Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de Software
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91595 |
Resumo: | O presente ensaio tem por finalidade apresentar um relato de experiência de práticas educativas implementadas na unidade curricular de Engenharia de Software, no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Para tanto, está pautado em uma metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa empreendida a partir de duas partes: a) apresenta o curso de ADS e a unidade curricular de Engenharia de Software, por meio do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e das diretrizes internacionais para a área de Engenharia de Software; b) analisa as estratégias de ensinagem desenvolvidas na unidade curricular de Engenharia de Software, compreendendo-as como práticas educativas. Conclui-se que as estratégias de ensinagem metacognitivas, ancoradas enquanto práticas educativas privilegiaram o emprego e o desenvolvimento dos processos mentais, a formação de um sujeito autônomo e que partilha da construção do conhecimento. |
id |
UFRGS-7_1dddfa2521403e549fd69dd76aa575d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/91595 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de SoftwareO presente ensaio tem por finalidade apresentar um relato de experiência de práticas educativas implementadas na unidade curricular de Engenharia de Software, no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Para tanto, está pautado em uma metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa empreendida a partir de duas partes: a) apresenta o curso de ADS e a unidade curricular de Engenharia de Software, por meio do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e das diretrizes internacionais para a área de Engenharia de Software; b) analisa as estratégias de ensinagem desenvolvidas na unidade curricular de Engenharia de Software, compreendendo-as como práticas educativas. Conclui-se que as estratégias de ensinagem metacognitivas, ancoradas enquanto práticas educativas privilegiaram o emprego e o desenvolvimento dos processos mentais, a formação de um sujeito autônomo e que partilha da construção do conhecimento.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9159510.22456/1982-1654.91595Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 1 Jan/Abr (2020): Aprendizagem Ativa, Práticas Pedagógicas, Jogos SériosInformática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 1 Jan/Abr (2020): Aprendizagem Ativa, Práticas Pedagógicas, Jogos Sérios1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91595/57082Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastaman, Ana SaraDe Bortoli, Lis Ângela2021-03-14T20:39:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/91595Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:39:20Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de Software |
title |
Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de Software |
spellingShingle |
Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de Software Castaman, Ana Sara |
title_short |
Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de Software |
title_full |
Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de Software |
title_fullStr |
Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de Software |
title_full_unstemmed |
Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de Software |
title_sort |
Práticas Educativas: relato de experiência na unidade curricular de Engenharia de Software |
author |
Castaman, Ana Sara |
author_facet |
Castaman, Ana Sara De Bortoli, Lis Ângela |
author_role |
author |
author2 |
De Bortoli, Lis Ângela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castaman, Ana Sara De Bortoli, Lis Ângela |
description |
O presente ensaio tem por finalidade apresentar um relato de experiência de práticas educativas implementadas na unidade curricular de Engenharia de Software, no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. Para tanto, está pautado em uma metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa empreendida a partir de duas partes: a) apresenta o curso de ADS e a unidade curricular de Engenharia de Software, por meio do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e das diretrizes internacionais para a área de Engenharia de Software; b) analisa as estratégias de ensinagem desenvolvidas na unidade curricular de Engenharia de Software, compreendendo-as como práticas educativas. Conclui-se que as estratégias de ensinagem metacognitivas, ancoradas enquanto práticas educativas privilegiaram o emprego e o desenvolvimento dos processos mentais, a formação de um sujeito autônomo e que partilha da construção do conhecimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91595 10.22456/1982-1654.91595 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91595 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.91595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91595/57082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 23 No. 1 Jan/Abr (2020): Aprendizagem Ativa, Práticas Pedagógicas, Jogos Sérios Informática na educação: teoria & prática; v. 23 n. 1 Jan/Abr (2020): Aprendizagem Ativa, Práticas Pedagógicas, Jogos Sérios 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184125530112 |