Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26104 |
Resumo: | O artigo relata uma pesquisa feita com professores de Matemática, durante a realização de um curso que abordou o uso do GeoGebra e o estudo da geometria euclidiana plana. Os objetivos foram obter informações sobre o uso que os professores fazem dos recursos tecnológicos presentes nas escolas e qual a importância que eles atribuem ao software GeoGebra. Observamos ainda os conhecimentos dos professores sobre alguns conteúdos de geometria euclidiana e a relação que eles estabelecem sobre saber geometria para utilizar o GeoGebra. A pesquisa tem cunho qualitativo e para atingir os objetivos utilizamos um questionário, gravação em áudio e observações. Dentre os resultados destacamos a insegurança e o fascínio que os professores sentem na utilização do GeoGebra, a falta de percepção de que para ensinar geometria não basta ter um software, ou seja, também é necessário conhecer os conceitos geométricos, além de lacunas no conhecimento de tais conteúdos. |
id |
UFRGS-7_2d29ec4cc9657d0815fe569dccd7d49d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/26104 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria EuclidianaEducação Matemática. Ensino de Geometria. Formação de Professores. GeoGebra.Ensino de geometria euclidiana por meio do GeoGebraO artigo relata uma pesquisa feita com professores de Matemática, durante a realização de um curso que abordou o uso do GeoGebra e o estudo da geometria euclidiana plana. Os objetivos foram obter informações sobre o uso que os professores fazem dos recursos tecnológicos presentes nas escolas e qual a importância que eles atribuem ao software GeoGebra. Observamos ainda os conhecimentos dos professores sobre alguns conteúdos de geometria euclidiana e a relação que eles estabelecem sobre saber geometria para utilizar o GeoGebra. A pesquisa tem cunho qualitativo e para atingir os objetivos utilizamos um questionário, gravação em áudio e observações. Dentre os resultados destacamos a insegurança e o fascínio que os professores sentem na utilização do GeoGebra, a falta de percepção de que para ensinar geometria não basta ter um software, ou seja, também é necessário conhecer os conceitos geométricos, além de lacunas no conhecimento de tais conteúdos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2610410.22456/1982-1654.26104Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 1 (2013): Technology, Science and SocietyInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 1 (2013): Tecnologia, Ciência e Sociedade1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26104/25946Lovis, Karla AparecidaFranco, Valdeni Solianiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-08T00:20:47Zoai:seer.ufrgs.br:article/26104Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-09-08T00:20:47Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana |
title |
Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana |
spellingShingle |
Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana Lovis, Karla Aparecida Educação Matemática. Ensino de Geometria. Formação de Professores. GeoGebra. Ensino de geometria euclidiana por meio do GeoGebra |
title_short |
Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana |
title_full |
Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana |
title_fullStr |
Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana |
title_sort |
Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana |
author |
Lovis, Karla Aparecida |
author_facet |
Lovis, Karla Aparecida Franco, Valdeni Soliani |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Valdeni Soliani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lovis, Karla Aparecida Franco, Valdeni Soliani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Ensino de Geometria. Formação de Professores. GeoGebra. Ensino de geometria euclidiana por meio do GeoGebra |
topic |
Educação Matemática. Ensino de Geometria. Formação de Professores. GeoGebra. Ensino de geometria euclidiana por meio do GeoGebra |
description |
O artigo relata uma pesquisa feita com professores de Matemática, durante a realização de um curso que abordou o uso do GeoGebra e o estudo da geometria euclidiana plana. Os objetivos foram obter informações sobre o uso que os professores fazem dos recursos tecnológicos presentes nas escolas e qual a importância que eles atribuem ao software GeoGebra. Observamos ainda os conhecimentos dos professores sobre alguns conteúdos de geometria euclidiana e a relação que eles estabelecem sobre saber geometria para utilizar o GeoGebra. A pesquisa tem cunho qualitativo e para atingir os objetivos utilizamos um questionário, gravação em áudio e observações. Dentre os resultados destacamos a insegurança e o fascínio que os professores sentem na utilização do GeoGebra, a falta de percepção de que para ensinar geometria não basta ter um software, ou seja, também é necessário conhecer os conceitos geométricos, além de lacunas no conhecimento de tais conteúdos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26104 10.22456/1982-1654.26104 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26104 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.26104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26104/25946 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 1 (2013): Technology, Science and Society Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 1 (2013): Tecnologia, Ciência e Sociedade 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182685835264 |