Informatização da vida e controle da existência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Maria Lívia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lobo, Lilia, Coimbra, Cecília Maria Bouças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7131
Resumo: Pretende-se levantar questões sobre a expansão das tecnologias da informática no contemporâneo e alguns de seus efeitos, em especial, no que se refere aos amplos sentidos da educação. Apontando para a sociedade de controle globalizado e para a “compressão tempo-espaço”, problematiza-se como o processo de tratamento das informações, por meio de máquinas eletrônicas, produz modos de existência, vetores de subjetivação. Na atualidade, tal controle vem se exercendo através da proliferação de sofi sticados bancos de dados, disponíveis em rede em escala planetária. São inegáveis as facilidades trazidas por essas novas tecnologias e a rapidez com que se coletam e processam informações. No entanto, é preciso destacar que tais dispositivos não constroem conhecimento. Tal concepção vem sendo caracterizada como “democratização do acesso à informação”, tudo muito isento, asséptico, neutro e objetivo. A facilidade com que se trocam informações e a instantaneidade dos sistemas de comunicação instauram em nós tais evidências naturalizadas. Por isso, mais do que nunca, necessitamos de uma ética afi rmativa que se contraponha, como via de escape, à moral negativa da fi lantropia, ao assistencialismo e à punibilidade tão arraigados em nossas subjetividades contemporâneas.
id UFRGS-7_5b70523d18327492e8ea89033baec011
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/7131
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Informatização da vida e controle da existênciaControle. Tecnologias da informática. Processo de subjetivação. Produção de conhecimento. Ética.Pretende-se levantar questões sobre a expansão das tecnologias da informática no contemporâneo e alguns de seus efeitos, em especial, no que se refere aos amplos sentidos da educação. Apontando para a sociedade de controle globalizado e para a “compressão tempo-espaço”, problematiza-se como o processo de tratamento das informações, por meio de máquinas eletrônicas, produz modos de existência, vetores de subjetivação. Na atualidade, tal controle vem se exercendo através da proliferação de sofi sticados bancos de dados, disponíveis em rede em escala planetária. São inegáveis as facilidades trazidas por essas novas tecnologias e a rapidez com que se coletam e processam informações. No entanto, é preciso destacar que tais dispositivos não constroem conhecimento. Tal concepção vem sendo caracterizada como “democratização do acesso à informação”, tudo muito isento, asséptico, neutro e objetivo. A facilidade com que se trocam informações e a instantaneidade dos sistemas de comunicação instauram em nós tais evidências naturalizadas. Por isso, mais do que nunca, necessitamos de uma ética afi rmativa que se contraponha, como via de escape, à moral negativa da fi lantropia, ao assistencialismo e à punibilidade tão arraigados em nossas subjetividades contemporâneas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/713110.22456/1982-1654.7131Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 1 (2008): Subjectivity, Technology and ResearchInformática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 1 (2008): Subjetivação, Tecnologia e Pesquisa1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7131/4885do Nascimento, Maria LíviaLobo, LiliaCoimbra, Cecília Maria Bouçasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:33:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/7131Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:33:20Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Informatização da vida e controle da existência
title Informatização da vida e controle da existência
spellingShingle Informatização da vida e controle da existência
do Nascimento, Maria Lívia
Controle. Tecnologias da informática. Processo de subjetivação. Produção de conhecimento. Ética.
title_short Informatização da vida e controle da existência
title_full Informatização da vida e controle da existência
title_fullStr Informatização da vida e controle da existência
title_full_unstemmed Informatização da vida e controle da existência
title_sort Informatização da vida e controle da existência
author do Nascimento, Maria Lívia
author_facet do Nascimento, Maria Lívia
Lobo, Lilia
Coimbra, Cecília Maria Bouças
author_role author
author2 Lobo, Lilia
Coimbra, Cecília Maria Bouças
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento, Maria Lívia
Lobo, Lilia
Coimbra, Cecília Maria Bouças
dc.subject.por.fl_str_mv Controle. Tecnologias da informática. Processo de subjetivação. Produção de conhecimento. Ética.
topic Controle. Tecnologias da informática. Processo de subjetivação. Produção de conhecimento. Ética.
description Pretende-se levantar questões sobre a expansão das tecnologias da informática no contemporâneo e alguns de seus efeitos, em especial, no que se refere aos amplos sentidos da educação. Apontando para a sociedade de controle globalizado e para a “compressão tempo-espaço”, problematiza-se como o processo de tratamento das informações, por meio de máquinas eletrônicas, produz modos de existência, vetores de subjetivação. Na atualidade, tal controle vem se exercendo através da proliferação de sofi sticados bancos de dados, disponíveis em rede em escala planetária. São inegáveis as facilidades trazidas por essas novas tecnologias e a rapidez com que se coletam e processam informações. No entanto, é preciso destacar que tais dispositivos não constroem conhecimento. Tal concepção vem sendo caracterizada como “democratização do acesso à informação”, tudo muito isento, asséptico, neutro e objetivo. A facilidade com que se trocam informações e a instantaneidade dos sistemas de comunicação instauram em nós tais evidências naturalizadas. Por isso, mais do que nunca, necessitamos de uma ética afi rmativa que se contraponha, como via de escape, à moral negativa da fi lantropia, ao assistencialismo e à punibilidade tão arraigados em nossas subjetividades contemporâneas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7131
10.22456/1982-1654.7131
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7131
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.7131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/7131/4885
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 1 (2008): Subjectivity, Technology and Research
Informática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 1 (2008): Subjetivação, Tecnologia e Pesquisa
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766181637259264