Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23345 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo pensar as especificidades da cultura contemporânea como cultura comunicacional e as características de um projeto educacional engendrado de acordo com essas especificidades. A ontologia de Gilbert Simondon e sua compreensão dos processos de individuação psíquica, coletiva e conceitual são tomadas como fornecedoras de elementos que sirvam à composição desse projeto educacional contemporâneo. Simondon, ao pensar esses processos a partir dos conceitos de metaestabilidade, informação e transdução, descreve um cenário similar aquele que vivenciamos a partir das redes digitais que suportam as dinâmicas sócias atuais e que formam os sujeitos que se endereçam a escola. Reconhecendo a escola como instituição representante de um projeto moderno de formação de cidadãos racionais sobre bases estritamente epistemológicas, entendemos que sua permanência e atuação contemporâneas exigem a revisão de seus agentes e seus objetivos. Para aproximar a reflexão ontológica sobre cultura contemporânea da revisão do projeto escolar moderno, recorremos ao trabalho de Bruno Latour. Suas tese sobre o não cumprimento do projeto moderno pode auxiliar a entender o não cumprimento do projeto educacional moderno e permitir sua reflexão e renovação em bases mais próximas da dinâmica contemporânea. |
id |
UFRGS-7_45c132506c9aef0ab52dab3937c9c6b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/23345 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporâneaEducação contemporâneaCultura ComunicacionalCultura ContemporâneaSimondonSimondon e educação contemporâneaO presente trabalho tem por objetivo pensar as especificidades da cultura contemporânea como cultura comunicacional e as características de um projeto educacional engendrado de acordo com essas especificidades. A ontologia de Gilbert Simondon e sua compreensão dos processos de individuação psíquica, coletiva e conceitual são tomadas como fornecedoras de elementos que sirvam à composição desse projeto educacional contemporâneo. Simondon, ao pensar esses processos a partir dos conceitos de metaestabilidade, informação e transdução, descreve um cenário similar aquele que vivenciamos a partir das redes digitais que suportam as dinâmicas sócias atuais e que formam os sujeitos que se endereçam a escola. Reconhecendo a escola como instituição representante de um projeto moderno de formação de cidadãos racionais sobre bases estritamente epistemológicas, entendemos que sua permanência e atuação contemporâneas exigem a revisão de seus agentes e seus objetivos. Para aproximar a reflexão ontológica sobre cultura contemporânea da revisão do projeto escolar moderno, recorremos ao trabalho de Bruno Latour. Suas tese sobre o não cumprimento do projeto moderno pode auxiliar a entender o não cumprimento do projeto educacional moderno e permitir sua reflexão e renovação em bases mais próximas da dinâmica contemporânea.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontrabalho teóricoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2334510.22456/1982-1654.23345Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 1 (2012): Gilbert Simondon, Individuation Process, Technical CultureInformática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 1 (2012): Gilbert Simondon, Processo de Individuação e Cultura Técnica1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23345/19325Monteiro, Aline Verissimoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-06T00:43:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/23345Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2012-08-06T00:43:45Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea |
title |
Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea |
spellingShingle |
Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea Monteiro, Aline Verissimo Educação contemporânea Cultura Comunicacional Cultura Contemporânea Simondon Simondon e educação contemporânea |
title_short |
Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea |
title_full |
Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea |
title_fullStr |
Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea |
title_full_unstemmed |
Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea |
title_sort |
Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea |
author |
Monteiro, Aline Verissimo |
author_facet |
Monteiro, Aline Verissimo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Aline Verissimo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação contemporânea Cultura Comunicacional Cultura Contemporânea Simondon Simondon e educação contemporânea |
topic |
Educação contemporânea Cultura Comunicacional Cultura Contemporânea Simondon Simondon e educação contemporânea |
description |
O presente trabalho tem por objetivo pensar as especificidades da cultura contemporânea como cultura comunicacional e as características de um projeto educacional engendrado de acordo com essas especificidades. A ontologia de Gilbert Simondon e sua compreensão dos processos de individuação psíquica, coletiva e conceitual são tomadas como fornecedoras de elementos que sirvam à composição desse projeto educacional contemporâneo. Simondon, ao pensar esses processos a partir dos conceitos de metaestabilidade, informação e transdução, descreve um cenário similar aquele que vivenciamos a partir das redes digitais que suportam as dinâmicas sócias atuais e que formam os sujeitos que se endereçam a escola. Reconhecendo a escola como instituição representante de um projeto moderno de formação de cidadãos racionais sobre bases estritamente epistemológicas, entendemos que sua permanência e atuação contemporâneas exigem a revisão de seus agentes e seus objetivos. Para aproximar a reflexão ontológica sobre cultura contemporânea da revisão do projeto escolar moderno, recorremos ao trabalho de Bruno Latour. Suas tese sobre o não cumprimento do projeto moderno pode auxiliar a entender o não cumprimento do projeto educacional moderno e permitir sua reflexão e renovação em bases mais próximas da dinâmica contemporânea. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion trabalho teórico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23345 10.22456/1982-1654.23345 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23345 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.23345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23345/19325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 1 (2012): Gilbert Simondon, Individuation Process, Technical Culture Informática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 1 (2012): Gilbert Simondon, Processo de Individuação e Cultura Técnica 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182643892224 |