Modos de vida e identidade em blogs de pessoas com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/29053 |
Resumo: | A internet tem se consolidado com uma esfera de produção e divulgação cultural bastante interessante e profícua ao debate acadêmico. Este estudo analisa 14 blogs criados e mantidos por pessoas com deficiência, caracterizando seus principais assuntos e a forma como abordam a temática da deficiência. O objetivo é avaliar as perspectivas presentes nos discursos em torno da deficiência à luz do modelo social. Para tanto, utiliza-se como método a netnografia, como forma de aproximação e análise dos textos publicados nos blogs, os quais são classificados em três categorias de análise: o bom humor, afetividade/sexualidade e informação/direitos humanos. Conclui-se esse estudo apontando para a emergência de novas narrativas sobre a deficiência na internet que fogem à lógica medicalizante e buscam dar visibilidade às barreiras sociais que incidem na vida das pessoas que possuem impedimentos ou lesões de natureza física. |
id |
UFRGS-7_33a379c0738d55817cb11f081309835a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/29053 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Modos de vida e identidade em blogs de pessoas com deficiênciaDeficiência. Etnografia virtual. Identidade.A internet tem se consolidado com uma esfera de produção e divulgação cultural bastante interessante e profícua ao debate acadêmico. Este estudo analisa 14 blogs criados e mantidos por pessoas com deficiência, caracterizando seus principais assuntos e a forma como abordam a temática da deficiência. O objetivo é avaliar as perspectivas presentes nos discursos em torno da deficiência à luz do modelo social. Para tanto, utiliza-se como método a netnografia, como forma de aproximação e análise dos textos publicados nos blogs, os quais são classificados em três categorias de análise: o bom humor, afetividade/sexualidade e informação/direitos humanos. Conclui-se esse estudo apontando para a emergência de novas narrativas sobre a deficiência na internet que fogem à lógica medicalizante e buscam dar visibilidade às barreiras sociais que incidem na vida das pessoas que possuem impedimentos ou lesões de natureza física.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2905310.22456/1982-1654.29053Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 1 (2013): Technology, Science and SocietyInformática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 1 (2013): Tecnologia, Ciência e Sociedade1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/29053/25949Luiz, Karla GarciaNuernberg, Adriano Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-08T00:20:47Zoai:seer.ufrgs.br:article/29053Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2013-09-08T00:20:47Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modos de vida e identidade em blogs de pessoas com deficiência |
title |
Modos de vida e identidade em blogs de pessoas com deficiência |
spellingShingle |
Modos de vida e identidade em blogs de pessoas com deficiência Luiz, Karla Garcia Deficiência. Etnografia virtual. Identidade. |
title_short |
Modos de vida e identidade em blogs de pessoas com deficiência |
title_full |
Modos de vida e identidade em blogs de pessoas com deficiência |
title_fullStr |
Modos de vida e identidade em blogs de pessoas com deficiência |
title_full_unstemmed |
Modos de vida e identidade em blogs de pessoas com deficiência |
title_sort |
Modos de vida e identidade em blogs de pessoas com deficiência |
author |
Luiz, Karla Garcia |
author_facet |
Luiz, Karla Garcia Nuernberg, Adriano Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Nuernberg, Adriano Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz, Karla Garcia Nuernberg, Adriano Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência. Etnografia virtual. Identidade. |
topic |
Deficiência. Etnografia virtual. Identidade. |
description |
A internet tem se consolidado com uma esfera de produção e divulgação cultural bastante interessante e profícua ao debate acadêmico. Este estudo analisa 14 blogs criados e mantidos por pessoas com deficiência, caracterizando seus principais assuntos e a forma como abordam a temática da deficiência. O objetivo é avaliar as perspectivas presentes nos discursos em torno da deficiência à luz do modelo social. Para tanto, utiliza-se como método a netnografia, como forma de aproximação e análise dos textos publicados nos blogs, os quais são classificados em três categorias de análise: o bom humor, afetividade/sexualidade e informação/direitos humanos. Conclui-se esse estudo apontando para a emergência de novas narrativas sobre a deficiência na internet que fogem à lógica medicalizante e buscam dar visibilidade às barreiras sociais que incidem na vida das pessoas que possuem impedimentos ou lesões de natureza física. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/29053 10.22456/1982-1654.29053 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/29053 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.29053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/29053/25949 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 16 No. 1 (2013): Technology, Science and Society Informática na educação: teoria & prática; v. 16 n. 1 (2013): Tecnologia, Ciência e Sociedade 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182700515328 |