Validação do inventário de sintomas de stress infantil - ISS - I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucarelli,Maria Diva Monteiro
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Lipp,Marilda E. Novaes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000100005
Resumo: Este trabalho teve por objetivo submeter o Inventário de Sintomas de Stress Infantil a um estudo de validação. Foram sujeitos 255 crianças entre seis e 14 anos de idade, de ambos os sexos, alunos de escolas públicas, e nove profissionais. Foi feita a aplicação do ISS-I nas crianças e de um questionário nos profissionais. Os resultados culminaram em um novo instrumento: Escala de Stress Infantil. A análise de precisão evidenciou elevada consistência interna, alfa de Cronbach. Extraíram-se quatro fatores com a análise fatorial exploratória relacionados às reações do stress: físicas, psicológicas, psicológicas com componente depressivo e psicofisiológicas. A análise fatorial confirmatória evidenciou alta correlação entre os fatores, supondo que exista um único constructo. O estudo revelou ainda alta correlação entre aplicação individual e coletiva. Concluiu-se que a ESI pode ser considerada como um bom e válido instrumento de avaliação do stress para crianças de seis a 14 anos de idade de ambos os sexos.
id UFRGS-5_e8b848029cc794b551a84641ce6af70b
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79721999000100005
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Validação do inventário de sintomas de stress infantil - ISS - IStress infantilAvaliação do stress infantilEscala de Stress InfantilEste trabalho teve por objetivo submeter o Inventário de Sintomas de Stress Infantil a um estudo de validação. Foram sujeitos 255 crianças entre seis e 14 anos de idade, de ambos os sexos, alunos de escolas públicas, e nove profissionais. Foi feita a aplicação do ISS-I nas crianças e de um questionário nos profissionais. Os resultados culminaram em um novo instrumento: Escala de Stress Infantil. A análise de precisão evidenciou elevada consistência interna, alfa de Cronbach. Extraíram-se quatro fatores com a análise fatorial exploratória relacionados às reações do stress: físicas, psicológicas, psicológicas com componente depressivo e psicofisiológicas. A análise fatorial confirmatória evidenciou alta correlação entre os fatores, supondo que exista um único constructo. O estudo revelou ainda alta correlação entre aplicação individual e coletiva. Concluiu-se que a ESI pode ser considerada como um bom e válido instrumento de avaliação do stress para crianças de seis a 14 anos de idade de ambos os sexos.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000100005Psicologia: Reflexão e Crítica v.12 n.1 1999reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79721999000100005info:eu-repo/semantics/openAccessLucarelli,Maria Diva MonteiroLipp,Marilda E. Novaespor2000-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79721999000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2000-07-06T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação do inventário de sintomas de stress infantil - ISS - I
title Validação do inventário de sintomas de stress infantil - ISS - I
spellingShingle Validação do inventário de sintomas de stress infantil - ISS - I
Lucarelli,Maria Diva Monteiro
Stress infantil
Avaliação do stress infantil
Escala de Stress Infantil
title_short Validação do inventário de sintomas de stress infantil - ISS - I
title_full Validação do inventário de sintomas de stress infantil - ISS - I
title_fullStr Validação do inventário de sintomas de stress infantil - ISS - I
title_full_unstemmed Validação do inventário de sintomas de stress infantil - ISS - I
title_sort Validação do inventário de sintomas de stress infantil - ISS - I
author Lucarelli,Maria Diva Monteiro
author_facet Lucarelli,Maria Diva Monteiro
Lipp,Marilda E. Novaes
author_role author
author2 Lipp,Marilda E. Novaes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucarelli,Maria Diva Monteiro
Lipp,Marilda E. Novaes
dc.subject.por.fl_str_mv Stress infantil
Avaliação do stress infantil
Escala de Stress Infantil
topic Stress infantil
Avaliação do stress infantil
Escala de Stress Infantil
description Este trabalho teve por objetivo submeter o Inventário de Sintomas de Stress Infantil a um estudo de validação. Foram sujeitos 255 crianças entre seis e 14 anos de idade, de ambos os sexos, alunos de escolas públicas, e nove profissionais. Foi feita a aplicação do ISS-I nas crianças e de um questionário nos profissionais. Os resultados culminaram em um novo instrumento: Escala de Stress Infantil. A análise de precisão evidenciou elevada consistência interna, alfa de Cronbach. Extraíram-se quatro fatores com a análise fatorial exploratória relacionados às reações do stress: físicas, psicológicas, psicológicas com componente depressivo e psicofisiológicas. A análise fatorial confirmatória evidenciou alta correlação entre os fatores, supondo que exista um único constructo. O estudo revelou ainda alta correlação entre aplicação individual e coletiva. Concluiu-se que a ESI pode ser considerada como um bom e válido instrumento de avaliação do stress para crianças de seis a 14 anos de idade de ambos os sexos.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79721999000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.12 n.1 1999
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134861505495040