Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99012 |
Resumo: | Este artigo apresenta a articulação teórica conceitual fundamentada na teoria da atividade utilizada para o desenvolvimento de uma sistemática pedagógica que norteie a elaboração do projeto de simulação computacional. Foi elaborada e testada uma sistemática pedagógica que oriente a elaboração das etapas de projeto e desenvolvimento de uma simulação computacional para o ensino de graduação. São expostos conceitos relacionados a: simulação computacional; teoria da atividade; e aplicação da simulação computacional para fins de ensino e de aprendizagem dinâmica. É apresentado um ensaio teórico relacionado a uma proposta de organização pedagógica que norteia o planejamento e a execução de atividade de aprendizagem em ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade. Ao final são comentadas as considerações finais, destacando as contribuições da proposta de estruturação didática para a elaboração das diversas etapas do projeto de simulação e algumas indicações de oportunidades de futuras pesquias e estudos empíricos. |
id |
UFRGS-7_3ea9068265c9147e560e8f51a6fc7a3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/99012 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividadesimulação computacional. Teoria da atividade. Ensino. AprendizagemSimulação aplicada a educaçãoEste artigo apresenta a articulação teórica conceitual fundamentada na teoria da atividade utilizada para o desenvolvimento de uma sistemática pedagógica que norteie a elaboração do projeto de simulação computacional. Foi elaborada e testada uma sistemática pedagógica que oriente a elaboração das etapas de projeto e desenvolvimento de uma simulação computacional para o ensino de graduação. São expostos conceitos relacionados a: simulação computacional; teoria da atividade; e aplicação da simulação computacional para fins de ensino e de aprendizagem dinâmica. É apresentado um ensaio teórico relacionado a uma proposta de organização pedagógica que norteia o planejamento e a execução de atividade de aprendizagem em ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade. Ao final são comentadas as considerações finais, destacando as contribuições da proposta de estruturação didática para a elaboração das diversas etapas do projeto de simulação e algumas indicações de oportunidades de futuras pesquias e estudos empíricos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Açãoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9901210.22456/1982-1654.99012Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, SimulaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99012/61963Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDa Veiga, Cristiano Henrique AntonelliDomingos, Jean CarlosPaula, Vérica Marconi Freitas deCosta, Vitor Hugo Souza da2021-06-22T21:11:06Zoai:seer.ufrgs.br:article/99012Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-06-22T21:11:06Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade |
title |
Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade |
spellingShingle |
Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli simulação computacional. Teoria da atividade. Ensino. Aprendizagem Simulação aplicada a educação |
title_short |
Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade |
title_full |
Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade |
title_fullStr |
Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade |
title_full_unstemmed |
Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade |
title_sort |
Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade |
author |
Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli |
author_facet |
Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli Domingos, Jean Carlos Paula, Vérica Marconi Freitas de Costa, Vitor Hugo Souza da |
author_role |
author |
author2 |
Domingos, Jean Carlos Paula, Vérica Marconi Freitas de Costa, Vitor Hugo Souza da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli Domingos, Jean Carlos Paula, Vérica Marconi Freitas de Costa, Vitor Hugo Souza da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
simulação computacional. Teoria da atividade. Ensino. Aprendizagem Simulação aplicada a educação |
topic |
simulação computacional. Teoria da atividade. Ensino. Aprendizagem Simulação aplicada a educação |
description |
Este artigo apresenta a articulação teórica conceitual fundamentada na teoria da atividade utilizada para o desenvolvimento de uma sistemática pedagógica que norteie a elaboração do projeto de simulação computacional. Foi elaborada e testada uma sistemática pedagógica que oriente a elaboração das etapas de projeto e desenvolvimento de uma simulação computacional para o ensino de graduação. São expostos conceitos relacionados a: simulação computacional; teoria da atividade; e aplicação da simulação computacional para fins de ensino e de aprendizagem dinâmica. É apresentado um ensaio teórico relacionado a uma proposta de organização pedagógica que norteia o planejamento e a execução de atividade de aprendizagem em ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade. Ao final são comentadas as considerações finais, destacando as contribuições da proposta de estruturação didática para a elaboração das diversas etapas do projeto de simulação e algumas indicações de oportunidades de futuras pesquias e estudos empíricos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99012 10.22456/1982-1654.99012 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99012 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.99012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99012/61963 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184162230272 |