Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Léa da Cruz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Aragón, Rosane, Basso, Marcus Vinicius de Azevedo, Maraschin, Cleci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94828
Resumo: Durante sua trajetória, o Laboratório de Estudos Cognitivos - LEC desenvolveu uma multiplicidade de projetos que envolveram pesquisa, formação, criação de plataformas virtuais interativas e objetos digitais de aprendizagem, como também, manteve uma presença importante e, mesmo pioneira, na formulação e desenvolvimento de políticas regionais, nacionais e internacionais de inclusão digital. Neste artigo, escolhemos focar nos desdobramentos dos três primeiros aspectos mencionados, salientando as articulações entre pesquisa, formação e desenvolvimento. Com essa escolha, relatamos algumas das principais contribuições Laboratório, embora conscientes que esse mapeamento representa apenas parcialmente seu trabalho.
id UFRGS-7_71d6656be7de8da34c9faae876858d1e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/94828
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criaçãoLaboratório de Estudos Cognitivospesquisa cognitivaformação de professoresferramentas digitais de aprendizagemTrajetória do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGSDurante sua trajetória, o Laboratório de Estudos Cognitivos - LEC desenvolveu uma multiplicidade de projetos que envolveram pesquisa, formação, criação de plataformas virtuais interativas e objetos digitais de aprendizagem, como também, manteve uma presença importante e, mesmo pioneira, na formulação e desenvolvimento de políticas regionais, nacionais e internacionais de inclusão digital. Neste artigo, escolhemos focar nos desdobramentos dos três primeiros aspectos mencionados, salientando as articulações entre pesquisa, formação e desenvolvimento. Com essa escolha, relatamos algumas das principais contribuições Laboratório, embora conscientes que esse mapeamento representa apenas parcialmente seu trabalho.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9482810.22456/1982-1654.94828Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes SociaisInformática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94828/54541Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFagundes, Léa da CruzAragón, RosaneBasso, Marcus Vinicius de AzevedoMaraschin, Cleci2021-03-14T20:40:42Zoai:seer.ufrgs.br:article/94828Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2021-03-14T20:40:42Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação
title Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação
spellingShingle Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação
Fagundes, Léa da Cruz
Laboratório de Estudos Cognitivos
pesquisa cognitiva
formação de professores
ferramentas digitais de aprendizagem
Trajetória do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS
title_short Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação
title_full Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação
title_fullStr Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação
title_full_unstemmed Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação
title_sort Laboratório de Estudos Cognitivos: percursos de pesquisa, formação e criação
author Fagundes, Léa da Cruz
author_facet Fagundes, Léa da Cruz
Aragón, Rosane
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Maraschin, Cleci
author_role author
author2 Aragón, Rosane
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Maraschin, Cleci
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Léa da Cruz
Aragón, Rosane
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Maraschin, Cleci
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório de Estudos Cognitivos
pesquisa cognitiva
formação de professores
ferramentas digitais de aprendizagem
Trajetória do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS
topic Laboratório de Estudos Cognitivos
pesquisa cognitiva
formação de professores
ferramentas digitais de aprendizagem
Trajetória do Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS
description Durante sua trajetória, o Laboratório de Estudos Cognitivos - LEC desenvolveu uma multiplicidade de projetos que envolveram pesquisa, formação, criação de plataformas virtuais interativas e objetos digitais de aprendizagem, como também, manteve uma presença importante e, mesmo pioneira, na formulação e desenvolvimento de políticas regionais, nacionais e internacionais de inclusão digital. Neste artigo, escolhemos focar nos desdobramentos dos três primeiros aspectos mencionados, salientando as articulações entre pesquisa, formação e desenvolvimento. Com essa escolha, relatamos algumas das principais contribuições Laboratório, embora conscientes que esse mapeamento representa apenas parcialmente seu trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94828
10.22456/1982-1654.94828
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94828
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.94828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94828/54541
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Informática na educação: teoria & prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 22 No. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais
Informática na educação: teoria & prática; v. 22 n. 2 (2019): Revisões Sistemáticas, Laboratórios Virtuais, Redes Sociais
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766184147550208