UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/92023 |
Resumo: | Este artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura que investiga o estado da arte das práticas interdisciplinares (PI) na educação a distância em instituições de ensino superior. Foram selecionados 279 artigos no período de 2010 a 2018. O objetivo foi compreender como as práticas interdisciplinares estão sendo aplicadas, de que forma estão sendo avaliadas, e amparadas por quais ferramentas na educação a distância. A partir dos 279 artigos selecionados, a análise dos trabalhos compreendeu 3 passos que resultaram respectivamente 62, 11 e 8 artigos que foram utilizados efetivamente, pois atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Observou-se que diversas PI estão sendo utilizadas com ênfase na aprendizagem baseada em problemas – PBL ou pautadas em estudo de casos mediados por meio de diversas tecnologias de informação e comunicação. Além disso, identificou-se que essas práticas são disponibilizadas em plataformas de aprendizagem eletrônica e ancoradas em interfaces ativas e colaborativas. |
id |
UFRGS-7_0526ff9b05f2844a854b64bfd0b720e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/92023 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAInterdisciplinaridade. Ensino superior e Educação a Distância.Práticas Interdisciplinares na Educação a Distância no Ensino SuperiorEste artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura que investiga o estado da arte das práticas interdisciplinares (PI) na educação a distância em instituições de ensino superior. Foram selecionados 279 artigos no período de 2010 a 2018. O objetivo foi compreender como as práticas interdisciplinares estão sendo aplicadas, de que forma estão sendo avaliadas, e amparadas por quais ferramentas na educação a distância. A partir dos 279 artigos selecionados, a análise dos trabalhos compreendeu 3 passos que resultaram respectivamente 62, 11 e 8 artigos que foram utilizados efetivamente, pois atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Observou-se que diversas PI estão sendo utilizadas com ênfase na aprendizagem baseada em problemas – PBL ou pautadas em estudo de casos mediados por meio de diversas tecnologias de informação e comunicação. Além disso, identificou-se que essas práticas são disponibilizadas em plataformas de aprendizagem eletrônica e ancoradas em interfaces ativas e colaborativas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9202310.22456/1982-1654.92023Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos SériosInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/92023/55725Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPedrotti, GabrielaKemczinski, Avanilde2022-01-06T18:26:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/92023Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2022-01-06T18:26:51Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Pedrotti, Gabriela Interdisciplinaridade. Ensino superior e Educação a Distância. Práticas Interdisciplinares na Educação a Distância no Ensino Superior |
title_short |
UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
UMA INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
Pedrotti, Gabriela |
author_facet |
Pedrotti, Gabriela Kemczinski, Avanilde |
author_role |
author |
author2 |
Kemczinski, Avanilde |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrotti, Gabriela Kemczinski, Avanilde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade. Ensino superior e Educação a Distância. Práticas Interdisciplinares na Educação a Distância no Ensino Superior |
topic |
Interdisciplinaridade. Ensino superior e Educação a Distância. Práticas Interdisciplinares na Educação a Distância no Ensino Superior |
description |
Este artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura que investiga o estado da arte das práticas interdisciplinares (PI) na educação a distância em instituições de ensino superior. Foram selecionados 279 artigos no período de 2010 a 2018. O objetivo foi compreender como as práticas interdisciplinares estão sendo aplicadas, de que forma estão sendo avaliadas, e amparadas por quais ferramentas na educação a distância. A partir dos 279 artigos selecionados, a análise dos trabalhos compreendeu 3 passos que resultaram respectivamente 62, 11 e 8 artigos que foram utilizados efetivamente, pois atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Observou-se que diversas PI estão sendo utilizadas com ênfase na aprendizagem baseada em problemas – PBL ou pautadas em estudo de casos mediados por meio de diversas tecnologias de informação e comunicação. Além disso, identificou-se que essas práticas são disponibilizadas em plataformas de aprendizagem eletrônica e ancoradas em interfaces ativas e colaborativas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/92023 10.22456/1982-1654.92023 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/92023 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.92023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/92023/55725 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 3 Set/Dez (2019): Materiais Educacionais Digitais, Docência em Ambientes Informatizados, Jogos Sérios 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184131821568 |