A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10467 |
Resumo: | Este estudo discute a fotografia como ferramenta na pesquisa acadêmica que analisa os modos de subjetivação e os efeitos de poder na configuração das possibilidades do ver e dos jogos de produção das visibilidades. Para tanto, enfatiza os tensionamentos entre a fotografia, o fotógrafo e o ato de fotografar, tendo como referência o contexto da pesquisa-intervenção e o que temos convencionado chamar de intervenção fotográfica. Neste contexto, a experiência do fotografar mostra-se como estratégia do conhecer e do refletir sobre as visibilidades moldadas nos cotidianos e seus efeitos na produção de modos de sujeição e de resistências. Estas reflexões têm como objetivo discutir como as metodologias dobram-se e desdobram-se enquanto experiências no conhecer a vida e como estratégias de produção de sujeitos e de modos de subjetivação. |
id |
UFRGS-7_1b9f0126f8d23fa01b27b847e8e71881 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/10467 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecerfotografiamodos de subjetivaçãopesquisa acadêmicaEste estudo discute a fotografia como ferramenta na pesquisa acadêmica que analisa os modos de subjetivação e os efeitos de poder na configuração das possibilidades do ver e dos jogos de produção das visibilidades. Para tanto, enfatiza os tensionamentos entre a fotografia, o fotógrafo e o ato de fotografar, tendo como referência o contexto da pesquisa-intervenção e o que temos convencionado chamar de intervenção fotográfica. Neste contexto, a experiência do fotografar mostra-se como estratégia do conhecer e do refletir sobre as visibilidades moldadas nos cotidianos e seus efeitos na produção de modos de sujeição e de resistências. Estas reflexões têm como objetivo discutir como as metodologias dobram-se e desdobram-se enquanto experiências no conhecer a vida e como estratégias de produção de sujeitos e de modos de subjetivação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1046710.22456/1982-1654.10467Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and SubjectivityInformática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10467/12031https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10467/12032Tittoni, JaquelineGhisleni de Oliveira, RenataMarques, PaulaTanikado, Graceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-28T19:46:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/10467Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-06-28T19:46:30Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer |
title |
A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer |
spellingShingle |
A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer Tittoni, Jaqueline fotografia modos de subjetivação pesquisa acadêmica |
title_short |
A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer |
title_full |
A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer |
title_fullStr |
A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer |
title_full_unstemmed |
A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer |
title_sort |
A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer |
author |
Tittoni, Jaqueline |
author_facet |
Tittoni, Jaqueline Ghisleni de Oliveira, Renata Marques, Paula Tanikado, Grace |
author_role |
author |
author2 |
Ghisleni de Oliveira, Renata Marques, Paula Tanikado, Grace |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tittoni, Jaqueline Ghisleni de Oliveira, Renata Marques, Paula Tanikado, Grace |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fotografia modos de subjetivação pesquisa acadêmica |
topic |
fotografia modos de subjetivação pesquisa acadêmica |
description |
Este estudo discute a fotografia como ferramenta na pesquisa acadêmica que analisa os modos de subjetivação e os efeitos de poder na configuração das possibilidades do ver e dos jogos de produção das visibilidades. Para tanto, enfatiza os tensionamentos entre a fotografia, o fotógrafo e o ato de fotografar, tendo como referência o contexto da pesquisa-intervenção e o que temos convencionado chamar de intervenção fotográfica. Neste contexto, a experiência do fotografar mostra-se como estratégia do conhecer e do refletir sobre as visibilidades moldadas nos cotidianos e seus efeitos na produção de modos de sujeição e de resistências. Estas reflexões têm como objetivo discutir como as metodologias dobram-se e desdobram-se enquanto experiências no conhecer a vida e como estratégias de produção de sujeitos e de modos de subjetivação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10467 10.22456/1982-1654.10467 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10467 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.10467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10467/12031 https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10467/12032 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and Subjectivity Informática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação. 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182164692992 |