Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maurente, Vanessa
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Maraschin, Cleci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8158
Resumo: Este artigo apresenta uma estratégia metodológica baseada na produção de imagens fotográficas para estudar a forma como sujeitos experienciam a si mesmos em um determinado contexto político/institucional. Partimos da noção foucaultiana de que os sujeitos podem-se reconhecer de diferentes modos em jogos de verdade que dizem respeito à sua condição de vida. O interesse em estudar esta relação vem nos lançando em direção a diferentes metodologias, baseadas na construção de um campo de estudos em contextos específicos, no presente caso, o da saúde mental. No projeto Oficinando em Rede, do qual fazemos parte atualmente, tal construção se materializa em oficinas tecnológicas que buscam, entre outras coisas, propiciar contextos favoráveis à experiência de autoria de crianças e adolescentes em tratamento em um centro de saúde mental em Porto Alegre. Uma destas oficinas é a de fotografia, onde os jovens são convidados a produzirem imagens a partir de uma pergunta. A pergunta que temos feito é sobre a forma como eles vêem o local. Consideramos que, através de propostas como esta, ancoradas por recursos tecnológicos e produção de espaços de autoria, poderemos refletir sobre a experiência que estes sujeitos fazem de si mesmos na especificidade desse contexto. Neste artigo buscamos situar como chegamos a esta proposição no que tange a sua parte teórica, ou seja, como aproximamos as noções de experiência de si (FOUCAULT, 2001) e autoria e como a fotografia se constitui como estratégia peculiar nesse encontro.
id UFRGS-7_6e3ae2dbc16ef74ada892e466fefc0ac
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/8158
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mentaloficinas de fotografiaautoriaexperiência de sisaúde mentalOficinas de Fotografia como Estratégia de Producação de ConehcimentoEste artigo apresenta uma estratégia metodológica baseada na produção de imagens fotográficas para estudar a forma como sujeitos experienciam a si mesmos em um determinado contexto político/institucional. Partimos da noção foucaultiana de que os sujeitos podem-se reconhecer de diferentes modos em jogos de verdade que dizem respeito à sua condição de vida. O interesse em estudar esta relação vem nos lançando em direção a diferentes metodologias, baseadas na construção de um campo de estudos em contextos específicos, no presente caso, o da saúde mental. No projeto Oficinando em Rede, do qual fazemos parte atualmente, tal construção se materializa em oficinas tecnológicas que buscam, entre outras coisas, propiciar contextos favoráveis à experiência de autoria de crianças e adolescentes em tratamento em um centro de saúde mental em Porto Alegre. Uma destas oficinas é a de fotografia, onde os jovens são convidados a produzirem imagens a partir de uma pergunta. A pergunta que temos feito é sobre a forma como eles vêem o local. Consideramos que, através de propostas como esta, ancoradas por recursos tecnológicos e produção de espaços de autoria, poderemos refletir sobre a experiência que estes sujeitos fazem de si mesmos na especificidade desse contexto. Neste artigo buscamos situar como chegamos a esta proposição no que tange a sua parte teórica, ou seja, como aproximamos as noções de experiência de si (FOUCAULT, 2001) e autoria e como a fotografia se constitui como estratégia peculiar nesse encontro.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2008-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa-intervençãoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/815810.22456/1982-1654.8158Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANAInformática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8158/6812https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8158/6813Maurente, VanessaMaraschin, Cleciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-24T13:37:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/8158Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2019-04-24T13:37:30Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental
title Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental
spellingShingle Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental
Maurente, Vanessa
oficinas de fotografia
autoria
experiência de si
saúde mental
Oficinas de Fotografia como Estratégia de Producação de Conehcimento
title_short Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental
title_full Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental
title_fullStr Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental
title_full_unstemmed Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental
title_sort Experiência de si e autoria: articulações teóricas a partir de oficinas de fotografia digital em um serviço de saúde mental
author Maurente, Vanessa
author_facet Maurente, Vanessa
Maraschin, Cleci
author_role author
author2 Maraschin, Cleci
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maurente, Vanessa
Maraschin, Cleci
dc.subject.por.fl_str_mv oficinas de fotografia
autoria
experiência de si
saúde mental
Oficinas de Fotografia como Estratégia de Producação de Conehcimento
topic oficinas de fotografia
autoria
experiência de si
saúde mental
Oficinas de Fotografia como Estratégia de Producação de Conehcimento
description Este artigo apresenta uma estratégia metodológica baseada na produção de imagens fotográficas para estudar a forma como sujeitos experienciam a si mesmos em um determinado contexto político/institucional. Partimos da noção foucaultiana de que os sujeitos podem-se reconhecer de diferentes modos em jogos de verdade que dizem respeito à sua condição de vida. O interesse em estudar esta relação vem nos lançando em direção a diferentes metodologias, baseadas na construção de um campo de estudos em contextos específicos, no presente caso, o da saúde mental. No projeto Oficinando em Rede, do qual fazemos parte atualmente, tal construção se materializa em oficinas tecnológicas que buscam, entre outras coisas, propiciar contextos favoráveis à experiência de autoria de crianças e adolescentes em tratamento em um centro de saúde mental em Porto Alegre. Uma destas oficinas é a de fotografia, onde os jovens são convidados a produzirem imagens a partir de uma pergunta. A pergunta que temos feito é sobre a forma como eles vêem o local. Consideramos que, através de propostas como esta, ancoradas por recursos tecnológicos e produção de espaços de autoria, poderemos refletir sobre a experiência que estes sujeitos fazem de si mesmos na especificidade desse contexto. Neste artigo buscamos situar como chegamos a esta proposição no que tange a sua parte teórica, ou seja, como aproximamos as noções de experiência de si (FOUCAULT, 2001) e autoria e como a fotografia se constitui como estratégia peculiar nesse encontro.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa-intervenção
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8158
10.22456/1982-1654.8158
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8158
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.8158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8158/6812
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8158/6813
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 11 No. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA
Informática na educação: teoria & prática; v. 11 n. 2 (2008): CIDADE E IMAGENS: MEMÓRIA COLETIVA NA CULTURA URBANA
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766181658230784