A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gamboa,Vitor Manuel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Paixão,Maria Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200377
Resumo: A aprendizagem em contexto real de trabalho constitui uma importante componente da formação dos alunos dos cursos tecnológicos. No que se refere ao efeito deste tipo de experiências no desenvolvimento vocacional dos alunos, os resultados das investigações não são muito conclusivos. Por esta razão, recorrendo a um desenho longitudinal (pré e pós-estágio), este estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre a qualidade do estágio e o desenvolvimento vocacional dos alunos do ensino tecnológico (N=196). Os resultados obtidos sugerem a relevância da qualidade da experiência de trabalho no desenvolvimento vocacional dos alunos, sobretudo no âmbito do processo de exploração.
id UFRGS-5_de6f9a0e11fb6a47e9126b3014824187
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722014000200377
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos TecnológicosDesenvolvimento vocacionalexploração de carreiratomada de decisãocompromisso de carreiraqualidade do estágioA aprendizagem em contexto real de trabalho constitui uma importante componente da formação dos alunos dos cursos tecnológicos. No que se refere ao efeito deste tipo de experiências no desenvolvimento vocacional dos alunos, os resultados das investigações não são muito conclusivos. Por esta razão, recorrendo a um desenho longitudinal (pré e pós-estágio), este estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre a qualidade do estágio e o desenvolvimento vocacional dos alunos do ensino tecnológico (N=196). Os resultados obtidos sugerem a relevância da qualidade da experiência de trabalho no desenvolvimento vocacional dos alunos, sobretudo no âmbito do processo de exploração.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200377Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.2 2014reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201427219info:eu-repo/semantics/openAccessGamboa,Vitor ManuelPaixão,Maria Paulapor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722014000200377Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos
title A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos
spellingShingle A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos
Gamboa,Vitor Manuel
Desenvolvimento vocacional
exploração de carreira
tomada de decisão
compromisso de carreira
qualidade do estágio
title_short A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos
title_full A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos
title_fullStr A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos
title_full_unstemmed A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos
title_sort A Qualidade da Experiência de Estágio e o Desenvolvimento Vocacional de Estudantes dos Cursos Tecnológicos
author Gamboa,Vitor Manuel
author_facet Gamboa,Vitor Manuel
Paixão,Maria Paula
author_role author
author2 Paixão,Maria Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gamboa,Vitor Manuel
Paixão,Maria Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento vocacional
exploração de carreira
tomada de decisão
compromisso de carreira
qualidade do estágio
topic Desenvolvimento vocacional
exploração de carreira
tomada de decisão
compromisso de carreira
qualidade do estágio
description A aprendizagem em contexto real de trabalho constitui uma importante componente da formação dos alunos dos cursos tecnológicos. No que se refere ao efeito deste tipo de experiências no desenvolvimento vocacional dos alunos, os resultados das investigações não são muito conclusivos. Por esta razão, recorrendo a um desenho longitudinal (pré e pós-estágio), este estudo teve como principal objetivo analisar a relação entre a qualidade do estágio e o desenvolvimento vocacional dos alunos do ensino tecnológico (N=196). Os resultados obtidos sugerem a relevância da qualidade da experiência de trabalho no desenvolvimento vocacional dos alunos, sobretudo no âmbito do processo de exploração.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200377
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000200377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-7153.201427219
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.2 2014
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865689313280