Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Domingos, Jean Carlos, Paula, Vérica Marconi Freitas de, Costa, Vitor Hugo Souza da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99012
Resumo: Este artigo apresenta a articulação teórica conceitual fundamentada na teoria da atividade utilizada para o desenvolvimento de uma sistemática pedagógica que norteie a elaboração do projeto de simulação computacional. Foi elaborada e testada uma sistemática pedagógica que oriente a elaboração das etapas de projeto e desenvolvimento de uma simulação computacional para o ensino de graduação. São expostos conceitos relacionados a: simulação computacional; teoria da atividade; e aplicação da simulação computacional para fins de ensino e de aprendizagem dinâmica. É apresentado um ensaio teórico relacionado a uma proposta de organização pedagógica que norteia o planejamento e a execução de atividade de aprendizagem em ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade. Ao final são comentadas as considerações finais, destacando as contribuições da proposta de estruturação didática para a elaboração das diversas etapas do projeto de simulação e algumas indicações de oportunidades de futuras pesquias e estudos empíricos.
id UFRGS-7_3ea9068265c9147e560e8f51a6fc7a3a
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/99012
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividadesimulação computacional. Teoria da atividade. Ensino. AprendizagemSimulação aplicada a educaçãoEste artigo apresenta a articulação teórica conceitual fundamentada na teoria da atividade utilizada para o desenvolvimento de uma sistemática pedagógica que norteie a elaboração do projeto de simulação computacional. Foi elaborada e testada uma sistemática pedagógica que oriente a elaboração das etapas de projeto e desenvolvimento de uma simulação computacional para o ensino de graduação. São expostos conceitos relacionados a: simulação computacional; teoria da atividade; e aplicação da simulação computacional para fins de ensino e de aprendizagem dinâmica. É apresentado um ensaio teórico relacionado a uma proposta de organização pedagógica que norteia o planejamento e a execução de atividade de aprendizagem em ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade. Ao final são comentadas as considerações finais, destacando as contribuições da proposta de estruturação didática para a elaboração das diversas etapas do projeto de simulação e algumas indicações de oportunidades de futuras pesquias e estudos empíricos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Açãoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9901210.22456/1982-1654.99012Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, SimulaçãoInformática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99012/61963Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessDa Veiga, Cristiano Henrique AntonelliDomingos, Jean CarlosPaula, Vérica Marconi Freitas deCosta, Vitor Hugo Souza da2021-06-22T21:11:06Zoai:seer.ufrgs.br:article/99012Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-06-22T21:11:06Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade
title Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade
spellingShingle Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade
Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli
simulação computacional. Teoria da atividade. Ensino. Aprendizagem
Simulação aplicada a educação
title_short Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade
title_full Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade
title_fullStr Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade
title_full_unstemmed Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade
title_sort Sistemática pedagógica para desenvolvimento de ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade
author Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli
author_facet Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli
Domingos, Jean Carlos
Paula, Vérica Marconi Freitas de
Costa, Vitor Hugo Souza da
author_role author
author2 Domingos, Jean Carlos
Paula, Vérica Marconi Freitas de
Costa, Vitor Hugo Souza da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Da Veiga, Cristiano Henrique Antonelli
Domingos, Jean Carlos
Paula, Vérica Marconi Freitas de
Costa, Vitor Hugo Souza da
dc.subject.por.fl_str_mv simulação computacional. Teoria da atividade. Ensino. Aprendizagem
Simulação aplicada a educação
topic simulação computacional. Teoria da atividade. Ensino. Aprendizagem
Simulação aplicada a educação
description Este artigo apresenta a articulação teórica conceitual fundamentada na teoria da atividade utilizada para o desenvolvimento de uma sistemática pedagógica que norteie a elaboração do projeto de simulação computacional. Foi elaborada e testada uma sistemática pedagógica que oriente a elaboração das etapas de projeto e desenvolvimento de uma simulação computacional para o ensino de graduação. São expostos conceitos relacionados a: simulação computacional; teoria da atividade; e aplicação da simulação computacional para fins de ensino e de aprendizagem dinâmica. É apresentado um ensaio teórico relacionado a uma proposta de organização pedagógica que norteia o planejamento e a execução de atividade de aprendizagem em ambiente de simulação computacional na perspectiva da teoria da atividade. Ao final são comentadas as considerações finais, destacando as contribuições da proposta de estruturação didática para a elaboração das diversas etapas do projeto de simulação e algumas indicações de oportunidades de futuras pesquias e estudos empíricos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99012
10.22456/1982-1654.99012
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99012
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.99012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99012/61963
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 24 No. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação
Informática na educação: teoria & prática; v. 24 n. 1 Jan/Abr (2021): Pensamento Computacional/Ensino de Programação, TICs no Ensino Superior, Simulação
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184162230272