Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes, Luciana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mantovani, Ana Margô
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76261
Resumo: O artigo discute os desafios da educação on-line na cibercultura. Evidenciamos que, apesar desse contexto tecnologizado, ainda há muitas críticas em relação à educação on-line referente às concepções paradigmáticas, epistemológicas e metodológicas. Nesse sentido, discutimos o desenvolvimento de práticas pedagógicas decorrentes de um e-book que articula conhecimentos e Tecnologias Digitais. No contexto do grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, emerge a questão: Como ressignificar os recursos utilizados na educação on-line para potencializar a aprendizagem? Considerando a emergência dessa reflexão, desenvolvemos uma pesquisa exploratória a fim de refletir e superar as tensões vivenciadas em relação ao uso de e-books na educação on-line. Para tanto, encontramos na literaturalização da ciência possibilidades de estabelecer metáforas na construção do conhecimento, desenvolver processos criativos e utilizar múltiplas linguagens, potencializando a aprendizagem dos estudantes na utilização de recursos para educação on-line. Portanto, destacamos a necessidade de ressignificar as práticas pedagógicas em congruência com o contexto contemporâneo.
id UFRGS-7_414e4b100327de7795cc7fe970de7b9f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/76261
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-bookCiberculturaEducação On-lineLiteraturalização da CiênciaE-bookTecnologia EducacionalO artigo discute os desafios da educação on-line na cibercultura. Evidenciamos que, apesar desse contexto tecnologizado, ainda há muitas críticas em relação à educação on-line referente às concepções paradigmáticas, epistemológicas e metodológicas. Nesse sentido, discutimos o desenvolvimento de práticas pedagógicas decorrentes de um e-book que articula conhecimentos e Tecnologias Digitais. No contexto do grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, emerge a questão: Como ressignificar os recursos utilizados na educação on-line para potencializar a aprendizagem? Considerando a emergência dessa reflexão, desenvolvemos uma pesquisa exploratória a fim de refletir e superar as tensões vivenciadas em relação ao uso de e-books na educação on-line. Para tanto, encontramos na literaturalização da ciência possibilidades de estabelecer metáforas na construção do conhecimento, desenvolver processos criativos e utilizar múltiplas linguagens, potencializando a aprendizagem dos estudantes na utilização de recursos para educação on-line. Portanto, destacamos a necessidade de ressignificar as práticas pedagógicas em congruência com o contexto contemporâneo.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7626110.22456/1982-1654.76261Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAISInformática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76261/45378Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBackes, LucianaMantovani, Ana Margô2021-01-27T13:48:09Zoai:seer.ufrgs.br:article/76261Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-01-27T13:48:09Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book
title Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book
spellingShingle Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book
Backes, Luciana
Cibercultura
Educação On-line
Literaturalização da Ciência
E-book
Tecnologia Educacional
title_short Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book
title_full Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book
title_fullStr Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book
title_full_unstemmed Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book
title_sort Educação On-line na Cibercultura: Desafio de literaturalizar a ciência em E-book
author Backes, Luciana
author_facet Backes, Luciana
Mantovani, Ana Margô
author_role author
author2 Mantovani, Ana Margô
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes, Luciana
Mantovani, Ana Margô
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura
Educação On-line
Literaturalização da Ciência
E-book
Tecnologia Educacional
topic Cibercultura
Educação On-line
Literaturalização da Ciência
E-book
Tecnologia Educacional
description O artigo discute os desafios da educação on-line na cibercultura. Evidenciamos que, apesar desse contexto tecnologizado, ainda há muitas críticas em relação à educação on-line referente às concepções paradigmáticas, epistemológicas e metodológicas. Nesse sentido, discutimos o desenvolvimento de práticas pedagógicas decorrentes de um e-book que articula conhecimentos e Tecnologias Digitais. No contexto do grupo de pesquisa COTEDIC UNILASALLE/CNPq, emerge a questão: Como ressignificar os recursos utilizados na educação on-line para potencializar a aprendizagem? Considerando a emergência dessa reflexão, desenvolvemos uma pesquisa exploratória a fim de refletir e superar as tensões vivenciadas em relação ao uso de e-books na educação on-line. Para tanto, encontramos na literaturalização da ciência possibilidades de estabelecer metáforas na construção do conhecimento, desenvolver processos criativos e utilizar múltiplas linguagens, potencializando a aprendizagem dos estudantes na utilização de recursos para educação on-line. Portanto, destacamos a necessidade de ressignificar as práticas pedagógicas em congruência com o contexto contemporâneo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76261
10.22456/1982-1654.76261
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76261
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.76261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76261/45378
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 20 No. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS
Informática na educação: teoria & prática; v. 20 n. 4 dez (2017): LINGUAGENS E TECNOLOGIAS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS E CULTURAIS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183528890368