Análise fatorial confirmatória do Extended Class Play numa amostra portuguesa de jovens adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia,João V.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos,António J., Freitas,Miguel, Rosado,António, Rubin,Kenneth
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300462
Resumo: O Extended Class Play (ECP; Burgess, Rubin, Wojslawowicz, Rose-Krasnor, & Booth, 2003) procura avaliar, através dos relatos dos pares, a reputação social dos sujeitos. O objetivo deste trabalho é testar a estrutura hexafatorial recentemente proposta, averiguando igualmente a sua adequação para género e idade, numa amostra portuguesa de 465 adolescentes (230 raparigas). Uma Análise Fatorial Confirmatória revelou que o modelo de seis fatores apresenta bons índices de ajustamento, de fiabilidade e validade e ainda boa adequação para gênero e idade. Estes resultados são consistentes com outros trabalhos, ao sugerir que o modelo hexafatorial do ECP apresenta capacidades psicométricas aceitáveis, constituindo-se como uma medida válida a utilizar na investigação sobre a reputação e o funcionamento sociais de adolescentes.
id UFRGS-5_e7f337b069a06ba7d4e646b216d3cb53
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722014000300462
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Análise fatorial confirmatória do Extended Class Play numa amostra portuguesa de jovens adolescentesRelações de paresreputação socialadolescênciaExtended Class PlayO Extended Class Play (ECP; Burgess, Rubin, Wojslawowicz, Rose-Krasnor, & Booth, 2003) procura avaliar, através dos relatos dos pares, a reputação social dos sujeitos. O objetivo deste trabalho é testar a estrutura hexafatorial recentemente proposta, averiguando igualmente a sua adequação para género e idade, numa amostra portuguesa de 465 adolescentes (230 raparigas). Uma Análise Fatorial Confirmatória revelou que o modelo de seis fatores apresenta bons índices de ajustamento, de fiabilidade e validade e ainda boa adequação para gênero e idade. Estes resultados são consistentes com outros trabalhos, ao sugerir que o modelo hexafatorial do ECP apresenta capacidades psicométricas aceitáveis, constituindo-se como uma medida válida a utilizar na investigação sobre a reputação e o funcionamento sociais de adolescentes.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300462Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.3 2014reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/1678-7153.201427306info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia,João V.Santos,António J.Freitas,MiguelRosado,AntónioRubin,Kennethpor2015-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722014000300462Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2015-09-21T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise fatorial confirmatória do Extended Class Play numa amostra portuguesa de jovens adolescentes
title Análise fatorial confirmatória do Extended Class Play numa amostra portuguesa de jovens adolescentes
spellingShingle Análise fatorial confirmatória do Extended Class Play numa amostra portuguesa de jovens adolescentes
Correia,João V.
Relações de pares
reputação social
adolescência
Extended Class Play
title_short Análise fatorial confirmatória do Extended Class Play numa amostra portuguesa de jovens adolescentes
title_full Análise fatorial confirmatória do Extended Class Play numa amostra portuguesa de jovens adolescentes
title_fullStr Análise fatorial confirmatória do Extended Class Play numa amostra portuguesa de jovens adolescentes
title_full_unstemmed Análise fatorial confirmatória do Extended Class Play numa amostra portuguesa de jovens adolescentes
title_sort Análise fatorial confirmatória do Extended Class Play numa amostra portuguesa de jovens adolescentes
author Correia,João V.
author_facet Correia,João V.
Santos,António J.
Freitas,Miguel
Rosado,António
Rubin,Kenneth
author_role author
author2 Santos,António J.
Freitas,Miguel
Rosado,António
Rubin,Kenneth
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia,João V.
Santos,António J.
Freitas,Miguel
Rosado,António
Rubin,Kenneth
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de pares
reputação social
adolescência
Extended Class Play
topic Relações de pares
reputação social
adolescência
Extended Class Play
description O Extended Class Play (ECP; Burgess, Rubin, Wojslawowicz, Rose-Krasnor, & Booth, 2003) procura avaliar, através dos relatos dos pares, a reputação social dos sujeitos. O objetivo deste trabalho é testar a estrutura hexafatorial recentemente proposta, averiguando igualmente a sua adequação para género e idade, numa amostra portuguesa de 465 adolescentes (230 raparigas). Uma Análise Fatorial Confirmatória revelou que o modelo de seis fatores apresenta bons índices de ajustamento, de fiabilidade e validade e ainda boa adequação para gênero e idade. Estes resultados são consistentes com outros trabalhos, ao sugerir que o modelo hexafatorial do ECP apresenta capacidades psicométricas aceitáveis, constituindo-se como uma medida válida a utilizar na investigação sobre a reputação e o funcionamento sociais de adolescentes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300462
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722014000300462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-7153.201427306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.27 n.3 2014
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865701896192