Representação do conhecimento por meio de mapas conceituais no domínio do T-governo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paloma Maria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Zancanaro, Airton, dos Santos, Neri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
DOI: 10.22456/1982-1654.20997
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/20997
Resumo: O termo ciência cognitiva começou a ser amplamente empregado a partir da década de 1970. Por meio do estudo das atividades mentais, a ciência cognitiva busca responder questões epistemológicas relativas à natureza do conhecimento, seus componentes, suas origens, seu desenvolvimento e seu emprego, utilizando-se de representações. A partir de um levantamento bibliográfico sobre as possíveis formas de representação de conhecimento, este artigo busca organizar o conhecimento concernente a um serviço de governo eletrônico a ser disponibilizado para o cidadão via TV Digital. Como resultado desta pesquisa, foi possível comprovar a eficiência dos mapas conceituais quando na organização e representação do conhecimento envolvido neste domínio de aplicação. Dentre as diversas vantagens apontadas para a utilização de mapas conceituais para este fim, a simplicidade de organização e entendimento da estrutura de conhecimento é certamente a mais evidente.
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