Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raab, André Luís Alice
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: da Silva, Júlia Marques Carvalho, Giraffa, Lúcia Maria Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
DOI: 10.22456/1982-1654.9632
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9632
Resumo: Este artigo apresenta a utilização de um ambiente de educação a distância (EaD) para auxiliar no atendimento adequado aos problemas de aprendizagem de uma disciplina presencial de algorítmos, disciplina fundamental nos cursos da área tecnologica. O ambiente foi concebido a partir de uma perpectiva sócio-interacionista fundamentada na teoria das Experiências de Aprendizagens Mediadas (Feuertein, 1998). O ambiente EaD proporciona a flexibilidade dos locais e horários de estudos, bem como fornece as informações necessárias para direcionar a atuação dos professores/mediadores. Os resultados preliminares fornecem indícios de uma melhora no atendimento aos alunos e da ampliação de experiências de aprendizagens mediadas.
id UFRGS-7_14333616cc539ced8da1381f8ccbfd01
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/9632
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
spelling Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina PresencialExperiências de aprendizagens mediadaseducação a distânciaaprendizagem de algorítmo.Este artigo apresenta a utilização de um ambiente de educação a distância (EaD) para auxiliar no atendimento adequado aos problemas de aprendizagem de uma disciplina presencial de algorítmos, disciplina fundamental nos cursos da área tecnologica. O ambiente foi concebido a partir de uma perpectiva sócio-interacionista fundamentada na teoria das Experiências de Aprendizagens Mediadas (Feuertein, 1998). O ambiente EaD proporciona a flexibilidade dos locais e horários de estudos, bem como fornece as informações necessárias para direcionar a atuação dos professores/mediadores. Os resultados preliminares fornecem indícios de uma melhora no atendimento aos alunos e da ampliação de experiências de aprendizagens mediadas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2005-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/963210.22456/1982-1654.9632Computers in education: theory & practice; Vol. 8 No. 1 (2005): Humane-Machine InteractionInformática na educação: teoria & prática; v. 8 n. 1 (2005): Interação Humano - Máquina1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9632/5503Raab, André Luís Aliceda Silva, Júlia Marques CarvalhoGiraffa, Lúcia Maria Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-22T18:58:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/9632Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-22T18:58:17Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial
title Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial
spellingShingle Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial
Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial
Raab, André Luís Alice
Experiências de aprendizagens mediadas
educação a distância
aprendizagem de algorítmo.
Raab, André Luís Alice
Experiências de aprendizagens mediadas
educação a distância
aprendizagem de algorítmo.
title_short Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial
title_full Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial
title_fullStr Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial
Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial
title_full_unstemmed Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial
Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial
title_sort Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial
author Raab, André Luís Alice
author_facet Raab, André Luís Alice
Raab, André Luís Alice
da Silva, Júlia Marques Carvalho
Giraffa, Lúcia Maria Martins
da Silva, Júlia Marques Carvalho
Giraffa, Lúcia Maria Martins
author_role author
author2 da Silva, Júlia Marques Carvalho
Giraffa, Lúcia Maria Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raab, André Luís Alice
da Silva, Júlia Marques Carvalho
Giraffa, Lúcia Maria Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências de aprendizagens mediadas
educação a distância
aprendizagem de algorítmo.
topic Experiências de aprendizagens mediadas
educação a distância
aprendizagem de algorítmo.
description Este artigo apresenta a utilização de um ambiente de educação a distância (EaD) para auxiliar no atendimento adequado aos problemas de aprendizagem de uma disciplina presencial de algorítmos, disciplina fundamental nos cursos da área tecnologica. O ambiente foi concebido a partir de uma perpectiva sócio-interacionista fundamentada na teoria das Experiências de Aprendizagens Mediadas (Feuertein, 1998). O ambiente EaD proporciona a flexibilidade dos locais e horários de estudos, bem como fornece as informações necessárias para direcionar a atuação dos professores/mediadores. Os resultados preliminares fornecem indícios de uma melhora no atendimento aos alunos e da ampliação de experiências de aprendizagens mediadas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9632
10.22456/1982-1654.9632
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9632
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.9632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9632/5503
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 8 No. 1 (2005): Humane-Machine Interaction
Informática na educação: teoria & prática; v. 8 n. 1 (2005): Interação Humano - Máquina
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1822182845051830272
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22456/1982-1654.9632