Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gislandya Suelly Bandeira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Epifanio, Mileno Alexandre Barbosa, Sá, Gabriel Caldas Barros e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/113244
Resumo: No Brasil, alunos de 15 a 16 anos possuem média de conhecimento abaixo do nível 2 em matemática, o que posiciona o país em 58º lugar entre os 65 analisados, refletindo também a dificuldade de alunos de universidades em cursos de ciências exatas. O uso de ferramentas computacionais pode ajudar professores e alunos a obter melhores resultados, principalmente na área de análise numérica. Com base nisso, esta produção acadêmica visa desenvolver uma toolbox, denominada "Toolbox Raízes das funções", que pode realizar o processo de resolução de questões utilizando os métodos de Newton-Raphson, Secante e Bisseção, que consiga demonstrar passo a passo da solução e gráfico do método, além de ser totalmente desenvolvido em português, visando auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em cursos de análise numérica. A toolbox foi disponibilizada para todos os usuários no MATLAB Central File Exchange.
id UFRGS-7_17490fdf4de897252d82c6e9527f16e6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/113244
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricosMétodos numéricosToolboxNewton-RaphsonBisseçãoSecanteNo Brasil, alunos de 15 a 16 anos possuem média de conhecimento abaixo do nível 2 em matemática, o que posiciona o país em 58º lugar entre os 65 analisados, refletindo também a dificuldade de alunos de universidades em cursos de ciências exatas. O uso de ferramentas computacionais pode ajudar professores e alunos a obter melhores resultados, principalmente na área de análise numérica. Com base nisso, esta produção acadêmica visa desenvolver uma toolbox, denominada "Toolbox Raízes das funções", que pode realizar o processo de resolução de questões utilizando os métodos de Newton-Raphson, Secante e Bisseção, que consiga demonstrar passo a passo da solução e gráfico do método, além de ser totalmente desenvolvido em português, visando auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em cursos de análise numérica. A toolbox foi disponibilizada para todos os usuários no MATLAB Central File Exchange.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/11324410.22456/1982-1654.113244Computers in education: theory & practice; Vol. 25 No. 2 (2022): Informática na Educação: teoria & prática; 61-73Informática na educação: teoria & prática; v. 25 n. 2 (2022): Informática na Educação: teoria & prática; 61-731982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/113244/89868Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & práticahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Gislandya Suelly BandeiraEpifanio, Mileno Alexandre BarbosaSá, Gabriel Caldas Barros e2023-09-19T18:06:29Zoai:seer.ufrgs.br:article/113244Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2023-09-19T18:06:29Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos
title Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos
spellingShingle Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos
Silva, Gislandya Suelly Bandeira
Métodos numéricos
Toolbox
Newton-Raphson
Bisseção
Secante
title_short Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos
title_full Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos
title_fullStr Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos
title_sort Desenvolvimento de uma ferramenta para auxílio do ensino-aprendizagem dos métodos numéricos
author Silva, Gislandya Suelly Bandeira
author_facet Silva, Gislandya Suelly Bandeira
Epifanio, Mileno Alexandre Barbosa
Sá, Gabriel Caldas Barros e
author_role author
author2 Epifanio, Mileno Alexandre Barbosa
Sá, Gabriel Caldas Barros e
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gislandya Suelly Bandeira
Epifanio, Mileno Alexandre Barbosa
Sá, Gabriel Caldas Barros e
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos numéricos
Toolbox
Newton-Raphson
Bisseção
Secante
topic Métodos numéricos
Toolbox
Newton-Raphson
Bisseção
Secante
description No Brasil, alunos de 15 a 16 anos possuem média de conhecimento abaixo do nível 2 em matemática, o que posiciona o país em 58º lugar entre os 65 analisados, refletindo também a dificuldade de alunos de universidades em cursos de ciências exatas. O uso de ferramentas computacionais pode ajudar professores e alunos a obter melhores resultados, principalmente na área de análise numérica. Com base nisso, esta produção acadêmica visa desenvolver uma toolbox, denominada "Toolbox Raízes das funções", que pode realizar o processo de resolução de questões utilizando os métodos de Newton-Raphson, Secante e Bisseção, que consiga demonstrar passo a passo da solução e gráfico do método, além de ser totalmente desenvolvido em português, visando auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em cursos de análise numérica. A toolbox foi disponibilizada para todos os usuários no MATLAB Central File Exchange.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/113244
10.22456/1982-1654.113244
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/113244
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.113244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/113244/89868
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Informática na educação: teoria & prática
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 25 No. 2 (2022): Informática na Educação: teoria & prática; 61-73
Informática na educação: teoria & prática; v. 25 n. 2 (2022): Informática na Educação: teoria & prática; 61-73
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184226193408