Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Nasson Paulo Sales
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/25135
Resumo: O presente artigo busca levantar aspectos da interface de hipermídia a partir de seu conteúdo, isto é, a partir das mídias que as compõe. Para tanto, procurou-se examinar o estado da arte da convergência dessas mídias para o ambiente digital e a sua utilização como artefato cognitivo buscando avaliar as probabilidades da hipermídia em cumprir o seu potencial didático, utilizando a lógica educativa. Com base numa revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresentam-se as ferramentas online e de autoria disponíveis na web 2.0 organizadas a partir de abordagens cognitivas e potencialidades de aprendizagem desenvolvidas. Constando também de um levantamento sobre novos espaços e ferramentas de comunicação e sua possível apropriação pela Educação. Abstract A present article seek to raise expressions of interface of hypermedia for start of this contents, e.g, for start of medias that compose her a therefore, search itself to examine the condition of art and convergence. From that medias for environment digital and for your utilization since cognitive artifact seeking estimate the likelihood of hypermedia in to carry out your didatics potential, utilizing the logics educative. With basis in a review of literature, discuss itself this expressions and present this tools on-line and of authorship available in web 2.0 organized for start of cognitive to broach and potentiality of understanding developing. Ascertaining also of a raising about new spaces and tools of communication and this possible appropriation by education.
id UFRGS-7_19d74d26f05ef1634e1107ec51fefe83
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25135
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-lineEducação. Comunicação. Hipermídia. Ferramentas Online.Tecnologias da Informação e Comunicação na EducaçãoO presente artigo busca levantar aspectos da interface de hipermídia a partir de seu conteúdo, isto é, a partir das mídias que as compõe. Para tanto, procurou-se examinar o estado da arte da convergência dessas mídias para o ambiente digital e a sua utilização como artefato cognitivo buscando avaliar as probabilidades da hipermídia em cumprir o seu potencial didático, utilizando a lógica educativa. Com base numa revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresentam-se as ferramentas online e de autoria disponíveis na web 2.0 organizadas a partir de abordagens cognitivas e potencialidades de aprendizagem desenvolvidas. Constando também de um levantamento sobre novos espaços e ferramentas de comunicação e sua possível apropriação pela Educação. Abstract A present article seek to raise expressions of interface of hypermedia for start of this contents, e.g, for start of medias that compose her a therefore, search itself to examine the condition of art and convergence. From that medias for environment digital and for your utilization since cognitive artifact seeking estimate the likelihood of hypermedia in to carry out your didatics potential, utilizing the logics educative. With basis in a review of literature, discuss itself this expressions and present this tools on-line and of authorship available in web 2.0 organized for start of cognitive to broach and potentiality of understanding developing. Ascertaining also of a raising about new spaces and tools of communication and this possible appropriation by education.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionApropriação de ferramentas da comunicação na educação a partir de abordagens de aprendizagemapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2513510.22456/1982-1654.25135Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and PedagogicalInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/25135/28009Neves, Nasson Paulo Salesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-22T23:07:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/25135Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-12-22T23:07:59Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line
title Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line
spellingShingle Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line
Neves, Nasson Paulo Sales
Educação. Comunicação. Hipermídia. Ferramentas Online.
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
title_short Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line
title_full Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line
title_fullStr Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line
title_full_unstemmed Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line
title_sort Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line
author Neves, Nasson Paulo Sales
author_facet Neves, Nasson Paulo Sales
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Nasson Paulo Sales
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Comunicação. Hipermídia. Ferramentas Online.
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
topic Educação. Comunicação. Hipermídia. Ferramentas Online.
Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
description O presente artigo busca levantar aspectos da interface de hipermídia a partir de seu conteúdo, isto é, a partir das mídias que as compõe. Para tanto, procurou-se examinar o estado da arte da convergência dessas mídias para o ambiente digital e a sua utilização como artefato cognitivo buscando avaliar as probabilidades da hipermídia em cumprir o seu potencial didático, utilizando a lógica educativa. Com base numa revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresentam-se as ferramentas online e de autoria disponíveis na web 2.0 organizadas a partir de abordagens cognitivas e potencialidades de aprendizagem desenvolvidas. Constando também de um levantamento sobre novos espaços e ferramentas de comunicação e sua possível apropriação pela Educação. Abstract A present article seek to raise expressions of interface of hypermedia for start of this contents, e.g, for start of medias that compose her a therefore, search itself to examine the condition of art and convergence. From that medias for environment digital and for your utilization since cognitive artifact seeking estimate the likelihood of hypermedia in to carry out your didatics potential, utilizing the logics educative. With basis in a review of literature, discuss itself this expressions and present this tools on-line and of authorship available in web 2.0 organized for start of cognitive to broach and potentiality of understanding developing. Ascertaining also of a raising about new spaces and tools of communication and this possible appropriation by education.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Apropriação de ferramentas da comunicação na educação a partir de abordagens de aprendizagem
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/25135
10.22456/1982-1654.25135
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/25135
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.25135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/25135/28009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and Pedagogical
Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182679543808