Projeto TEC-LEC: Modelo de nova metodologia em EAD incorporando os recursos da telemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Iris Elisabeth Tempel
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Fagundes, Léa da Cruz, Nevado, Rosane Aragón de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6264
Resumo: This article presents a distance learning course creating a learning community's model. Published materials and net services that compose the course are avaible in two servers - penta.ufrgs.br and psico.lec.ufrgs.br. The objective in to ofter virtual constructivist learning environments dor inservice teachers. Initially, all particpants are teachers working on the project EducaDi/CNPq/1997. In time, participation will be opened tio all interested teachers. The course is organized in five independent modules, with no particular sequence to be followed. Other modules are expected to be proposed and put online by students joining the course. Forms ans CGIs organize the virtual spaces to support and stimulate interation between the lerning community. The portfolios assessment accommodate individual and group studies and project development reports. They constitute the major constructionist resources in the course. Reports will be analyzed, discussed and criticized in co-operative ways within the learning community. The course's menu presents registration form, portifolio assessment,discussion forum (IRC, videoconference), library, guest book and events database.
id UFRGS-7_5224adc4ed6778c5e155ebf02c288432
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/6264
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Projeto TEC-LEC: Modelo de nova metodologia em EAD incorporando os recursos da telemáticaEADTelemáticaFormação continuadaThis article presents a distance learning course creating a learning community's model. Published materials and net services that compose the course are avaible in two servers - penta.ufrgs.br and psico.lec.ufrgs.br. The objective in to ofter virtual constructivist learning environments dor inservice teachers. Initially, all particpants are teachers working on the project EducaDi/CNPq/1997. In time, participation will be opened tio all interested teachers. The course is organized in five independent modules, with no particular sequence to be followed. Other modules are expected to be proposed and put online by students joining the course. Forms ans CGIs organize the virtual spaces to support and stimulate interation between the lerning community. The portfolios assessment accommodate individual and group studies and project development reports. They constitute the major constructionist resources in the course. Reports will be analyzed, discussed and criticized in co-operative ways within the learning community. The course's menu presents registration form, portifolio assessment,discussion forum (IRC, videoconference), library, guest book and events database.Este artigo apresenta um curso de educação a distancia criando um modelode comunidade de aprendizagem. O material publicado e os serviços da rede que compoem o curso estão disponiveis em dois servidores - penta.ufrgs.br e psico.ufrgs.br. O objetivo é oferecer um ambiente de aprendizagem virtual construtivista, para professores em serviço. Neste primeiro momento, todos professores em serviços de escolas parceiras do Projeto EducaDi/CNPq/1997. Futuramente o curso será aberto para todos os professores interessados. O curso está organizado em cinco módulos independentes, sem sequencia pré-determinada. Outros módulos poderão ser propostos e disponibilizados pelos professores-alunos do curso. Formulários e CGIs organizam o espaço virtual, dando suporte e estimulando a interação na comunidade de aprendizagem. Os portifólios reúnem os registros dos desenvolvimentos dos prjetos e estudos individuais e grupais. Eles constituem o maior recurso construtivista do curso. Os registros serão analisados, discutidos e criticados cooperativamente dentro das comunidades de aprendizagem. O menu de apoio do curso é composto por cadastro,portifólios, fórum de discussão (IRC e video conferência), biblioteca de arquivos, livro de visitas, banco de eventos.Universidade Federal do Rio Grande do Sul1998-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/626410.22456/1982-1654.6264Computers in education: theory & practice; Vol. 1 No. 1 (1998): Educational Informatic, Learning Environments and Special EducationInformática na educação: teoria & prática; v. 1 n. 1 (1998): Informática Educacional, Ambientes de Aprendizagem e Educação Especial1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6264/3737https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6264/4546Costa, Iris Elisabeth TempelFagundes, Léa da CruzNevado, Rosane Aragón deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:01:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/6264Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:01:59Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto TEC-LEC: Modelo de nova metodologia em EAD incorporando os recursos da telemática
title Projeto TEC-LEC: Modelo de nova metodologia em EAD incorporando os recursos da telemática
spellingShingle Projeto TEC-LEC: Modelo de nova metodologia em EAD incorporando os recursos da telemática
Costa, Iris Elisabeth Tempel
EAD
Telemática
Formação continuada
title_short Projeto TEC-LEC: Modelo de nova metodologia em EAD incorporando os recursos da telemática
title_full Projeto TEC-LEC: Modelo de nova metodologia em EAD incorporando os recursos da telemática
title_fullStr Projeto TEC-LEC: Modelo de nova metodologia em EAD incorporando os recursos da telemática
title_full_unstemmed Projeto TEC-LEC: Modelo de nova metodologia em EAD incorporando os recursos da telemática
title_sort Projeto TEC-LEC: Modelo de nova metodologia em EAD incorporando os recursos da telemática
author Costa, Iris Elisabeth Tempel
author_facet Costa, Iris Elisabeth Tempel
Fagundes, Léa da Cruz
Nevado, Rosane Aragón de
author_role author
author2 Fagundes, Léa da Cruz
Nevado, Rosane Aragón de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Iris Elisabeth Tempel
Fagundes, Léa da Cruz
Nevado, Rosane Aragón de
dc.subject.por.fl_str_mv EAD
Telemática
Formação continuada
topic EAD
Telemática
Formação continuada
description This article presents a distance learning course creating a learning community's model. Published materials and net services that compose the course are avaible in two servers - penta.ufrgs.br and psico.lec.ufrgs.br. The objective in to ofter virtual constructivist learning environments dor inservice teachers. Initially, all particpants are teachers working on the project EducaDi/CNPq/1997. In time, participation will be opened tio all interested teachers. The course is organized in five independent modules, with no particular sequence to be followed. Other modules are expected to be proposed and put online by students joining the course. Forms ans CGIs organize the virtual spaces to support and stimulate interation between the lerning community. The portfolios assessment accommodate individual and group studies and project development reports. They constitute the major constructionist resources in the course. Reports will be analyzed, discussed and criticized in co-operative ways within the learning community. The course's menu presents registration form, portifolio assessment,discussion forum (IRC, videoconference), library, guest book and events database.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6264
10.22456/1982-1654.6264
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6264
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.6264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6264/3737
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6264/4546
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 1 No. 1 (1998): Educational Informatic, Learning Environments and Special Education
Informática na educação: teoria & prática; v. 1 n. 1 (1998): Informática Educacional, Ambientes de Aprendizagem e Educação Especial
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766181585879040