A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tittoni, Jaqueline
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ghisleni de Oliveira, Renata, Marques, Paula, Tanikado, Grace
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10467
Resumo: Este estudo discute a fotografia como ferramenta na pesquisa acadêmica que analisa os modos de subjetivação e os efeitos de poder na configuração das possibilidades do ver e dos jogos de produção das visibilidades. Para tanto, enfatiza os tensionamentos entre a fotografia, o fotógrafo e o ato de fotografar, tendo como referência o contexto da pesquisa-intervenção e o que temos convencionado chamar de intervenção fotográfica. Neste contexto, a experiência do fotografar mostra-se como estratégia do conhecer e do refletir sobre as visibilidades moldadas nos cotidianos e seus efeitos na produção de modos de sujeição e de resistências. Estas reflexões têm como objetivo discutir como as metodologias dobram-se e desdobram-se enquanto experiências no conhecer a vida e como estratégias de produção de sujeitos e de modos de subjetivação.
id UFRGS-7_1b9f0126f8d23fa01b27b847e8e71881
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/10467
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecerfotografiamodos de subjetivaçãopesquisa acadêmicaEste estudo discute a fotografia como ferramenta na pesquisa acadêmica que analisa os modos de subjetivação e os efeitos de poder na configuração das possibilidades do ver e dos jogos de produção das visibilidades. Para tanto, enfatiza os tensionamentos entre a fotografia, o fotógrafo e o ato de fotografar, tendo como referência o contexto da pesquisa-intervenção e o que temos convencionado chamar de intervenção fotográfica. Neste contexto, a experiência do fotografar mostra-se como estratégia do conhecer e do refletir sobre as visibilidades moldadas nos cotidianos e seus efeitos na produção de modos de sujeição e de resistências. Estas reflexões têm como objetivo discutir como as metodologias dobram-se e desdobram-se enquanto experiências no conhecer a vida e como estratégias de produção de sujeitos e de modos de subjetivação.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1046710.22456/1982-1654.10467Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and SubjectivityInformática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10467/12031https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10467/12032Tittoni, JaquelineGhisleni de Oliveira, RenataMarques, PaulaTanikado, Graceinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-06-28T19:46:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/10467Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-06-28T19:46:30Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer
title A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer
spellingShingle A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer
Tittoni, Jaqueline
fotografia
modos de subjetivação
pesquisa acadêmica
title_short A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer
title_full A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer
title_fullStr A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer
title_full_unstemmed A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer
title_sort A Fotografia na Pesquisa Acadêmica: sobre visibilidades e possibilidades do conhecer
author Tittoni, Jaqueline
author_facet Tittoni, Jaqueline
Ghisleni de Oliveira, Renata
Marques, Paula
Tanikado, Grace
author_role author
author2 Ghisleni de Oliveira, Renata
Marques, Paula
Tanikado, Grace
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tittoni, Jaqueline
Ghisleni de Oliveira, Renata
Marques, Paula
Tanikado, Grace
dc.subject.por.fl_str_mv fotografia
modos de subjetivação
pesquisa acadêmica
topic fotografia
modos de subjetivação
pesquisa acadêmica
description Este estudo discute a fotografia como ferramenta na pesquisa acadêmica que analisa os modos de subjetivação e os efeitos de poder na configuração das possibilidades do ver e dos jogos de produção das visibilidades. Para tanto, enfatiza os tensionamentos entre a fotografia, o fotógrafo e o ato de fotografar, tendo como referência o contexto da pesquisa-intervenção e o que temos convencionado chamar de intervenção fotográfica. Neste contexto, a experiência do fotografar mostra-se como estratégia do conhecer e do refletir sobre as visibilidades moldadas nos cotidianos e seus efeitos na produção de modos de sujeição e de resistências. Estas reflexões têm como objetivo discutir como as metodologias dobram-se e desdobram-se enquanto experiências no conhecer a vida e como estratégias de produção de sujeitos e de modos de subjetivação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10467
10.22456/1982-1654.10467
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10467
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.10467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10467/12031
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/10467/12032
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 1 (2010): Work, Technology and Subjectivity
Informática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 1 (2010): Trabalho, Tecnologias e Subjetivação.
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182164692992