Acesso ao computador: comparação do desempenho de jovens com diferentes dispositivos de entrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches Guimarães, Gláucia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Grandini Spiller, Marcelo, Presumido Braccialli, Lígia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/66643
Resumo: Há diferentes dispositivos para facilitar o acesso ao computador, porém, poucos estudos para verificar a eficácia dos mesmos. O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho de jovens ao utilizarem dispositivos de acesso ao computador. Participaram do estudo cinquenta jovens saudáveis com idades entre 15 e 25 anos. Para a coleta de dados foi utilizado computador com tela sensível ao toque, mouse e o Camera Mouse. Foram utilizados três softwares para avaliar tempo de reação e acurácia dos participantes: Discrete Aiming Task, Tracking Task e Single Switch Performance Test. Para conhecer o grau de satisfação de uso dos dispositivos, foi utilizado o Quebec User Evaluation of Satisfaction with Assistive Technology. O resultados demonstraram que nas atividades de precisão e tempo de reação, o mouse e a toque na tela foram os dispositivos que geraram os melhores desempenhos. Conclui-se que, o Camera Mouse foi o dispositivo que gerou os piores desempenhos.
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