Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/113244 |
Resumo: | No Brasil, alunos de 15 a 16 anos possuem média de conhecimento abaixo do nível 2 em matemática, o que posiciona o país em 58º lugar entre os 65 analisados, refletindo também a dificuldade de alunos de universidades em cursos de ciências exatas. O uso de ferramentas computacionais pode ajudar professores e alunos a obter melhores resultados, principalmente na área de análise numérica. Com base nisso, esta produção acadêmica visa desenvolver uma toolbox, denominada "Toolbox Raízes das funções", que pode realizar o processo de resolução de questões utilizando os métodos de Newton-Raphson, Secante e Bisseção, que consiga demonstrar passo a passo da solução e gráfico do método, além de ser totalmente desenvolvido em português, visando auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em cursos de análise numérica. A toolbox foi disponibilizada para todos os usuários no MATLAB Central File Exchange. |
id |
UFRGS-7_17490fdf4de897252d82c6e9527f16e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/113244 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricosMétodos numéricosToolboxNewton-RaphsonBisseçãoSecanteNo Brasil, alunos de 15 a 16 anos possuem média de conhecimento abaixo do nível 2 em matemática, o que posiciona o país em 58º lugar entre os 65 analisados, refletindo também a dificuldade de alunos de universidades em cursos de ciências exatas. O uso de ferramentas computacionais pode ajudar professores e alunos a obter melhores resultados, principalmente na área de análise numérica. Com base nisso, esta produção acadêmica visa desenvolver uma toolbox, denominada "Toolbox Raízes das funções", que pode realizar o processo de resolução de questões utilizando os métodos de Newton-Raphson, Secante e Bisseção, que consiga demonstrar passo a passo da solução e gráfico do método, além de ser totalmente desenvolvido em português, visando auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em cursos de análise numérica. A toolbox foi disponibilizada para todos os usuários no MATLAB Central File Exchange.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11324410.22456/1982-1654.113244Computers in education: theory & practice; Vol. 25 No. 2 (2022): Informática na Educação: teoria & prática; 61-73Informática na educação: teoria & prática; v. 25 n. 2 (2022): Informática na Educação: teoria & prática; 61-731982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/113244/89868Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & práticahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gislandya Suelly BandeiraEpifanio, Mileno Alexandre BarbosaSá, Gabriel Caldas Barros e2023-09-19T18:06:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/113244Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2023-09-19T18:06:29Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos |
title |
Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos |
spellingShingle |
Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos Silva, Gislandya Suelly Bandeira Métodos numéricos Toolbox Newton-Raphson Bisseção Secante |
title_short |
Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos |
title_full |
Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos |
title_fullStr |
Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos |
title_sort |
Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos |
author |
Silva, Gislandya Suelly Bandeira |
author_facet |
Silva, Gislandya Suelly Bandeira Epifanio, Mileno Alexandre Barbosa Sá, Gabriel Caldas Barros e |
author_role |
author |
author2 |
Epifanio, Mileno Alexandre Barbosa Sá, Gabriel Caldas Barros e |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gislandya Suelly Bandeira Epifanio, Mileno Alexandre Barbosa Sá, Gabriel Caldas Barros e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Métodos numéricos Toolbox Newton-Raphson Bisseção Secante |
topic |
Métodos numéricos Toolbox Newton-Raphson Bisseção Secante |
description |
No Brasil, alunos de 15 a 16 anos possuem média de conhecimento abaixo do nível 2 em matemática, o que posiciona o país em 58º lugar entre os 65 analisados, refletindo também a dificuldade de alunos de universidades em cursos de ciências exatas. O uso de ferramentas computacionais pode ajudar professores e alunos a obter melhores resultados, principalmente na área de análise numérica. Com base nisso, esta produção acadêmica visa desenvolver uma toolbox, denominada "Toolbox Raízes das funções", que pode realizar o processo de resolução de questões utilizando os métodos de Newton-Raphson, Secante e Bisseção, que consiga demonstrar passo a passo da solução e gráfico do método, além de ser totalmente desenvolvido em português, visando auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em cursos de análise numérica. A toolbox foi disponibilizada para todos os usuários no MATLAB Central File Exchange. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/113244 10.22456/1982-1654.113244 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/113244 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.113244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/113244/89868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 25 No. 2 (2022): Informática na Educação: teoria & prática; 61-73 Informática na educação: teoria & prática; v. 25 n. 2 (2022): Informática na Educação: teoria & prática; 61-73 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184226193408 |