Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76261 |
Resumo: | O artigo discute os desafios da educação on-line na cibercultura. Evidenciamos que, apesar desse contexto tecnologizado, ainda há muitas críticas em relação à educação on-line referente às concepções paradigmáticas, epistemológicas e metodológicas. Nesse sentido, discutimos o desenvolvimento de práticas pedagógicas decorrentes de um e-book que articula conhecimentos e Tecnologias Digitais. No contexto do grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, emerge a questão: Como ressignificar os recursos utilizados na educação on-line para potencializar a aprendizagem? Considerando a emergência dessa reflexão, desenvolvemos uma pesquisa exploratória a fim de refletir e superar as tensões vivenciadas em relação ao uso de e-books na educação on-line. Para tanto, encontramos na literaturalização da ciência possibilidades de estabelecer metáforas na construção do conhecimento, desenvolver processos criativos e utilizar múltiplas linguagens, potencializando a aprendizagem dos estudantes na utilização de recursos para educação on-line. Portanto, destacamos a necessidade de ressignificar as práticas pedagógicas em congruência com o contexto contemporâneo. |
id |
UFRGS-7_414e4b100327de7795cc7fe970de7b9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/76261 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-bookCiberculturaEducação On-lineLiteraturalização da CiênciaE-bookTecnologia EducacionalO artigo discute os desafios da educação on-line na cibercultura. Evidenciamos que, apesar desse contexto tecnologizado, ainda há muitas críticas em relação à educação on-line referente às concepções paradigmáticas, epistemológicas e metodológicas. Nesse sentido, discutimos o desenvolvimento de práticas pedagógicas decorrentes de um e-book que articula conhecimentos e Tecnologias Digitais. No contexto do grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, emerge a questão: Como ressignificar os recursos utilizados na educação on-line para potencializar a aprendizagem? Considerando a emergência dessa reflexão, desenvolvemos uma pesquisa exploratória a fim de refletir e superar as tensões vivenciadas em relação ao uso de e-books na educação on-line. Para tanto, encontramos na literaturalização da ciência possibilidades de estabelecer metáforas na construção do conhecimento, desenvolver processos criativos e utilizar múltiplas linguagens, potencializando a aprendizagem dos estudantes na utilização de recursos para educação on-line. Portanto, destacamos a necessidade de ressignificar as práticas pedagógicas em congruência com o contexto contemporâneo.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7626110.22456/1982-1654.76261Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAISInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76261/45378Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBackes, LucianaMantovani, Ana Margô2021-01-27T13:48:09Zoai:seer.ufrgs.br:article/76261Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-01-27T13:48:09Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book |
title |
Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book |
spellingShingle |
Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book Backes, Luciana Cibercultura Educação On-line Literaturalização da Ciência E-book Tecnologia Educacional |
title_short |
Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book |
title_full |
Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book |
title_fullStr |
Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book |
title_full_unstemmed |
Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book |
title_sort |
Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book |
author |
Backes, Luciana |
author_facet |
Backes, Luciana Mantovani, Ana Margô |
author_role |
author |
author2 |
Mantovani, Ana Margô |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Backes, Luciana Mantovani, Ana Margô |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cibercultura Educação On-line Literaturalização da Ciência E-book Tecnologia Educacional |
topic |
Cibercultura Educação On-line Literaturalização da Ciência E-book Tecnologia Educacional |
description |
O artigo discute os desafios da educação on-line na cibercultura. Evidenciamos que, apesar desse contexto tecnologizado, ainda há muitas críticas em relação à educação on-line referente às concepções paradigmáticas, epistemológicas e metodológicas. Nesse sentido, discutimos o desenvolvimento de práticas pedagógicas decorrentes de um e-book que articula conhecimentos e Tecnologias Digitais. No contexto do grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, emerge a questão: Como ressignificar os recursos utilizados na educação on-line para potencializar a aprendizagem? Considerando a emergência dessa reflexão, desenvolvemos uma pesquisa exploratória a fim de refletir e superar as tensões vivenciadas em relação ao uso de e-books na educação on-line. Para tanto, encontramos na literaturalização da ciência possibilidades de estabelecer metáforas na construção do conhecimento, desenvolver processos criativos e utilizar múltiplas linguagens, potencializando a aprendizagem dos estudantes na utilização de recursos para educação on-line. Portanto, destacamos a necessidade de ressignificar as práticas pedagógicas em congruência com o contexto contemporâneo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76261 10.22456/1982-1654.76261 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76261 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.76261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76261/45378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183528890368 |