Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
DOI: | 10.22456/1982-1654.9632 |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9632 |
Resumo: | Este artigo apresenta a utilização de um ambiente de educação a distância (EaD) para auxiliar no atendimento adequado aos problemas de aprendizagem de uma disciplina presencial de algorítmos, disciplina fundamental nos cursos da área tecnologica. O ambiente foi concebido a partir de uma perpectiva sócio-interacionista fundamentada na teoria das Experiências de Aprendizagens Mediadas (Feuertein, 1998). O ambiente EaD proporciona a flexibilidade dos locais e horários de estudos, bem como fornece as informações necessárias para direcionar a atuação dos professores/mediadores. Os resultados preliminares fornecem indícios de uma melhora no atendimento aos alunos e da ampliação de experiências de aprendizagens mediadas. |
id |
UFRGS-7_14333616cc539ced8da1381f8ccbfd01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/9632 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
spelling |
Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina PresencialExperiências de aprendizagens mediadaseducação a distânciaaprendizagem de algorítmo.Este artigo apresenta a utilização de um ambiente de educação a distância (EaD) para auxiliar no atendimento adequado aos problemas de aprendizagem de uma disciplina presencial de algorítmos, disciplina fundamental nos cursos da área tecnologica. O ambiente foi concebido a partir de uma perpectiva sócio-interacionista fundamentada na teoria das Experiências de Aprendizagens Mediadas (Feuertein, 1998). O ambiente EaD proporciona a flexibilidade dos locais e horários de estudos, bem como fornece as informações necessárias para direcionar a atuação dos professores/mediadores. Os resultados preliminares fornecem indícios de uma melhora no atendimento aos alunos e da ampliação de experiências de aprendizagens mediadas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2005-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/963210.22456/1982-1654.9632Computers in education: theory & practice; Vol. 8 No. 1 (2005): Humane-Machine InteractionInformática na educação: teoria & prática; v. 8 n. 1 (2005): Interação Humano - Máquina1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9632/5503Raab, André Luís Aliceda Silva, Júlia Marques CarvalhoGiraffa, Lúcia Maria Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-22T18:58:17Zoai:seer.ufrgs.br:article/9632Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-22T18:58:17Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial |
title |
Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial |
spellingShingle |
Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial Raab, André Luís Alice Experiências de aprendizagens mediadas educação a distância aprendizagem de algorítmo. Raab, André Luís Alice Experiências de aprendizagens mediadas educação a distância aprendizagem de algorítmo. |
title_short |
Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial |
title_full |
Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial |
title_fullStr |
Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial |
title_full_unstemmed |
Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial |
title_sort |
Um Ambiente EAD para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas em uma Disciplina Presencial |
author |
Raab, André Luís Alice |
author_facet |
Raab, André Luís Alice Raab, André Luís Alice da Silva, Júlia Marques Carvalho Giraffa, Lúcia Maria Martins da Silva, Júlia Marques Carvalho Giraffa, Lúcia Maria Martins |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Júlia Marques Carvalho Giraffa, Lúcia Maria Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raab, André Luís Alice da Silva, Júlia Marques Carvalho Giraffa, Lúcia Maria Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiências de aprendizagens mediadas educação a distância aprendizagem de algorítmo. |
topic |
Experiências de aprendizagens mediadas educação a distância aprendizagem de algorítmo. |
description |
Este artigo apresenta a utilização de um ambiente de educação a distância (EaD) para auxiliar no atendimento adequado aos problemas de aprendizagem de uma disciplina presencial de algorítmos, disciplina fundamental nos cursos da área tecnologica. O ambiente foi concebido a partir de uma perpectiva sócio-interacionista fundamentada na teoria das Experiências de Aprendizagens Mediadas (Feuertein, 1998). O ambiente EaD proporciona a flexibilidade dos locais e horários de estudos, bem como fornece as informações necessárias para direcionar a atuação dos professores/mediadores. Os resultados preliminares fornecem indícios de uma melhora no atendimento aos alunos e da ampliação de experiências de aprendizagens mediadas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9632 10.22456/1982-1654.9632 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9632 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.9632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9632/5503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 8 No. 1 (2005): Humane-Machine Interaction Informática na educação: teoria & prática; v. 8 n. 1 (2005): Interação Humano - Máquina 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1822182845051830272 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22456/1982-1654.9632 |