Questões metodológicas de pesquisa na abordagemsócio-histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7132 |
Resumo: | Neste texto analiso a pesquisa na abordagem sócio-histórica e apresento os seus fundamentos teóricometodológicos na apropriação e construção do conhecimento e na constituição do ser pesquisador na relação com os sujeitos pesquisados e com a realidade. Abordo o método como uma questão central do processo de investigação e como elo epistemológico entre o objeto, o problema, o referencial teórico, os procedimentos metodológicos e as análises e re- fl exões. Apresento algumas possibilidades de análise, como o método da análise em unidades, em que a unidade de análise é a produção de sentidos, a análise do subtexto, cuja fi nalidade é a base afetivo-volitiva, e a análise microgenética e o paradigma indiciário, que buscam os vestígios, resíduos e fragmentos como documentos psicológicos. Para fi nalizar, enfatizo as possibilidades de fazer pesquisa utilizando alguns recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tais como câmeras digitais e fi lmadoras (videografi a). Esses recursos qualifi cam e potencializam as contribuições da abordagem sócio-histórica para a pesquisa qualitativa. |
id |
UFRGS-7_26b0f43f93133afd393f79fd32e22195 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/7132 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Questões metodológicas de pesquisa na abordagemsócio-históricaQuestões metodológicas. Pesquisa qualitativa. Abordagem sócio-histórica. Método de análise.Neste texto analiso a pesquisa na abordagem sócio-histórica e apresento os seus fundamentos teóricometodológicos na apropriação e construção do conhecimento e na constituição do ser pesquisador na relação com os sujeitos pesquisados e com a realidade. Abordo o método como uma questão central do processo de investigação e como elo epistemológico entre o objeto, o problema, o referencial teórico, os procedimentos metodológicos e as análises e re- fl exões. Apresento algumas possibilidades de análise, como o método da análise em unidades, em que a unidade de análise é a produção de sentidos, a análise do subtexto, cuja fi nalidade é a base afetivo-volitiva, e a análise microgenética e o paradigma indiciário, que buscam os vestígios, resíduos e fragmentos como documentos psicológicos. Para fi nalizar, enfatizo as possibilidades de fazer pesquisa utilizando alguns recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tais como câmeras digitais e fi lmadoras (videografi a). Esses recursos qualifi cam e potencializam as contribuições da abordagem sócio-histórica para a pesquisa qualitativa.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/713210.22456/1982-1654.7132Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 1 (2008): Subjectivity, Technology and ResearchInformática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 1 (2008): Subjetivação, Tecnologia e Pesquisa1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7132/4884Molon, Susana Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:33:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/7132Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:33:20Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões metodológicas de pesquisa na abordagemsócio-histórica |
title |
Questões metodológicas de pesquisa na abordagemsócio-histórica |
spellingShingle |
Questões metodológicas de pesquisa na abordagemsócio-histórica Molon, Susana Inês Questões metodológicas. Pesquisa qualitativa. Abordagem sócio-histórica. Método de análise. |
title_short |
Questões metodológicas de pesquisa na abordagemsócio-histórica |
title_full |
Questões metodológicas de pesquisa na abordagemsócio-histórica |
title_fullStr |
Questões metodológicas de pesquisa na abordagemsócio-histórica |
title_full_unstemmed |
Questões metodológicas de pesquisa na abordagemsócio-histórica |
title_sort |
Questões metodológicas de pesquisa na abordagemsócio-histórica |
author |
Molon, Susana Inês |
author_facet |
Molon, Susana Inês |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molon, Susana Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Questões metodológicas. Pesquisa qualitativa. Abordagem sócio-histórica. Método de análise. |
topic |
Questões metodológicas. Pesquisa qualitativa. Abordagem sócio-histórica. Método de análise. |
description |
Neste texto analiso a pesquisa na abordagem sócio-histórica e apresento os seus fundamentos teóricometodológicos na apropriação e construção do conhecimento e na constituição do ser pesquisador na relação com os sujeitos pesquisados e com a realidade. Abordo o método como uma questão central do processo de investigação e como elo epistemológico entre o objeto, o problema, o referencial teórico, os procedimentos metodológicos e as análises e re- fl exões. Apresento algumas possibilidades de análise, como o método da análise em unidades, em que a unidade de análise é a produção de sentidos, a análise do subtexto, cuja fi nalidade é a base afetivo-volitiva, e a análise microgenética e o paradigma indiciário, que buscam os vestígios, resíduos e fragmentos como documentos psicológicos. Para fi nalizar, enfatizo as possibilidades de fazer pesquisa utilizando alguns recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tais como câmeras digitais e fi lmadoras (videografi a). Esses recursos qualifi cam e potencializam as contribuições da abordagem sócio-histórica para a pesquisa qualitativa. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7132 10.22456/1982-1654.7132 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7132 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.7132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7132/4884 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 1 (2008): Subjectivity, Technology and Research Informática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 1 (2008): Subjetivação, Tecnologia e Pesquisa 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181638307840 |