Avaliação informatiza adaptativa do ENADE pelo MOODLE: evidências de validade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Lucio Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Bartholomeu, Daniel, Montiel, José Maria, Couto, Gleiber, Berberian, Arthur Almeida, Pessoto, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/69900
Resumo: Testes informatizados adaptativos adquirem relevância quanto às possibilidades de estudos. Este estudo teve como objetivo relacionar dados de uma avaliação do ENADE do Curso do Direito. Participaram 92 pessoas. Foi utilizado dois instrumentos de medida de multipla escolha, um em papel e lápis e outro adaptado ao modelo informatizado adaptativo em ambiente MOODLE. Os resultados demonstraram que os itens estiveram dentro dos parâmetros de ajuste ao modelo investigado. A correlação entre os níveis de dificuldade dos itens nas duas formas, revelaram que os parâmetros dos itens se mantiveram os mesmos entre uma e outra forma de aplicação. Considera-se que estudos que se propõem a analisar os itens, recorrendo a TRI como meio de análise do modelo de Rasch, permitem aferir evidência de validade de construto. Sugere-se que novos estudos a respeito do ENADE, em modelo informatizado adaptativo, pois o ambiente MOODLE demonstrou ser um meio útil e eficaz de avaliação.
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