Abordagens de Cooperação e Colaboração na Utilização de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador pelos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais com Limitação Visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4955 |
Resumo: | Este artigo trata da utilizaÁ„o de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador (AAMC), enfocando os Portadores de Necessidades Educacio-nais Especiais (PNEEs) no processo de ensino e de aprendizagem. O uso de ferramentas computacionais que atendam ao desenvolvimento da comunicaÁ„o, ‡ interaÁ„o, ‡ colaboraÁ„o e ‡ cooperaÁ„o para a supera-Á„ o de suas limitaÁies e a construÁ„o de conhecimento torna significativo o processo de inclus„o social em uma sociedade de excluÌdos. |
id |
UFRGS-7_25621938da9b3a422bb5266b11d211b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/4955 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagens de Cooperação e Colaboração na Utilização de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador pelos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais com Limitação VisualEste artigo trata da utilizaÁ„o de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador (AAMC), enfocando os Portadores de Necessidades Educacio-nais Especiais (PNEEs) no processo de ensino e de aprendizagem. O uso de ferramentas computacionais que atendam ao desenvolvimento da comunicaÁ„o, ‡ interaÁ„o, ‡ colaboraÁ„o e ‡ cooperaÁ„o para a supera-Á„ o de suas limitaÁies e a construÁ„o de conhecimento torna significativo o processo de inclus„o social em uma sociedade de excluÌdos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2003-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/495510.22456/1982-1654.4955Computers in education: theory & practice; Vol. 6 No. 1 (2003): Interfaces for Digital InclusionInformática na educação: teoria & prática; v. 6 n. 1 (2003): Interfaces da Inclusão Digital1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4955/2930Estabel, Lizandra BrasilMoro, Eliane L. da SilvaSantarosa, Lucila Maria Costiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:20:12Zoai:seer.ufrgs.br:article/4955Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:20:12Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens de Cooperação e Colaboração na Utilização de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador pelos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais com Limitação Visual |
title |
Abordagens de Cooperação e Colaboração na Utilização de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador pelos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais com Limitação Visual |
spellingShingle |
Abordagens de Cooperação e Colaboração na Utilização de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador pelos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais com Limitação Visual Estabel, Lizandra Brasil |
title_short |
Abordagens de Cooperação e Colaboração na Utilização de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador pelos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais com Limitação Visual |
title_full |
Abordagens de Cooperação e Colaboração na Utilização de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador pelos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais com Limitação Visual |
title_fullStr |
Abordagens de Cooperação e Colaboração na Utilização de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador pelos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais com Limitação Visual |
title_full_unstemmed |
Abordagens de Cooperação e Colaboração na Utilização de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador pelos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais com Limitação Visual |
title_sort |
Abordagens de Cooperação e Colaboração na Utilização de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador pelos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais com Limitação Visual |
author |
Estabel, Lizandra Brasil |
author_facet |
Estabel, Lizandra Brasil Moro, Eliane L. da Silva Santarosa, Lucila Maria Costi |
author_role |
author |
author2 |
Moro, Eliane L. da Silva Santarosa, Lucila Maria Costi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estabel, Lizandra Brasil Moro, Eliane L. da Silva Santarosa, Lucila Maria Costi |
description |
Este artigo trata da utilizaÁ„o de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador (AAMC), enfocando os Portadores de Necessidades Educacio-nais Especiais (PNEEs) no processo de ensino e de aprendizagem. O uso de ferramentas computacionais que atendam ao desenvolvimento da comunicaÁ„o, ‡ interaÁ„o, ‡ colaboraÁ„o e ‡ cooperaÁ„o para a supera-Á„ o de suas limitaÁies e a construÁ„o de conhecimento torna significativo o processo de inclus„o social em uma sociedade de excluÌdos. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-05-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4955 10.22456/1982-1654.4955 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4955 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.4955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4955/2930 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 6 No. 1 (2003): Interfaces for Digital Inclusion Informática na educação: teoria & prática; v. 6 n. 1 (2003): Interfaces da Inclusão Digital 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181094096896 |