Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94828 |
Resumo: | Durante sua trajetória, o Laboratório de Estudos Cognitivos - LEC desenvolveu uma multiplicidade de projetos que envolveram pesquisa, formação, criação de plataformas virtuais interativas e objetos digitais de aprendizagem, como também, manteve uma presença importante e, mesmo pioneira, na formulação e desenvolvimento de políticas regionais, nacionais e internacionais de inclusão digital. Neste artigo, escolhemos focar nos desdobramentos dos três primeiros aspectos mencionados, salientando as articulações entre pesquisa, formação e desenvolvimento. Com essa escolha, relatamos algumas das principais contribuições Laboratório, embora conscientes que esse mapeamento representa apenas parcialmente seu trabalho. |
id |
UFRGS-7_71d6656be7de8da34c9faae876858d1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/94828 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criaçãoLaboratório de Estudos Cognitivospesquisa cognitivaformação de professoresferramentas digitais de aprendizagemTrajetória do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGSDurante sua trajetória, o Laboratório de Estudos Cognitivos - LEC desenvolveu uma multiplicidade de projetos que envolveram pesquisa, formação, criação de plataformas virtuais interativas e objetos digitais de aprendizagem, como também, manteve uma presença importante e, mesmo pioneira, na formulação e desenvolvimento de políticas regionais, nacionais e internacionais de inclusão digital. Neste artigo, escolhemos focar nos desdobramentos dos três primeiros aspectos mencionados, salientando as articulações entre pesquisa, formação e desenvolvimento. Com essa escolha, relatamos algumas das principais contribuições Laboratório, embora conscientes que esse mapeamento representa apenas parcialmente seu trabalho.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9482810.22456/1982-1654.94828Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes SociaisInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94828/54541Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFagundes, Léa da CruzAragón, RosaneBasso, Marcus Vinicius de AzevedoMaraschin, Cleci2021-03-14T20:40:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/94828Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:40:42Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação |
title |
Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação |
spellingShingle |
Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação Fagundes, Léa da Cruz Laboratório de Estudos Cognitivos pesquisa cognitiva formação de professores ferramentas digitais de aprendizagem Trajetória do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS |
title_short |
Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação |
title_full |
Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação |
title_fullStr |
Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação |
title_full_unstemmed |
Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação |
title_sort |
Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação |
author |
Fagundes, Léa da Cruz |
author_facet |
Fagundes, Léa da Cruz Aragón, Rosane Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Maraschin, Cleci |
author_role |
author |
author2 |
Aragón, Rosane Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Maraschin, Cleci |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fagundes, Léa da Cruz Aragón, Rosane Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Maraschin, Cleci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratório de Estudos Cognitivos pesquisa cognitiva formação de professores ferramentas digitais de aprendizagem Trajetória do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS |
topic |
Laboratório de Estudos Cognitivos pesquisa cognitiva formação de professores ferramentas digitais de aprendizagem Trajetória do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS |
description |
Durante sua trajetória, o Laboratório de Estudos Cognitivos - LEC desenvolveu uma multiplicidade de projetos que envolveram pesquisa, formação, criação de plataformas virtuais interativas e objetos digitais de aprendizagem, como também, manteve uma presença importante e, mesmo pioneira, na formulação e desenvolvimento de políticas regionais, nacionais e internacionais de inclusão digital. Neste artigo, escolhemos focar nos desdobramentos dos três primeiros aspectos mencionados, salientando as articulações entre pesquisa, formação e desenvolvimento. Com essa escolha, relatamos algumas das principais contribuições Laboratório, embora conscientes que esse mapeamento representa apenas parcialmente seu trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94828 10.22456/1982-1654.94828 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94828 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.94828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94828/54541 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766184147550208 |