Notas para (re)ver as relações entre o feminino e o masculino nos longa-metragens de Jorge Furtado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Escosteguy, Ana Carolina D.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gutfreind, Cristiane Freitas, Antunes, Ricardo Romanoff, Brendler, Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Intexto (Porto Alegre)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/6870
Resumo: Three contemporary movie narratives produced in Rio Grande do Sul by Jorge Furtado were analized. The objective is to investigate the films from the point of view of genre in the cultural and relational dimensions of the category, showing the differences between the female characters. The three movies chosen for this debate are: Houve uma Vez Dois Verões (2002), O Homem que Copiava (2003) and Meu Tio Matou um Cara (2004). Although the movies have the narration by the male characters in off, there are the women who, preponderantly break out the plot conflicts. From this observation it was concluded that the dynamics of the male´s view has been flexible, although keeping some of their original characteristics.
id UFRGS-6_112d2aecf007ee61c4883539bca71886
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/6870
network_acronym_str UFRGS-6
network_name_str Intexto (Porto Alegre)
repository_id_str
spelling Notas para (re)ver as relações entre o feminino e o masculino nos longa-metragens de Jorge FurtadoGênero. Identidades Culturais. Cinema gaúcho.Genre. Cultural identities. Gaucho’s movie.Gênero. Identidades Culturais. Película Gaúcha.Three contemporary movie narratives produced in Rio Grande do Sul by Jorge Furtado were analized. The objective is to investigate the films from the point of view of genre in the cultural and relational dimensions of the category, showing the differences between the female characters. The three movies chosen for this debate are: Houve uma Vez Dois Verões (2002), O Homem que Copiava (2003) and Meu Tio Matou um Cara (2004). Although the movies have the narration by the male characters in off, there are the women who, preponderantly break out the plot conflicts. From this observation it was concluded that the dynamics of the male´s view has been flexible, although keeping some of their original characteristics.Analizamos tres narrativas cinematográficas contemporáneas en Rio Grande do Sul dirijidas por el cineasta Jorge Furtado. El objetivo es investigar los largo-metrajes por la mirada del género, explorando su construcción cultural y dando evidencia a las diversas dimensiones entre los personajes femeninos. Los tres registros cinematrográficos que nosotros elegimos son: Houve uma Vez Dois Verões(2002),O Homem que Copiava (2003) y Meu Tio Matou um Cara (2004). Aunque las películas tengan la narración en off de los personajes masculinos, son la mujeres que, preponderantemente, deflagran los conflictos de las tramas. A partir de esa observación consideramos que la dinámica de la mirada masculina se flexibiliza, sin embargo mantiene algunos de sus prejuicios.Analisamos três narrativas cinematográficas contemporâneas produzidas no Rio Grande Sul pelo cineasta Jorge Furtado. O objetivo é investigar os filmes pelo viés do gênero, na dimensão cultural e relacional da categoria, evidenciando as distinções entre as personagens femininas. Os três registros cinematográficos que escolhemos para esse debate são: Houve uma Vez Dois Verões (2002), O Homem que Copiava (2003) e Meu Tio Matou um Cara (2004). Embora os filmes tenham a narração em off dos personagens masculinos, são as mulheres que, de modo preponderante, deflagram os conflitos das tramas. A partir dessa observação consideramos que a dinâmica do olhar masculino se flexibiliza, embora mantenha algumas de suas características originais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/6870Intexto; No. 17 (2007)Intexto; Núm. 17 (2007)Intexto; No. 17 (2007)Intexto; N. 17 (2007)Intexto; n. 17 (2007)1807-8583reponame:Intexto (Porto Alegre)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/6870/4138Escosteguy, Ana Carolina D.Gutfreind, Cristiane FreitasAntunes, Ricardo RomanoffBrendler, Guilhermeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-07T13:55:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/6870Revistahttp://seer.ufrgs.br/intextoONGhttp://seer.ufrgs.br/intexto/oai||intexto@ufrgs.br1807-85831807-8583opendoar:2018-03-07T13:55:07Intexto (Porto Alegre) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas para (re)ver as relações entre o feminino e o masculino nos longa-metragens de Jorge Furtado
title Notas para (re)ver as relações entre o feminino e o masculino nos longa-metragens de Jorge Furtado
spellingShingle Notas para (re)ver as relações entre o feminino e o masculino nos longa-metragens de Jorge Furtado
Escosteguy, Ana Carolina D.
Gênero. Identidades Culturais. Cinema gaúcho.
Genre. Cultural identities. Gaucho’s movie.
Gênero. Identidades Culturais. Película Gaúcha.
title_short Notas para (re)ver as relações entre o feminino e o masculino nos longa-metragens de Jorge Furtado
title_full Notas para (re)ver as relações entre o feminino e o masculino nos longa-metragens de Jorge Furtado
title_fullStr Notas para (re)ver as relações entre o feminino e o masculino nos longa-metragens de Jorge Furtado
title_full_unstemmed Notas para (re)ver as relações entre o feminino e o masculino nos longa-metragens de Jorge Furtado
title_sort Notas para (re)ver as relações entre o feminino e o masculino nos longa-metragens de Jorge Furtado
author Escosteguy, Ana Carolina D.
author_facet Escosteguy, Ana Carolina D.
Gutfreind, Cristiane Freitas
Antunes, Ricardo Romanoff
Brendler, Guilherme
author_role author
author2 Gutfreind, Cristiane Freitas
Antunes, Ricardo Romanoff
Brendler, Guilherme
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Escosteguy, Ana Carolina D.
Gutfreind, Cristiane Freitas
Antunes, Ricardo Romanoff
Brendler, Guilherme
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Identidades Culturais. Cinema gaúcho.
Genre. Cultural identities. Gaucho’s movie.
Gênero. Identidades Culturais. Película Gaúcha.
topic Gênero. Identidades Culturais. Cinema gaúcho.
Genre. Cultural identities. Gaucho’s movie.
Gênero. Identidades Culturais. Película Gaúcha.
description Three contemporary movie narratives produced in Rio Grande do Sul by Jorge Furtado were analized. The objective is to investigate the films from the point of view of genre in the cultural and relational dimensions of the category, showing the differences between the female characters. The three movies chosen for this debate are: Houve uma Vez Dois Verões (2002), O Homem que Copiava (2003) and Meu Tio Matou um Cara (2004). Although the movies have the narration by the male characters in off, there are the women who, preponderantly break out the plot conflicts. From this observation it was concluded that the dynamics of the male´s view has been flexible, although keeping some of their original characteristics.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/6870
url https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/6870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/6870/4138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Intexto; No. 17 (2007)
Intexto; Núm. 17 (2007)
Intexto; No. 17 (2007)
Intexto; N. 17 (2007)
Intexto; n. 17 (2007)
1807-8583
reponame:Intexto (Porto Alegre)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Intexto (Porto Alegre)
collection Intexto (Porto Alegre)
repository.name.fl_str_mv Intexto (Porto Alegre) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||intexto@ufrgs.br
_version_ 1799766107945435136