Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Gil
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Soares,Adriana Benevides
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400019
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar as correlações entre inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas e seus impactos no desempenho acadêmico de estudantes universitários matriculados nos primeiro e segundo períodos de cursos universitários. A amostra foi composta de 196 estudantes, sendo 156 mulheres e 40 homens com idade entre 17 e 59 anos. Foram utilizados os testes de Raciocínio Abstrato (RA) da Bateria BPR-5; o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) e o Questionário de Envolvimento Acadêmico - versão expectativas (QEA). Os resultados identificaram correlação entre habilidades sociais, expectativas acadêmicas e desempenho acadêmico. No entanto, a inteligência não se correlacionou nem com desempenho acadêmico nem com habilidades sociais.
id UFRGS-5_e663be3fa5de71e6b0cc0611a3a5fdc4
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722013000400019
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitáriosInteligênciahabilidades sociaisexpectativas acadêmicasdesempenho acadêmicoestudantes universitáriosO objetivo deste estudo foi avaliar as correlações entre inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas e seus impactos no desempenho acadêmico de estudantes universitários matriculados nos primeiro e segundo períodos de cursos universitários. A amostra foi composta de 196 estudantes, sendo 156 mulheres e 40 homens com idade entre 17 e 59 anos. Foram utilizados os testes de Raciocínio Abstrato (RA) da Bateria BPR-5; o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) e o Questionário de Envolvimento Acadêmico - versão expectativas (QEA). Os resultados identificaram correlação entre habilidades sociais, expectativas acadêmicas e desempenho acadêmico. No entanto, a inteligência não se correlacionou nem com desempenho acadêmico nem com habilidades sociais.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400019Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.4 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000400019info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,GilSoares,Adriana Benevidespor2014-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000400019Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2014-04-10T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários
title Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários
spellingShingle Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários
Gomes,Gil
Inteligência
habilidades sociais
expectativas acadêmicas
desempenho acadêmico
estudantes universitários
title_short Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários
title_full Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários
title_fullStr Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários
title_full_unstemmed Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários
title_sort Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários
author Gomes,Gil
author_facet Gomes,Gil
Soares,Adriana Benevides
author_role author
author2 Soares,Adriana Benevides
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Gil
Soares,Adriana Benevides
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência
habilidades sociais
expectativas acadêmicas
desempenho acadêmico
estudantes universitários
topic Inteligência
habilidades sociais
expectativas acadêmicas
desempenho acadêmico
estudantes universitários
description O objetivo deste estudo foi avaliar as correlações entre inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas e seus impactos no desempenho acadêmico de estudantes universitários matriculados nos primeiro e segundo períodos de cursos universitários. A amostra foi composta de 196 estudantes, sendo 156 mulheres e 40 homens com idade entre 17 e 59 anos. Foram utilizados os testes de Raciocínio Abstrato (RA) da Bateria BPR-5; o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) e o Questionário de Envolvimento Acadêmico - versão expectativas (QEA). Os resultados identificaram correlação entre habilidades sociais, expectativas acadêmicas e desempenho acadêmico. No entanto, a inteligência não se correlacionou nem com desempenho acadêmico nem com habilidades sociais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722013000400019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.4 2013
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865338040320