Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Aline Verissimo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23345
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo pensar as especificidades da cultura contemporânea como cultura comunicacional e as características de um projeto educacional engendrado de acordo com essas especificidades. A ontologia de Gilbert Simondon e sua compreensão dos processos de individuação psíquica, coletiva e conceitual são tomadas como fornecedoras de elementos que sirvam à composição desse projeto educacional contemporâneo. Simondon, ao pensar esses processos a partir dos conceitos de metaestabilidade, informação e transdução, descreve um cenário similar aquele que vivenciamos a partir das redes digitais que suportam as dinâmicas sócias atuais e que formam os sujeitos que se endereçam a escola. Reconhecendo a escola como instituição representante de um projeto moderno de formação de cidadãos racionais sobre bases estritamente epistemológicas, entendemos que sua permanência e atuação contemporâneas exigem a revisão de seus agentes e seus objetivos. Para aproximar a reflexão ontológica sobre cultura contemporânea da revisão do projeto escolar moderno, recorremos ao trabalho de Bruno Latour. Suas tese sobre o não cumprimento do projeto moderno pode auxiliar a entender o não cumprimento do projeto educacional moderno e permitir sua reflexão e renovação em bases mais próximas da dinâmica contemporânea.
id UFRGS-7_45c132506c9aef0ab52dab3937c9c6b6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/23345
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporâneaEducação contemporâneaCultura ComunicacionalCultura ContemporâneaSimondonSimondon e educação contemporâneaO presente trabalho tem por objetivo pensar as especificidades da cultura contemporânea como cultura comunicacional e as características de um projeto educacional engendrado de acordo com essas especificidades. A ontologia de Gilbert Simondon e sua compreensão dos processos de individuação psíquica, coletiva e conceitual são tomadas como fornecedoras de elementos que sirvam à composição desse projeto educacional contemporâneo. Simondon, ao pensar esses processos a partir dos conceitos de metaestabilidade, informação e transdução, descreve um cenário similar aquele que vivenciamos a partir das redes digitais que suportam as dinâmicas sócias atuais e que formam os sujeitos que se endereçam a escola. Reconhecendo a escola como instituição representante de um projeto moderno de formação de cidadãos racionais sobre bases estritamente epistemológicas, entendemos que sua permanência e atuação contemporâneas exigem a revisão de seus agentes e seus objetivos. Para aproximar a reflexão ontológica sobre cultura contemporânea da revisão do projeto escolar moderno, recorremos ao trabalho de Bruno Latour. Suas tese sobre o não cumprimento do projeto moderno pode auxiliar a entender o não cumprimento do projeto educacional moderno e permitir sua reflexão e renovação em bases mais próximas da dinâmica contemporânea.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2012-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontrabalho teóricoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/2334510.22456/1982-1654.23345Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 1 (2012): Gilbert Simondon, Individuation Process, Technical CultureInformática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 1 (2012): Gilbert Simondon, Processo de Individuação e Cultura Técnica1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23345/19325Monteiro, Aline Verissimoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-06T00:43:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/23345Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2012-08-06T00:43:45Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea
title Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea
spellingShingle Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea
Monteiro, Aline Verissimo
Educação contemporânea
Cultura Comunicacional
Cultura Contemporânea
Simondon
Simondon e educação contemporânea
title_short Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea
title_full Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea
title_fullStr Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea
title_full_unstemmed Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea
title_sort Simondon e a possibilidade de uma visão ontológica da educação contemporânea
author Monteiro, Aline Verissimo
author_facet Monteiro, Aline Verissimo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Aline Verissimo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação contemporânea
Cultura Comunicacional
Cultura Contemporânea
Simondon
Simondon e educação contemporânea
topic Educação contemporânea
Cultura Comunicacional
Cultura Contemporânea
Simondon
Simondon e educação contemporânea
description O presente trabalho tem por objetivo pensar as especificidades da cultura contemporânea como cultura comunicacional e as características de um projeto educacional engendrado de acordo com essas especificidades. A ontologia de Gilbert Simondon e sua compreensão dos processos de individuação psíquica, coletiva e conceitual são tomadas como fornecedoras de elementos que sirvam à composição desse projeto educacional contemporâneo. Simondon, ao pensar esses processos a partir dos conceitos de metaestabilidade, informação e transdução, descreve um cenário similar aquele que vivenciamos a partir das redes digitais que suportam as dinâmicas sócias atuais e que formam os sujeitos que se endereçam a escola. Reconhecendo a escola como instituição representante de um projeto moderno de formação de cidadãos racionais sobre bases estritamente epistemológicas, entendemos que sua permanência e atuação contemporâneas exigem a revisão de seus agentes e seus objetivos. Para aproximar a reflexão ontológica sobre cultura contemporânea da revisão do projeto escolar moderno, recorremos ao trabalho de Bruno Latour. Suas tese sobre o não cumprimento do projeto moderno pode auxiliar a entender o não cumprimento do projeto educacional moderno e permitir sua reflexão e renovação em bases mais próximas da dinâmica contemporânea.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
trabalho teórico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23345
10.22456/1982-1654.23345
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23345
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.23345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23345/19325
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 15 No. 1 (2012): Gilbert Simondon, Individuation Process, Technical Culture
Informática na educação: teoria & prática; v. 15 n. 1 (2012): Gilbert Simondon, Processo de Individuação e Cultura Técnica
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766182643892224