Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8158 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma estratégia metodológica baseada na produção de imagens fotográficas para estudar a forma como sujeitos experienciam a si mesmos em um determinado contexto político/institucional. Partimos da noção foucaultiana de que os sujeitos podem-se reconhecer de diferentes modos em jogos de verdade que dizem respeito à sua condição de vida. O interesse em estudar esta relação vem nos lançando em direção a diferentes metodologias, baseadas na construção de um campo de estudos em contextos específicos, no presente caso, o da saúde mental. No projeto Oficinando em Rede, do qual fazemos parte atualmente, tal construção se materializa em oficinas tecnológicas que buscam, entre outras coisas, propiciar contextos favoráveis à experiência de autoria de crianças e adolescentes em tratamento em um centro de saúde mental em Porto Alegre. Uma destas oficinas é a de fotografia, onde os jovens são convidados a produzirem imagens a partir de uma pergunta. A pergunta que temos feito é sobre a forma como eles vêem o local. Consideramos que, através de propostas como esta, ancoradas por recursos tecnológicos e produção de espaços de autoria, poderemos refletir sobre a experiência que estes sujeitos fazem de si mesmos na especificidade desse contexto. Neste artigo buscamos situar como chegamos a esta proposição no que tange a sua parte teórica, ou seja, como aproximamos as noções de experiência de si (FOUCAULT, 2001) e autoria e como a fotografia se constitui como estratégia peculiar nesse encontro. |
id |
UFRGS-7_6e3ae2dbc16ef74ada892e466fefc0ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/8158 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mentaloficinas de fotografiaautoriaexperiência de sisaúde mentalOficinas de Fotografia como Estratégia de Producação de ConehcimentoEste artigo apresenta uma estratégia metodológica baseada na produção de imagens fotográficas para estudar a forma como sujeitos experienciam a si mesmos em um determinado contexto político/institucional. Partimos da noção foucaultiana de que os sujeitos podem-se reconhecer de diferentes modos em jogos de verdade que dizem respeito à sua condição de vida. O interesse em estudar esta relação vem nos lançando em direção a diferentes metodologias, baseadas na construção de um campo de estudos em contextos específicos, no presente caso, o da saúde mental. No projeto Oficinando em Rede, do qual fazemos parte atualmente, tal construção se materializa em oficinas tecnológicas que buscam, entre outras coisas, propiciar contextos favoráveis à experiência de autoria de crianças e adolescentes em tratamento em um centro de saúde mental em Porto Alegre. Uma destas oficinas é a de fotografia, onde os jovens são convidados a produzirem imagens a partir de uma pergunta. A pergunta que temos feito é sobre a forma como eles vêem o local. Consideramos que, através de propostas como esta, ancoradas por recursos tecnológicos e produção de espaços de autoria, poderemos refletir sobre a experiência que estes sujeitos fazem de si mesmos na especificidade desse contexto. Neste artigo buscamos situar como chegamos a esta proposição no que tange a sua parte teórica, ou seja, como aproximamos as noções de experiência de si (FOUCAULT, 2001) e autoria e como a fotografia se constitui como estratégia peculiar nesse encontro.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa-intervençãoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/815810.22456/1982-1654.8158Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANAInformática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8158/6812https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8158/6813Maurente, VanessaMaraschin, Cleciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:37:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/8158Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:37:30Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental |
title |
Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental |
spellingShingle |
Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental Maurente, Vanessa oficinas de fotografia autoria experiência de si saúde mental Oficinas de Fotografia como Estratégia de Producação de Conehcimento |
title_short |
Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental |
title_full |
Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental |
title_fullStr |
Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental |
title_full_unstemmed |
Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental |
title_sort |
Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental |
author |
Maurente, Vanessa |
author_facet |
Maurente, Vanessa Maraschin, Cleci |
author_role |
author |
author2 |
Maraschin, Cleci |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maurente, Vanessa Maraschin, Cleci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
oficinas de fotografia autoria experiência de si saúde mental Oficinas de Fotografia como Estratégia de Producação de Conehcimento |
topic |
oficinas de fotografia autoria experiência de si saúde mental Oficinas de Fotografia como Estratégia de Producação de Conehcimento |
description |
Este artigo apresenta uma estratégia metodológica baseada na produção de imagens fotográficas para estudar a forma como sujeitos experienciam a si mesmos em um determinado contexto político/institucional. Partimos da noção foucaultiana de que os sujeitos podem-se reconhecer de diferentes modos em jogos de verdade que dizem respeito à sua condição de vida. O interesse em estudar esta relação vem nos lançando em direção a diferentes metodologias, baseadas na construção de um campo de estudos em contextos específicos, no presente caso, o da saúde mental. No projeto Oficinando em Rede, do qual fazemos parte atualmente, tal construção se materializa em oficinas tecnológicas que buscam, entre outras coisas, propiciar contextos favoráveis à experiência de autoria de crianças e adolescentes em tratamento em um centro de saúde mental em Porto Alegre. Uma destas oficinas é a de fotografia, onde os jovens são convidados a produzirem imagens a partir de uma pergunta. A pergunta que temos feito é sobre a forma como eles vêem o local. Consideramos que, através de propostas como esta, ancoradas por recursos tecnológicos e produção de espaços de autoria, poderemos refletir sobre a experiência que estes sujeitos fazem de si mesmos na especificidade desse contexto. Neste artigo buscamos situar como chegamos a esta proposição no que tange a sua parte teórica, ou seja, como aproximamos as noções de experiência de si (FOUCAULT, 2001) e autoria e como a fotografia se constitui como estratégia peculiar nesse encontro. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa-intervenção |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8158 10.22456/1982-1654.8158 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8158 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.8158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8158/6812 https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8158/6813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA Informática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766181658230784 |