utilizado em pesquisas futuras e na prática profissional do psicólogo. |
id |
UFRGS-5_d11babf03e8a0ec8409d95848f1df8ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722015000200292 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Questionários dos valores básicos - Diagnóstico (QVB-D): evidências de validade de construtoValoresfunçõesmedidavalidadediagnósticoEste estudo teve como objetivo construir o Questionário dos Valores Básicos, versão diagnóstico (QVB-D), reunindo evidências de sua validade de construto (validades fatorial e convergente e consistência interna). No caso, teve-se em conta a teoria funcionalista dos valores humanos, identificando suas subfunções e três valores para representar cada uma. Participaram 210 estudantes do ensino médio e universitários de João Pessoa (PB), com idade média de 18,3 anos (DP = 2,94), a maioria do sexo feminino (61,4%). Estes responderam o QVB-D e perguntas demográficas. Para conhecer evidências de validade fatorial do instrumento, foram realizadas análises fatoriais confirmatórias, ademais para avaliar a consistência interna três indicadores foram utilizados. Os resultados apoiaram a adequação de sua versão com 54 itens, mostrando evidências de validade de construto. Conclui-se que este é um instrumento psicometricamente adequado, podendo ser utilizado em pesquisas futuras e na prática profissional do psicólogo.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200292Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.2 2015reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201528209info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Luana Elayne Cunha deGouveia,Valdiney VelosoLima,Tiago Jessé Souza deSantos,Walberto Silva dospor2015-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722015000200292Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-10T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questionários dos valores básicos - Diagnóstico (QVB-D): evidências de validade de construto |
title |
Questionários dos valores básicos - Diagnóstico (QVB-D): evidências de validade de construto |
spellingShingle |
Questionários dos valores básicos - Diagnóstico (QVB-D): evidências de validade de construto Souza,Luana Elayne Cunha de Valores funções medida validade diagnóstico |
title_short |
Questionários dos valores básicos - Diagnóstico (QVB-D): evidências de validade de construto |
title_full |
Questionários dos valores básicos - Diagnóstico (QVB-D): evidências de validade de construto |
title_fullStr |
Questionários dos valores básicos - Diagnóstico (QVB-D): evidências de validade de construto |
title_full_unstemmed |
Questionários dos valores básicos - Diagnóstico (QVB-D): evidências de validade de construto |
title_sort |
Questionários dos valores básicos - Diagnóstico (QVB-D): evidências de validade de construto |
author |
Souza,Luana Elayne Cunha de |
author_facet |
Souza,Luana Elayne Cunha de Gouveia,Valdiney Veloso Lima,Tiago Jessé Souza de Santos,Walberto Silva dos |
author_role |
author |
author2 |
Gouveia,Valdiney Veloso Lima,Tiago Jessé Souza de Santos,Walberto Silva dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Luana Elayne Cunha de Gouveia,Valdiney Veloso Lima,Tiago Jessé Souza de Santos,Walberto Silva dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valores funções medida validade diagnóstico |
topic |
Valores funções medida validade diagnóstico |
description |
Este estudo teve como objetivo construir o Questionário dos Valores Básicos, versão diagnóstico (QVB-D), reunindo evidências de sua validade de construto (validades fatorial e convergente e consistência interna). No caso, teve-se em conta a teoria funcionalista dos valores humanos, identificando suas subfunções e três valores para representar cada uma. Participaram 210 estudantes do ensino médio e universitários de João Pessoa (PB), com idade média de 18,3 anos (DP = 2,94), a maioria do sexo feminino (61,4%). Estes responderam o QVB-D e perguntas demográficas. Para conhecer evidências de validade fatorial do instrumento, foram realizadas análises fatoriais confirmatórias, ademais para avaliar a consistência interna três indicadores foram utilizados. Os resultados apoiaram a adequação de sua versão com 54 itens, mostrando evidências de validade de construto. Conclui-se que este é um instrumento psicometricamente adequado, podendo ser utilizado em pesquisas futuras e na prática profissional do psicólogo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200292 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722015000200292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1678-7153.201528209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.28 n.2 2015 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134866123423744 |