Validação do inventário de sintomas de stress infantil - ISS - I
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000100005 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo submeter o Inventário de Sintomas de Stress Infantil a um estudo de validação. Foram sujeitos 255 crianças entre seis e 14 anos de idade, de ambos os sexos, alunos de escolas públicas, e nove profissionais. Foi feita a aplicação do ISS-I nas crianças e de um questionário nos profissionais. Os resultados culminaram em um novo instrumento: Escala de Stress Infantil. A análise de precisão evidenciou elevada consistência interna, alfa de Cronbach. Extraíram-se quatro fatores com a análise fatorial exploratória relacionados às reações do stress: físicas, psicológicas, psicológicas com componente depressivo e psicofisiológicas. A análise fatorial confirmatória evidenciou alta correlação entre os fatores, supondo que exista um único constructo. O estudo revelou ainda alta correlação entre aplicação individual e coletiva. Concluiu-se que a ESI pode ser considerada como um bom e válido instrumento de avaliação do stress para crianças de seis a 14 anos de idade de ambos os sexos. |
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Validação do inventário de sintomas de stress infantil - ISS - IStress infantilAvaliação do stress infantilEscala de Stress InfantilEste trabalho teve por objetivo submeter o Inventário de Sintomas de Stress Infantil a um estudo de validação. Foram sujeitos 255 crianças entre seis e 14 anos de idade, de ambos os sexos, alunos de escolas públicas, e nove profissionais. Foi feita a aplicação do ISS-I nas crianças e de um questionário nos profissionais. Os resultados culminaram em um novo instrumento: Escala de Stress Infantil. A análise de precisão evidenciou elevada consistência interna, alfa de Cronbach. Extraíram-se quatro fatores com a análise fatorial exploratória relacionados às reações do stress: físicas, psicológicas, psicológicas com componente depressivo e psicofisiológicas. A análise fatorial confirmatória evidenciou alta correlação entre os fatores, supondo que exista um único constructo. O estudo revelou ainda alta correlação entre aplicação individual e coletiva. Concluiu-se que a ESI pode ser considerada como um bom e válido instrumento de avaliação do stress para crianças de seis a 14 anos de idade de ambos os sexos.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul1999-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79721999000100005Psicologia: Reflexão e Crítica v.12 n.1 1999reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79721999000100005info:eu-repo/semantics/openAccessLucarelli,Maria Diva MonteiroLipp,Marilda E. Novaespor2000-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79721999000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2000-07-06T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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