Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Valores da Ética Hacker

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Flávia Linhalis
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro, Paula Eduarda Justino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/68953
Resumo: A introdução de conceitos de computação aos jovens é importante pelo seu caráter transversal às demais áreas do conhecimento. Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do pensamento computacional, este artigo apresenta o design e a avaliação de uma oficina de Scratch realizada no Projeto Jovem Hacker. O Projeto busca maneiras de auxiliar na formação de jovens tendo como base a ética hacker, importante para orientar os alunos a ter um senso crítico e uma ética mais voltada ao compartilhamento de ideias e soluções de software. A oficina descrita poderá ser replicada em outros contextos em que o Scratch for utilizado e o material produzido poderá ser reutilizado e remixado em projetos similares.
id UFRGS-7_1c7d00d53d5e2be252a9d78756fb9e29
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/68953
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Valores da Ética HackerPensamento ComputacionalÉtica HackerScratchA introdução de conceitos de computação aos jovens é importante pelo seu caráter transversal às demais áreas do conhecimento. Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do pensamento computacional, este artigo apresenta o design e a avaliação de uma oficina de Scratch realizada no Projeto Jovem Hacker. O Projeto busca maneiras de auxiliar na formação de jovens tendo como base a ética hacker, importante para orientar os alunos a ter um senso crítico e uma ética mais voltada ao compartilhamento de ideias e soluções de software. A oficina descrita poderá ser replicada em outros contextos em que o Scratch for utilizado e o material produzido poderá ser reutilizado e remixado em projetos similares.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6895310.22456/1982-1654.68953Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOSInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/68953/43628Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessArantes, Flávia LinhalisRibeiro, Paula Eduarda Justino2017-12-31T09:26:44Zoai:seer.ufrgs.br:article/68953Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2017-12-31T09:26:44Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Valores da Ética Hacker
title Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Valores da Ética Hacker
spellingShingle Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Valores da Ética Hacker
Arantes, Flávia Linhalis
Pensamento Computacional
Ética Hacker
Scratch
title_short Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Valores da Ética Hacker
title_full Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Valores da Ética Hacker
title_fullStr Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Valores da Ética Hacker
title_full_unstemmed Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Valores da Ética Hacker
title_sort Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Valores da Ética Hacker
author Arantes, Flávia Linhalis
author_facet Arantes, Flávia Linhalis
Ribeiro, Paula Eduarda Justino
author_role author
author2 Ribeiro, Paula Eduarda Justino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arantes, Flávia Linhalis
Ribeiro, Paula Eduarda Justino
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento Computacional
Ética Hacker
Scratch
topic Pensamento Computacional
Ética Hacker
Scratch
description A introdução de conceitos de computação aos jovens é importante pelo seu caráter transversal às demais áreas do conhecimento. Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do pensamento computacional, este artigo apresenta o design e a avaliação de uma oficina de Scratch realizada no Projeto Jovem Hacker. O Projeto busca maneiras de auxiliar na formação de jovens tendo como base a ética hacker, importante para orientar os alunos a ter um senso crítico e uma ética mais voltada ao compartilhamento de ideias e soluções de software. A oficina descrita poderá ser replicada em outros contextos em que o Scratch for utilizado e o material produzido poderá ser reutilizado e remixado em projetos similares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/68953
10.22456/1982-1654.68953
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/68953
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.68953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/68953/43628
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 2 mai/ago (2017): PLATAFORMAS, TECNOLOGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183485898752