Mundo da Metodologia: fundamentos da metodologia da pesquisa através da DGBL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86590 |
Resumo: | O presente artigo analisa a validade e as contribuições do jogo Mundo da Metodologia como instrumento facilitador para a aprendizagem dos fundamentos que tangem a composição dos objetivos de uma pesquisa, principalmente o que envolve a compreensão e diferenciação entre os conceitos de objetivos geral e específicos dentro de uma pesquisa científica. Para tal, a pesquisa se apoiou em um quase-experimento realizado em duas instituições de ensino superior, permitindo constatar que o game Mundo da Metodologia ultrapassou a finalidade de contribuir para a consolidação das bases teóricas exploradas por ele, oportunizando aos alunos a fazê-lo de forma clara, divertida e engajadora, mesmo para os jogadores não habituais. |
id |
UFRGS-7_245fb1873079e9b3e4ee561fc064f8ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/86590 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Mundo da Metodologia: fundamentos da metodologia da pesquisa através da DGBLDGBLAprendizagem Baseada em Jogos DigitaisEducaçãoMetodologia da PesquisaDGBLO presente artigo analisa a validade e as contribuições do jogo Mundo da Metodologia como instrumento facilitador para a aprendizagem dos fundamentos que tangem a composição dos objetivos de uma pesquisa, principalmente o que envolve a compreensão e diferenciação entre os conceitos de objetivos geral e específicos dentro de uma pesquisa científica. Para tal, a pesquisa se apoiou em um quase-experimento realizado em duas instituições de ensino superior, permitindo constatar que o game Mundo da Metodologia ultrapassou a finalidade de contribuir para a consolidação das bases teóricas exploradas por ele, oportunizando aos alunos a fazê-lo de forma clara, divertida e engajadora, mesmo para os jogadores não habituais.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Quase-Experimental; Pesquisa Mista; Observação Direta; Entrevista; Questionário.application/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8659010.22456/1982-1654.86590Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias AtivasInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86590/52872Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMarins, Márcio da CunhaMiletto, Evandro Manara2019-05-30T15:59:03Zoai:seer.ufrgs.br:article/86590Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-05-30T15:59:03Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mundo da Metodologia: fundamentos da metodologia da pesquisa através da DGBL |
title |
Mundo da Metodologia: fundamentos da metodologia da pesquisa através da DGBL |
spellingShingle |
Mundo da Metodologia: fundamentos da metodologia da pesquisa através da DGBL Marins, Márcio da Cunha DGBL Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais Educação Metodologia da Pesquisa DGBL |
title_short |
Mundo da Metodologia: fundamentos da metodologia da pesquisa através da DGBL |
title_full |
Mundo da Metodologia: fundamentos da metodologia da pesquisa através da DGBL |
title_fullStr |
Mundo da Metodologia: fundamentos da metodologia da pesquisa através da DGBL |
title_full_unstemmed |
Mundo da Metodologia: fundamentos da metodologia da pesquisa através da DGBL |
title_sort |
Mundo da Metodologia: fundamentos da metodologia da pesquisa através da DGBL |
author |
Marins, Márcio da Cunha |
author_facet |
Marins, Márcio da Cunha Miletto, Evandro Manara |
author_role |
author |
author2 |
Miletto, Evandro Manara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marins, Márcio da Cunha Miletto, Evandro Manara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
DGBL Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais Educação Metodologia da Pesquisa DGBL |
topic |
DGBL Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais Educação Metodologia da Pesquisa DGBL |
description |
O presente artigo analisa a validade e as contribuições do jogo Mundo da Metodologia como instrumento facilitador para a aprendizagem dos fundamentos que tangem a composição dos objetivos de uma pesquisa, principalmente o que envolve a compreensão e diferenciação entre os conceitos de objetivos geral e específicos dentro de uma pesquisa científica. Para tal, a pesquisa se apoiou em um quase-experimento realizado em duas instituições de ensino superior, permitindo constatar que o game Mundo da Metodologia ultrapassou a finalidade de contribuir para a consolidação das bases teóricas exploradas por ele, oportunizando aos alunos a fazê-lo de forma clara, divertida e engajadora, mesmo para os jogadores não habituais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Quase-Experimental; Pesquisa Mista; Observação Direta; Entrevista; Questionário. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86590 10.22456/1982-1654.86590 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86590 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.86590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/86590/52872 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 1 (2019): Softwares Educativos, Ensino de Ciências, Metodologias Ativas 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183644233728 |