A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200377 |
Resumo: | A aprendizagem em contexto real de trabalho constitui uma importante componente da formação dos alunos dos cursos tecnológicos. No que se refere ao efeito deste tipo de experiências no desenvolvimento vocacional dos alunos, os resultados das investigações não são muito conclusivos. Por esta razão, recorrendo a um desenho longitudinal (pré e pós-estágio), este estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre a qualidade do estágio e o desenvolvimento vocacional dos alunos do ensino tecnológico (N=196). Os resultados obtidos sugerem a relevância da qualidade da experiência de trabalho no desenvolvimento vocacional dos alunos, sobretudo no âmbito do processo de exploração. |
id |
UFRGS-5_de6f9a0e11fb6a47e9126b3014824187 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722014000200377 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos TecnológicosDesenvolvimento vocacionalexploração de carreiratomada de decisãocompromisso de carreiraqualidade do estágioA aprendizagem em contexto real de trabalho constitui uma importante componente da formação dos alunos dos cursos tecnológicos. No que se refere ao efeito deste tipo de experiências no desenvolvimento vocacional dos alunos, os resultados das investigações não são muito conclusivos. Por esta razão, recorrendo a um desenho longitudinal (pré e pós-estágio), este estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre a qualidade do estágio e o desenvolvimento vocacional dos alunos do ensino tecnológico (N=196). Os resultados obtidos sugerem a relevância da qualidade da experiência de trabalho no desenvolvimento vocacional dos alunos, sobretudo no âmbito do processo de exploração.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200377Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.2 2014reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201427219info:eu-repo/semantics/openAccessGamboa,Vitor ManuelPaixão,Maria Paulapor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722014000200377Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos |
title |
A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos |
spellingShingle |
A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos Gamboa,Vitor Manuel Desenvolvimento vocacional exploração de carreira tomada de decisão compromisso de carreira qualidade do estágio |
title_short |
A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos |
title_full |
A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos |
title_fullStr |
A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos |
title_full_unstemmed |
A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos |
title_sort |
A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos |
author |
Gamboa,Vitor Manuel |
author_facet |
Gamboa,Vitor Manuel Paixão,Maria Paula |
author_role |
author |
author2 |
Paixão,Maria Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gamboa,Vitor Manuel Paixão,Maria Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento vocacional exploração de carreira tomada de decisão compromisso de carreira qualidade do estágio |
topic |
Desenvolvimento vocacional exploração de carreira tomada de decisão compromisso de carreira qualidade do estágio |
description |
A aprendizagem em contexto real de trabalho constitui uma importante componente da formação dos alunos dos cursos tecnológicos. No que se refere ao efeito deste tipo de experiências no desenvolvimento vocacional dos alunos, os resultados das investigações não são muito conclusivos. Por esta razão, recorrendo a um desenho longitudinal (pré e pós-estágio), este estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre a qualidade do estágio e o desenvolvimento vocacional dos alunos do ensino tecnológico (N=196). Os resultados obtidos sugerem a relevância da qualidade da experiência de trabalho no desenvolvimento vocacional dos alunos, sobretudo no âmbito do processo de exploração. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200377 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1678-7153.201427219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.2 2014 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134865689313280 |