Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400019 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar as correlações entre inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas e seus impactos no desempenho acadêmico de estudantes universitários matriculados nos primeiro e segundo períodos de cursos universitários. A amostra foi composta de 196 estudantes, sendo 156 mulheres e 40 homens com idade entre 17 e 59 anos. Foram utilizados os testes de Raciocínio Abstrato (RA) da Bateria BPR-5; o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) e o Questionário de Envolvimento Acadêmico - versão expectativas (QEA). Os resultados identificaram correlação entre habilidades sociais, expectativas acadêmicas e desempenho acadêmico. No entanto, a inteligência não se correlacionou nem com desempenho acadêmico nem com habilidades sociais. |
id |
UFRGS-5_e663be3fa5de71e6b0cc0611a3a5fdc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-79722013000400019 |
network_acronym_str |
UFRGS-5 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitáriosInteligênciahabilidades sociaisexpectativas acadêmicasdesempenho acadêmicoestudantes universitáriosO objetivo deste estudo foi avaliar as correlações entre inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas e seus impactos no desempenho acadêmico de estudantes universitários matriculados nos primeiro e segundo períodos de cursos universitários. A amostra foi composta de 196 estudantes, sendo 156 mulheres e 40 homens com idade entre 17 e 59 anos. Foram utilizados os testes de Raciocínio Abstrato (RA) da Bateria BPR-5; o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) e o Questionário de Envolvimento Acadêmico - versão expectativas (QEA). Os resultados identificaram correlação entre habilidades sociais, expectativas acadêmicas e desempenho acadêmico. No entanto, a inteligência não se correlacionou nem com desempenho acadêmico nem com habilidades sociais.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400019Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.4 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000400019info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,GilSoares,Adriana Benevidespor2014-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000400019Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2014-04-10T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários |
title |
Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários |
spellingShingle |
Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários Gomes,Gil Inteligência habilidades sociais expectativas acadêmicas desempenho acadêmico estudantes universitários |
title_short |
Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários |
title_full |
Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários |
title_fullStr |
Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários |
title_full_unstemmed |
Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários |
title_sort |
Inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas no desempenho de estudantes universitários |
author |
Gomes,Gil |
author_facet |
Gomes,Gil Soares,Adriana Benevides |
author_role |
author |
author2 |
Soares,Adriana Benevides |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes,Gil Soares,Adriana Benevides |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência habilidades sociais expectativas acadêmicas desempenho acadêmico estudantes universitários |
topic |
Inteligência habilidades sociais expectativas acadêmicas desempenho acadêmico estudantes universitários |
description |
O objetivo deste estudo foi avaliar as correlações entre inteligência, habilidades sociais e expectativas acadêmicas e seus impactos no desempenho acadêmico de estudantes universitários matriculados nos primeiro e segundo períodos de cursos universitários. A amostra foi composta de 196 estudantes, sendo 156 mulheres e 40 homens com idade entre 17 e 59 anos. Foram utilizados os testes de Raciocínio Abstrato (RA) da Bateria BPR-5; o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) e o Questionário de Envolvimento Acadêmico - versão expectativas (QEA). Os resultados identificaram correlação entre habilidades sociais, expectativas acadêmicas e desempenho acadêmico. No entanto, a inteligência não se correlacionou nem com desempenho acadêmico nem com habilidades sociais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400019 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000400019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-79722013000400019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.4 2013 reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
prc@springeropen.com |
_version_ |
1750134865338040320 |