Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/25135 |
Resumo: | O presente artigo busca levantar aspectos da interface de hipermídia a partir de seu conteúdo, isto é, a partir das mídias que as compõe. Para tanto, procurou-se examinar o estado da arte da convergência dessas mídias para o ambiente digital e a sua utilização como artefato cognitivo buscando avaliar as probabilidades da hipermídia em cumprir o seu potencial didático, utilizando a lógica educativa. Com base numa revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresentam-se as ferramentas online e de autoria disponíveis na web 2.0 organizadas a partir de abordagens cognitivas e potencialidades de aprendizagem desenvolvidas. Constando também de um levantamento sobre novos espaços e ferramentas de comunicação e sua possível apropriação pela Educação. Abstract A present article seek to raise expressions of interface of hypermedia for start of this contents, e.g, for start of medias that compose her a therefore, search itself to examine the condition of art and convergence. From that medias for environment digital and for your utilization since cognitive artifact seeking estimate the likelihood of hypermedia in to carry out your didatics potential, utilizing the logics educative. With basis in a review of literature, discuss itself this expressions and present this tools on-line and of authorship available in web 2.0 organized for start of cognitive to broach and potentiality of understanding developing. Ascertaining also of a raising about new spaces and tools of communication and this possible appropriation by education. |
id |
UFRGS-7_19d74d26f05ef1634e1107ec51fefe83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/25135 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-lineEducação. Comunicação. Hipermídia. Ferramentas Online.Tecnologias da Informação e Comunicação na EducaçãoO presente artigo busca levantar aspectos da interface de hipermídia a partir de seu conteúdo, isto é, a partir das mídias que as compõe. Para tanto, procurou-se examinar o estado da arte da convergência dessas mídias para o ambiente digital e a sua utilização como artefato cognitivo buscando avaliar as probabilidades da hipermídia em cumprir o seu potencial didático, utilizando a lógica educativa. Com base numa revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresentam-se as ferramentas online e de autoria disponíveis na web 2.0 organizadas a partir de abordagens cognitivas e potencialidades de aprendizagem desenvolvidas. Constando também de um levantamento sobre novos espaços e ferramentas de comunicação e sua possível apropriação pela Educação. Abstract A present article seek to raise expressions of interface of hypermedia for start of this contents, e.g, for start of medias that compose her a therefore, search itself to examine the condition of art and convergence. From that medias for environment digital and for your utilization since cognitive artifact seeking estimate the likelihood of hypermedia in to carry out your didatics potential, utilizing the logics educative. With basis in a review of literature, discuss itself this expressions and present this tools on-line and of authorship available in web 2.0 organized for start of cognitive to broach and potentiality of understanding developing. Ascertaining also of a raising about new spaces and tools of communication and this possible appropriation by education.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionApropriação de ferramentas da comunicação na educação a partir de abordagens de aprendizagemapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2513510.22456/1982-1654.25135Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and PedagogicalInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/25135/28009Neves, Nasson Paulo Salesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-22T23:07:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/25135Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-12-22T23:07:59Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line |
title |
Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line |
spellingShingle |
Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line Neves, Nasson Paulo Sales Educação. Comunicação. Hipermídia. Ferramentas Online. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação |
title_short |
Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line |
title_full |
Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line |
title_fullStr |
Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line |
title_full_unstemmed |
Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line |
title_sort |
Interfaces de hipermídia, educação e ferramentas on-line |
author |
Neves, Nasson Paulo Sales |
author_facet |
Neves, Nasson Paulo Sales |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Nasson Paulo Sales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Comunicação. Hipermídia. Ferramentas Online. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação |
topic |
Educação. Comunicação. Hipermídia. Ferramentas Online. Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação |
description |
O presente artigo busca levantar aspectos da interface de hipermídia a partir de seu conteúdo, isto é, a partir das mídias que as compõe. Para tanto, procurou-se examinar o estado da arte da convergência dessas mídias para o ambiente digital e a sua utilização como artefato cognitivo buscando avaliar as probabilidades da hipermídia em cumprir o seu potencial didático, utilizando a lógica educativa. Com base numa revisão da literatura, discutem-se estes aspectos e apresentam-se as ferramentas online e de autoria disponíveis na web 2.0 organizadas a partir de abordagens cognitivas e potencialidades de aprendizagem desenvolvidas. Constando também de um levantamento sobre novos espaços e ferramentas de comunicação e sua possível apropriação pela Educação. Abstract A present article seek to raise expressions of interface of hypermedia for start of this contents, e.g, for start of medias that compose her a therefore, search itself to examine the condition of art and convergence. From that medias for environment digital and for your utilization since cognitive artifact seeking estimate the likelihood of hypermedia in to carry out your didatics potential, utilizing the logics educative. With basis in a review of literature, discuss itself this expressions and present this tools on-line and of authorship available in web 2.0 organized for start of cognitive to broach and potentiality of understanding developing. Ascertaining also of a raising about new spaces and tools of communication and this possible appropriation by education. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Apropriação de ferramentas da comunicação na educação a partir de abordagens de aprendizagem |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/25135 10.22456/1982-1654.25135 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/25135 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.25135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/25135/28009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 2 (2013): Alternative Communication, Technology and Practice Assistive Social and Pedagogical Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 2 (2013): Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Práticas Sociais e Pedagógicas 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182679543808 |