Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lovis, Karla Aparecida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Franco, Valdeni Soliani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26104
Resumo: O artigo relata uma pesquisa feita com professores de Matemática, durante a realização de um curso que abordou o uso do GeoGebra e o estudo da geometria euclidiana plana. Os objetivos foram obter informações sobre o uso que os professores fazem dos recursos tecnológicos presentes nas escolas e qual a importância que eles atribuem ao software GeoGebra. Observamos ainda os conhecimentos dos professores sobre alguns conteúdos de geometria euclidiana e a relação que eles estabelecem sobre saber geometria para utilizar o GeoGebra. A pesquisa tem cunho qualitativo e para atingir os objetivos utilizamos um questionário, gravação em áudio e observações. Dentre os resultados destacamos a insegurança e o fascínio que os professores sentem na utilização do GeoGebra, a falta de percepção de que para ensinar geometria não basta ter um software, ou seja, também é necessário conhecer os conceitos geométricos, além de lacunas no conhecimento de tais conteúdos.
id UFRGS-7_2d29ec4cc9657d0815fe569dccd7d49d
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/26104
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria EuclidianaEducação Matemática. Ensino de Geometria. Formação de Professores. GeoGebra.Ensino de geometria euclidiana por meio do GeoGebraO artigo relata uma pesquisa feita com professores de Matemática, durante a realização de um curso que abordou o uso do GeoGebra e o estudo da geometria euclidiana plana. Os objetivos foram obter informações sobre o uso que os professores fazem dos recursos tecnológicos presentes nas escolas e qual a importância que eles atribuem ao software GeoGebra. Observamos ainda os conhecimentos dos professores sobre alguns conteúdos de geometria euclidiana e a relação que eles estabelecem sobre saber geometria para utilizar o GeoGebra. A pesquisa tem cunho qualitativo e para atingir os objetivos utilizamos um questionário, gravação em áudio e observações. Dentre os resultados destacamos a insegurança e o fascínio que os professores sentem na utilização do GeoGebra, a falta de percepção de que para ensinar geometria não basta ter um software, ou seja, também é necessário conhecer os conceitos geométricos, além de lacunas no conhecimento de tais conteúdos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2610410.22456/1982-1654.26104Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 1 (2013): Technology, Science and SocietyInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 1 (2013): Tecnologia, Ciência e Sociedade1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26104/25946Lovis, Karla AparecidaFranco, Valdeni Solianiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-08T00:20:47Zoai:seer.ufrgs.br:article/26104Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-09-08T00:20:47Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana
title Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana
spellingShingle Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana
Lovis, Karla Aparecida
Educação Matemática. Ensino de Geometria. Formação de Professores. GeoGebra.
Ensino de geometria euclidiana por meio do GeoGebra
title_short Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana
title_full Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana
title_fullStr Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana
title_full_unstemmed Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana
title_sort Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana
author Lovis, Karla Aparecida
author_facet Lovis, Karla Aparecida
Franco, Valdeni Soliani
author_role author
author2 Franco, Valdeni Soliani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lovis, Karla Aparecida
Franco, Valdeni Soliani
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Ensino de Geometria. Formação de Professores. GeoGebra.
Ensino de geometria euclidiana por meio do GeoGebra
topic Educação Matemática. Ensino de Geometria. Formação de Professores. GeoGebra.
Ensino de geometria euclidiana por meio do GeoGebra
description O artigo relata uma pesquisa feita com professores de Matemática, durante a realização de um curso que abordou o uso do GeoGebra e o estudo da geometria euclidiana plana. Os objetivos foram obter informações sobre o uso que os professores fazem dos recursos tecnológicos presentes nas escolas e qual a importância que eles atribuem ao software GeoGebra. Observamos ainda os conhecimentos dos professores sobre alguns conteúdos de geometria euclidiana e a relação que eles estabelecem sobre saber geometria para utilizar o GeoGebra. A pesquisa tem cunho qualitativo e para atingir os objetivos utilizamos um questionário, gravação em áudio e observações. Dentre os resultados destacamos a insegurança e o fascínio que os professores sentem na utilização do GeoGebra, a falta de percepção de que para ensinar geometria não basta ter um software, ou seja, também é necessário conhecer os conceitos geométricos, além de lacunas no conhecimento de tais conteúdos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26104
10.22456/1982-1654.26104
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26104
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.26104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26104/25946
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 1 (2013): Technology, Science and Society
Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 1 (2013): Tecnologia, Ciência e Sociedade
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182685835264