Elaboração, desenvolvimento e avaliação de um Programa de Inserção Ocupacional para Jovens Desempregados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarriera,Jorge Castellá
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Câmara,Sheila Gonçalves, Berlim,Cynthia Schwarcz
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722000000100019
Resumo: Elaborou-se um Programa de Inserção Ocupacional a partir de estudos exploratórios (1994-1997), junto a uma amostra de 563 jovens de ambos sexos da cidade de Porto Alegre. A análise de necessidades foi decorrente de estudos específicos relativos aos itinerários de transição escola-trabalho, aspectos familiares, escolares, psicossociais, cognitivos e de bem-estar psicológico. Foi realizada uma análise multivariada discriminante por grupo ocupacional (estudantes, trabalhadores fixos e temporários e desempregados), para identificar as variáveis que mais caracterizavam diferencialmente o grupo em estudo. A partir desse diagnóstico foi elaborado o Programa de Inserção, o qual consta de três módulos: Projeto Ocupacional, Habilidades Sociais e Conhecimentos/Atitudes relativos ao Trabalho. Aplicou-se o Programa em três grupos de adolescentes voluntários cadastrados no Programa SINE/Adolescente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social (FGTAS), com idades de 14 a 17 anos, de ambos sexos, num total de 56 jovens. Aplicou-se um questionário de avaliação da efetividade do Programa, antes e depois da Intervenção. Os resultados confirmam a hipótese inicial da eficiência do Programa no desenvolvimento do projeto ocupacional e das habilidades sociais. Porém os resultados relativos às atitudes ou crenças relativas ao trabalho não apresentaram resultados diferenciados. Propõe-se uma intervenção junto a cursos profissionalizantes, para inserir o Programa nos mesmos e trabalhar as atitudes no processo de formação. Recomenda-se um acompanhamento por um ano para avaliar os efeitos do programa na inserção dos jovens, comparando com um grupo controle.
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