A invenção técnica: transindividualidade e agenciamento coletivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12491 |
Resumo: | A partir de uma rede de pensadores, dentre os quais se destacam Gilbert Simondon, Gilles Deleuze e Félix Guatarri, a invenção técnica é definida como resultado de uma relação transindividual e como efeito de agenciamentos coletivos entre homem e matéria, ou, entre homem e mundo. Trata-se de uma concepção de invenção que se afasta totalmente da idéia de uma operação intelectual ou uma construção mental projetada fora de qualquer relação com o meio. |
id |
UFRGS-7_650b7af107e17ab68f2be337e1077575 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/12491 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
A invenção técnica: transindividualidade e agenciamento coletivoA partir de uma rede de pensadores, dentre os quais se destacam Gilbert Simondon, Gilles Deleuze e Félix Guatarri, a invenção técnica é definida como resultado de uma relação transindividual e como efeito de agenciamentos coletivos entre homem e matéria, ou, entre homem e mundo. Trata-se de uma concepção de invenção que se afasta totalmente da idéia de uma operação intelectual ou uma construção mental projetada fora de qualquer relação com o meio.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2011-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/1249110.22456/1982-1654.12491Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 2 (2010): Deleuze, Machines and CyborgsInformática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 2 (2010): Deleuze, Máquinas e Cyborgues1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12491/13434Melo, Liliana da Escóssiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-09-27T21:10:09Zoai:seer.ufrgs.br:article/12491Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2011-09-27T21:10:09Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A invenção técnica: transindividualidade e agenciamento coletivo |
title |
A invenção técnica: transindividualidade e agenciamento coletivo |
spellingShingle |
A invenção técnica: transindividualidade e agenciamento coletivo Melo, Liliana da Escóssia |
title_short |
A invenção técnica: transindividualidade e agenciamento coletivo |
title_full |
A invenção técnica: transindividualidade e agenciamento coletivo |
title_fullStr |
A invenção técnica: transindividualidade e agenciamento coletivo |
title_full_unstemmed |
A invenção técnica: transindividualidade e agenciamento coletivo |
title_sort |
A invenção técnica: transindividualidade e agenciamento coletivo |
author |
Melo, Liliana da Escóssia |
author_facet |
Melo, Liliana da Escóssia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Liliana da Escóssia |
description |
A partir de uma rede de pensadores, dentre os quais se destacam Gilbert Simondon, Gilles Deleuze e Félix Guatarri, a invenção técnica é definida como resultado de uma relação transindividual e como efeito de agenciamentos coletivos entre homem e matéria, ou, entre homem e mundo. Trata-se de uma concepção de invenção que se afasta totalmente da idéia de uma operação intelectual ou uma construção mental projetada fora de qualquer relação com o meio. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12491 10.22456/1982-1654.12491 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12491 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.12491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12491/13434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 13 No. 2 (2010): Deleuze, Machines and Cyborgs Informática na educação: teoria & prática; v. 13 n. 2 (2010): Deleuze, Máquinas e Cyborgues 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766182260113408 |